Mapa do Site    |    Pesquisa
| Centro História

História

Fundado pelo Professor Francisco Rebelo Gonçalves, o Centro de Estudos Clássicos foi criado pelo Instituto de Alta Cultura em 4 de Março de 1966 e homologado por despacho ministerial de 22 de Março do mesmo ano.

Instalado no Departamento de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o seu primeiro Director foi o Professor Rebelo Gonçalves, que simultaneamente foi director da revista Euphrosyne.

Após a jubilação deste Professor, sucedeu-lhe nos referidos cargos a Professora Doutora Maria Helena Ureña Prieto.

Depois da criação do Instituto Nacional de Investigação Científica, a direcção do Centro ficou a cargo de uma Comissão Directiva constituída por cinco elementos, presidida pelo Professor José António Segurado e Campos, que foi nomeado secretário do Centro.

A partir de Fevereiro de 1994, o Centro, agora integrado na Universidade de Lisboa, passou a ser dirigido novamente por um Director, tendo sido designado para este cargo o Professor Aires Augusto Nascimento. Depois da sua jubilação, em 2009, dirigiu o Centro o Professor Arnaldo do Espírito Santo, até Novembro de 2010, data em que tomou posse como Directora a Professora Doutora Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel.