Abel do Nascimento Pena

Investigador Integrado

Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Doutor em Letras (2000) pela mesma Universidade na especialidade de Literatura Grega.

É investigador do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, tendo participado nos Projectos Internacionais Olissipo e Lectio.
Foi Investigador Responsável do projecto Mythos (2004-2008) financiado pela FCT.
É actualmente responsável em Portugal pela Rede Temática «Le phénomène Littéraire au cours des premiers siècles de notre ère».

Interesses de investigação

Cultura Clássica, Mitologia Clássica e Cultura Portuguesa, Raízes Greco-Latinas da Medicina.

• Historia Calamitatum — Cartas. Abelardo e Heloísa. Prefácio, tradução e notas de Abel Nascimento Pena, introdução de Hubert Silvestre. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
  • Mythos — Actas do Colóquio «A Tradição Mitográfica Portuguesa. Representações e Identidade. Séculos XVI-XVIII», (Coord./ed.), Lisboa, Centro de Estudos Clássicos/FCT, 2008.
  • Mythos — Actas do colóquio «Mito, Literatura, Arte, Mitos Clássicos no Portugal Quinhentista», (Coord./ed.), Lisboa, Centro de Estudos Clássicos/FCT, 2007.
  • Aristóteles, Retórica, trad., introd., e notas de M. A. Júnior (Livro I), A. Pena (Livro II), P. F. Alberto (Livro III) Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1998 (4ª ed. 2010).
  • Aquiles Tácio, Os Amores de Leucipe e Clitofonte, tradução, introdução e notas de Abel N. Pena, Cosmos, 2005.

ORCID 0000-0001-7338-2474