Ana Maria Lóio

Investigadora Integrada

Secretária do Centro de Estudos Clássicos desde Janeiro de 2017.

Doutoramento em Estudos Clássicos (Ego liber. Livros que falam no epigrama latino, Universidade de Lisboa, 2012) / PhD in Classical Studies (Ego liber. Talking books in Latin epigram, University of Lisbon).

Investigadora Integrada do Centro de Estudos Clássicos. Investigadora principal da área Antiguidade Clássica: textos em contextos / Member of the Centre of Classical Studies (Universioty of Lisbon). Principal investigator of the research group (Con)textual Approaches to Classical Antiquity.

Professora auxiliar, Departamento de Estudos Clássicos (Literatura Latina, Latim, Cultura Clássica, Cultura Romana) / Associate Professor, Department of Classical Studies (Latin Literature, Latin, Classical Culture, Roman Culture).

Membro da Direcção da revista eClassica / Board of the journal eClassica

Interesses de Investigação

Research interests

Estácio, Silvas; Marcial; epigrama helenístico; Ovídio.
Statius, Silvae; Martial; hellenistic epigram; Ovid.

Publicações (selecção)

Publications (selection)

ARTIGO / CAPÍTULOS DE LIVROS Articles and books chapters

• "Inheriting speech: talking books come to Flavian Rome", in A. Augoustakis (ed.), Flavian Poetry and Its Greek Past, Leiden/ Boston, 2014, 373-391.
  • "Leitores portugueses de Estácio: um incunábulo na BN (INC 478)", in P. Morão, C. Pimentel (coords.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Campo da Comunicação / Centro de Estudos Clássicos, Lisboa, 2014, 55-64
  • “Commemorating events: The Victoria Sosibii in Statius’ Silvae 4.3”, Classical Quarterly 62, 2012, 281-285.

LIVRO Book

• Aristóteles, De Anima, nota introdutória, tradução e notas, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Lisboa, 2010 / Martins Fontes, São Paulo, 2013.

COMUNICAÇÕES Papers

• "Through the past to the future of Naples: text and History in Silvae 4.8", Flavian Campania International Conference, Università degli Studi di Napoli Federico II / Seconda Università degli Studi di Napoli, 16-18 Setembro 2015.
  • "Leitores portugueses de Estácio: um incunábulo na BN (INC 478)", II Colóquio Internacional A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura: uma (re)visão da literatura portuguesa das origens à contemporaneidade, U. Lisboa, 4-6 Dezembro 2014.
  • “From Maecenas to Marcellus: tracing Propertius (and elegy) in Statius, Silvae 4.4”, Statius International Conference, Departamento de Latín y Griego, Universidad de Santiago de Compostela, 21-22 Junho 2013.
  • "Ovidio il dolce. Libri grassi e donne grandi negli Amores e negli Aetia", Progetto di studio Giovani studiosi di fronte ai classici tra Lisbona e Bari: esperienze a confronto, Bari, sett.-ott. 2013.
  • "Inheriting speech. Talking Books reach Flavian Rome": Flavian Poetry and its Greek Past, Delphi, 2-4 July 2012.

ORGANIZAÇÃO DE CONGRESSOS Organization of conferences

International Congress XIV A.D. Saeculum Augustum. The Age of Augustus, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 24-26 September 2014

II Colóquio Internacional "A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura. Uma (re)visão da literatura portuguesa das origens à contemporaneidade", Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 4-6 Dezembro 2013

Contacto:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar ; Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar