J. Filipe Ressurreição

Investigador Integrado

Formação Académica

Licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2011).
Mestrado em Estudos Românicos, com especialização em Literatura Portuguesa  (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014).
Doutorando, com Bolsa FCT, em Estudos Românicos, na especialidade de Estudos Portugueses.

Actividade científica

Colabora com a Professora Cristina Pimentel e com o Mestre Ricardo Nobre na edição de Os Annaes de Cornelio Tacito traduzidos em lingoagem portugueza, de José Liberato Freire de Carvalho.
Integra a Comissão Organizadora do Colóquio Internacional "A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura: Uma (re)visão da literatura portuguesa das origens à contemporaneidade" a ser realizado entre o dia 5 e 7 de Dezembro de 2011 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Integra a Comissão Organizadora da Jornada "Amor de Perdição, memórias duma família: nos 150 anos da publicação" a ser realizada no dia 20 de Abril de 2012 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Integra a equipa responsável pela digitalização da revista Classica. Boletim de Pedagogia e Cultura do Departamento de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa.
Integra a equipa, coordenada pela Professora Doutora Maria Isabel Rocheta, de colaboradores para a edição genética dos manuscritos do conto "A Ilustre Casa de Ramires", de Eça de Queirós.

Interesses de Investigação

Literatura Portuguesa Oitocentista (Camilo Castelo Branco) e Recepção da Antiguidade Clássica na Literatura Portuguesa; Romantismo literário; Crítica Textual.
Literatura, Cultura e História Grega e Latina.

ORCID 0000-0003-1235-8766