Luís Cerqueira

Investigador Integrado

Professor Auxiliar do Departamento de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Doutorado em Literatura Latina pela Universidade de Lisboa em 2000.
Formação musical no Conservatório Nacional e na Escola Superior de Música de Lisboa, em órgão.
Tem leccionado vários níveis de Latim e de Literatura Latina, Cultura Medieval, Música e Literatura.

Interesses de Investigação

épica latina, musicologia medieval, relações entre a música e a literatura.

Tem publicado artigos sobre épica clássica, em particular sobre Vergílio, musicologia medieval, música e literatura.

Traduções publicadas

• Lucrécio "Da Natureza das Coisas", Relógio d'Água, 2015. ISBN 978-989-641-484-9 (Menção Honrosa do Grande Prémio de Tradução Literária APT/SPA 2016)
  • Boécio, Consolação da Filosofia, Introdução, tradução e notas, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2011 (XX Prémio de Tradução científica e técnica em Língua Portuguesa 2012 FCT / União Latina - ex aequo)
  • Vergílio, Eneida, (de parceria), Lisboa, Bertrand, 2003, 2ª edição em 2005, 3ª edição em 2011
  • Tradução parcial do De legibus, Francisco Suárez, livro I, Tribuna da História, 2004
  • Claudiano, O Rapto de Prosérpina, Editora Europa América, 1991. Reedição em 2000.

ORCID 0000-0002-2031-0554