Manuel Alexandre Júnior

Investigador Integrado

Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Investigador responsável dos Projectos Lexicon - Dicionário de Grego-Português (POCTI/ELT/58015/2004; e PTDC/LIN/64606/2006). Investigador responsável do Projecto: Fílon de Alexandria nas Origens da Cultura Ocidental (PTDC/FIL/65941/2006).

Páginas sobre os projectos:

Áreas de actividade científica

Filologia, nomeadamente: língua, linguística e literatura gregas; retórica, hermenêutica e crítica literária; Fílon de Alexandria.
Domínios de investigação
Literatura grega, gramática, retórica e crítica literária. Fílon de Alexandria: pensamento e obra; filosofia, teologia, exegese e interpretação das Escrituras Judaicas, nomeadamente o Pentateuco; interpretação filosófica e retórica, alegorese ou interpretação alegórica.

Interesses de investigação

Língua e Literatura gregas, Gramática grega, Retórica antiga, Hermenêutica e Exegese do texto literário, Linguística, Lexicografia e Semântica; Fílon de Alexandria.
Recepção de Fílon de Alexandria (exegese patrística), teologia, ciência das religiões, língua e literatura bíblicas do Novo Testamento.

Publicações (desde 2000)

Livros
  • Gramática de Grego: Clássico e Helenístico, Lisboa, Alcalá, 2003.
  • Hermenêutica Retórica: Da Retórica Antiga à Nova Hermenêutica do Texto Literário, Lisboa, Alcalá, 2004.
  • Exegese do Novo Testamento: Um Guia Básico para o Estudo do Texto Bíblico, Lisboa, Alcalá, 2005.
  • Lexicon: Dicionário de Grego-Português (org.), Colóquio Internacional - Actas (Lisboa, 24-25 de Novembro de 2006) Lexicography and Lexical Semantics: Questions at issue in the Making of a Greek-Portuguese Lexicon, Lisboa, Centro de Estudos Clássicos, 2008.
  • A Bíblia para Todos: Edição Literária, Tradução/Revisão, Lisboa, Temas e Debates, e Círculo de Leitores, 2009.
  • Hermenêutica Bíblica, Lisboa, Sociedade Bíblica, 2010.
  • "Ordens Protestantes e Evangélicas", in Dicionário Histórico das Ordens e Instituições Afins em Portugal, Lisboa, Gradiva Publicações S.A., 2010, pp. 729-735.

Artigos em revistas de circulação nacional e internacional

• "The Eloquent Philosopher in Philo's De Vita Contemplativa", Euphrosyne: Revista de Filologia Clássica, 21, pp. 321-330, 2001.
  • "Rhetorical Hermeneutics in Philo's Commentary of Scripture", Logo: Revista de Retórica y Teoría de la Comunicación, 1:1, 2001, pp. 29-42.
  • "Rhetorical Hermeneutics in Philo's Commentary of Scripture", Logo: Revista Retórica y Teoría de la Comunicación, 1:1, 2001, pp. 29-41.
  • "Retórica, Hermenêutica e Crítica Literária: Da Retórica Antiga à Hermenêutica do Texto Literário", Euphrosyne, 30, 2002, pp. 9-38.
  • "Hermenêutica Retórica: Um Código Integrado de Interpretação", Euphrosyne: Revista de Filologia Clássica, 31, 2003, pp. 99-114.
  • "O Mundo da Palavra: Retórica Antiga e a Comunicação de Hoje", in Antiguidade Clássica: Que fazer com esta Património?, Lisboa, Centro de Estudos Clássicos, 2004, pp. 191-202.
  • "O Feminino na Alegorese Filoniana", Euphrosyne: Revista de Filologia Clássica, 34, 2006, pp.259-268.
  • "Igualdade e Diferença: Homem e Mulher na Antiguidade e em Gálatas 3.28", in Otium et Negotium: as Antíteses na Antiguidade, Actas do IV Colóquio da APEC (Associação Portuguesa de Estudos Clássicos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, Faro, Nova Vega, 2007, pp. 9-18.
  • "Philo of Alexandria and Hellenic Paideia", Euphrosyne: Revista de Filologia Clássica, 37, 2009, pp. 121-130.
  • "O Poder da Retórica na Palavra e na Acção", in Retórica e Teatro: A Palavra em Acção, Belmiro Fernandes Pereira e Marta Várzeas (org.), Porto, U. Porto editorial, 2010, pp. 17-34.

ORCID 0000-0001-5785-6342