Mapa do Site    |    Pesquisa
| Centro Investigadores

Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel

Investigadora Integrada

Directora da Área de Literaturas, Artes e Culturas da FLUL.

Membro do Comissão Coordenadora do Conselho Científico da FLUL.
Directora da Revista Euphrosyne.
Coordenadora Científica (pela parte das Universidades portuguesas) da Red Internacional "Evropa Renascens: Textos Grecolatinos para la Construcción de Europa"
Membro do Conselho Científico de revistas da especialidade: Cadmo. Revista de História Antiga (Universidade de Lisboa); Tycho (Universidade de Valência); NEO. The Classics Students Journal (Universidade de Roehampton); Ágora (Universidade de Aveiro, Portugal); Vieira. Revista da Sociedade Portuguesa de Retórica; Anuario de Estudios Filológicos (Universidad de Extremadura)

Directora do Centro de Estudos Clássicos e do Departamento de Estudos Clássicos da FLUL (2009-2017).

Professora da Universidade de Lisboa. Doutora em Letras (1993) pela mesma Universidade, na especialidade de Literatura Latina, com a tese A adulatio em Marcial.
Investigadora do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, onde coordena a Área de 'Antiguidade Clássica: Textos em Contextos'.
 

Interesses de investigação

Especialista em literatura latina, com especial incidência em Séneca, Marcial e Tácito, e em história e cultura romanas, publicou, além de numerosos artigos, Catão Censor (Mem Martins, 1997), Séneca (Mem Martins, 2000), «Quo uerget furor»? Aspectos estóicos na Phaedra de Séneca (Lisboa, 1993).
 

Publicações

Traduziu Propércio (Elegias, Livro II, Lisboa, 2002), coordenou a tradução integral de Marcial (Epigramas, Lisboa, 2000 2004) e integrou as equipas de tradução de Santo Agostinho (Confissões, Lisboa, 2001 e De Trinitate, Prior Velho/Fátima, 2007); faz actualmente parte da equipa que vem dando à estampa a edição crítica dos Sermões de Vieira, através da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (volumes I e II já publicados).
 
 

Contacto: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

ORCID 0000-0001-5498-7830