Aires A. Nascimento

Investigador Integrado

Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Letras de Lisboa

Publicações (2011)

1. "A Vita S. Geraldi de Bernardo, bispo de Coimbra: problemas de datação e de intencionalidade", in IX Centenário de S. Geraldo (1108-2008) – Colóquio de Estudos e outros actos comemorativos, Braga, Faculdade de Teologia, 2011, 193-206.
  2. D. José dos Santos Garcia – 1º bispo da Sociedade Missionária Portuguesa, 1º bispo de Porto Amélia, Lisboa, ARM, 2011. (Monografia)
  3. Valadares – Seminário da Boa Nova: 50 Anos – Lembranças dos primeiros tempos, Lisboa, ARM, 2011 (coordenação e estudos). (Monografia)
  4. "Lembranças", in Valadares – Seminário das Missões da Boa Nova: 50 Anos – Lembranças dos primeiros tempos, Lisboa, ARM, 2011, pp. 5-6.
  5. "Seminário da Boa Nova: 50 anos depois. No início dos dias, aqui a duas vozes combinadas", in Valadares – Seminário das Missões da Boa Nova: 50 Anos – Lembranças dos primeiros tempos, Lisboa, ARM, 2011, pp. 7-52.
  6. "Respigando lembranças: ao encontro dos inícios da Boa Nova", in Valadares – Seminário das Missões da Boa Nova: 50 Anos – Lembranças dos primeiros tempos, Lisboa, ARM, 2011, pp. 103-115.
  7. "Epílogo: de Lugar a Morada", in Valadares – Seminário das Missões da Boa Nova: 50 Anos – Lembranças dos primeiros tempos, Lisboa, ARM, 2011, pp. 123-126.
  8. "Mário (Gonçalves) Martins, S. J. (1908-1990)", in 25.º Aniversario de la Asociación Hispánica de Literratura Medieval, ed. Marta Haro Cortés y Josep Llluís Martos, Valencia, 2011, pp. 203-207.
  9. "Memória da construção do Seminário da Boa Nova em Valadares: Um Projecto acarinhado pelo Papa Paulo VI", Boletim Familiar da Sociedade Missionária da Boa Nova, 387, Outubro de 2011, 11-28.
  10. "Fortunées, Îles: Les Îles Fortunées de l'Antiquité au Moyen Âge", in Dictionnaire des Lieux et Pays mythiques, eds. Olivier Battistini, Jean-Dominique Poli, Pierre Ronzeaud, Jean-Jacques Vincensini, Paris, Robert Laffont, 2011.
  11. S. Vicente de Lisboa – legendas, milagres e culto (testemunhos latinomedievais), Lisboa, Centro de Estudos Clássicos, 2011. (Monografia)
  12. "A surpresa da Palavra", in João Alberto Catalão & Ana Teresa Penim, Atitude UAUme! – Como surpreender e criar valor na vida pessoal e nos negócios, Lisboa, AENL (Associação Editorial Nexo Literário), 2011, pp. 282-286.
  13. "Humanismo", in Dicionário de Luís de Camões, ed. Vitor Aguiar e Silva, Lisboa, Caminho, 2011, pp. 419-435.
  14. "J. V. De Pina Martins em convívio com os clássicos", Estudos Italianos em Portugal, n.s., 6, 2011, 221-232.
  15. "Evocando José V. Pina Martins: a arte de conviver com o livro, tendo os autores clássicos por companhia", Euphrosyne, 39, 2011, 395-410.
  16. "António José Viale: a voz dos textos da Antiguidade Clássica no Curso Superior de Letras, em Lisboa", Euphrosyne, 39, 2011, 411-420.
  17. "Passer au bord du monde, habiter avec les Immortels : l'enjeu de l'île, endroit de dépassement », in Receptions of Antiquity, ed. Jan Nelis, Gent, Academia Press, 2011, 125-138.
Notas de comentário :
A discriminação dos trabalhos realizados e publicados no decorrer do ano 2011 está consignada nos títulos registados acima por ordem de publicação.

Abrangendo diversas áreas, podem eles agrupar-se em várias alíneas nem todas pertencentes ao domínio de especialidades científicas representadas pelo Centro de Estudos Clássicos, dado que tem tido que responder a várias entidades que solicitam a sua intervenção, como é o caso de Academias Científicas de que é membro, nomeadamente, Academia das Ciências de Lisboa, Academia Portuguesa da História, SISMEL (Florença), Academia de Belas Letras (Barcelona), AHLM – presidente da secção portuguesa, etc.

O autor é, desde há anos, professor aposentado da Faculdade de Letras, pelo que considera que não lhe pertence a discussão e orientação de investigação de planos e programas no CEC-FLL. Tem colaborado, no entanto, em áreas que se enquadram na investigação que ao longo de anos coordenou no mesmo CEC-FLL e com as quais mantém afinidades.

Em referência aos trabalhos acima indicados, são de indicar os títulos referentes a:
a) Filologia e Literatura Latina Medieval, particularmente de textos de origem portuguesa;
b) Estudo de Textos e História da sua origem e difusão;
c) Recuperação de Materiais de natureza filológica;
d) História da Universidade Portuguesa (no centenário da refundação da Universidade de Lisboa;
e) História do Humanismo em Portugal.

ORCID 0000-0003-2529-9187