Pedro Urbano

Investigador Colaborador

Janeiro 2012 ao presente – Investigador do Projecto Portuguese Women Writers (16th-19th) PTCD/CLE-LLI/108508/2008, FCSH-UNL. É actualmente bolseiro de investigação do projecto.
Participou em diversos projectos de investigação como investigador em diferentes instituições, como a FCSH, ISCTE e UE:

Formação Académica

Licenciatura em História, Ramo Científico (FCSH-UNL, 2001)
Mestre em História Contemporânea, secção de século XIX (FCSH – UNL, 2006)
Doutorando em Ciências Históricas, na área de História Contemporânea – Século XIX, na FCSH – UNL, tendo sido bolseiro de doutoramento da FCT.

Interesses de investigação

História, História século XIX, História da Família, História do Género

• "A Casa Palmela e A Economia dos rendimentos", in Actas do IV Congresso Histórico de Guimarães - Do Absolutismo ao Liberalismo, 1ª Secção, População, Economia Sociedade, Guimarães, Câmara Municipal de Guimarães, 2009.
  • A Casa Palmela, Lisboa, Livros Horizonte, 2008.
  • "Partilhar e Legar: o Património da Casa Palmela" in Ler História, nº 52, Ler História, Lisboa, 2007.
  • "Elite aristocrática liberal: as alianças matrimoniais da Casa Palmela" in NW. Noroeste. Revista de História. Actas do Congresso Internacional de História Territórios, Culturas e Poderes, vol. II, Braga, Núcleo de Estudos Históricos da Universidade do Minho, vol.II , 2007.
  • "Arquivo da Casa Palmela: temas e perspectivas para a História da Família" in Actas do do 1º Congresso internacional intitulado Casa Nobre: um Património para o Futuro, Arcos de Valdevez, Município de Arcos de Valdevez, 2007.
  • A Casa Palmela e o desafio Liberal: estratégias de afirmação, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 2005 (policopiada).
  • "Os Meneses de Cantanhede e o Projecto Imperial Joanino" in D. João III e o Império – Actas do Congresso Internacional comemorativo do seu nascimento, Lisboa, Centro de História de Além Mar / Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, 2004.

ORCID 0000-0002-8754-892X