Maria Fernandes

Investigadora Colaboradora

Investigadora no Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa – área "Textos em Contextos".
Investigadora do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nos grupos "Cultural Encounters and Intercepting Societies" e "Estudos Mediterrânicos".
Investigadora do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa, no grupo 'Dimensões Sociais e Institucionais das Religiões do Mundo Antigo'.

Mestrado em História e Cultura das Religiões (Judaísmo rabínico) pela FLUL (2011), com dissertação intitulada "A Oração no Tratado das Bênçãos do Talmude da Babilónia"
Licenciatura em História (FLUL, 2007).
Pós-Graduação em Assessoria Empresarial (ISLA, 2003).

Assistente editorial da Cadmo - Revista de História Antiga, editada pelo Centro de História da Universidade de Lisboa.

Interesses de investigação

• Tradução de textos clássicos
  • Mitologia na Antiguidade
  • Problemáticas religiosas na Antiguidade no espaço do POA.
  • Estudos judaicos.

Artigos em revistas
  • "God's Representations in Bavli Berakhot", in Cadmo – Revista de História Antiga, 21, Lisboa, Centro de História da Universidade de Lisboa, 2012, pp. 127-140.

Capítulos em livros
  • "Lilith. From Powerful Goddess to Evil Queen" in Abel Nascimento Pena et alii (org.). Revisitar o Mito / Myths Revisited. V. N. Famalicão: Edições Húmus, 2015, 727-735.
  • "Terapêutica Durante o Sono: Intervenção Divina em Sonhos no Tratado Berakot do Talmude da Babilónia", in Adriana Veríssimo Serrão et alii (org.), Poética da Razão. Homenagem a Leonel Ribeiro dos Santos, Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2013, 743-752.
  • "Φύσις in Philo of Alexandria's De Iosepho", in O Grego, Língua Universal de Cultura: Semântica e Léxico, Lisboa, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012, pp. 95-106.
  • "Φύσις no Tratado De Iosepho de Fílon de Alexandria", in Fílon de Alexandria nas Origens da Cultura Ocidental, Lisboa, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012, pp. 111-120.
  • "O Profetismo no Tratado De Iosepho de Fílon de Alexandria", in Fílon de Alexandria nas Origens da Cultura Ocidental, Lisboa, Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2012, pp. 81-90.
  • "Olhares Cruzados no Portugal de Quatrocentos: Poggio e a Expansão Henriquina", in A Herança do Infante, Lisboa, Câmara Municipal de Lagos/CEPCEP/CHAM, 2011, pp. 127-143.

Actas de Colóquios
  • Em Torno da Claves Regni: do Texto à Simbólica do Miles Sancti Petri", in Actas do Colóquio Poder Espiritual / Poder Temporal – As Relações Igreja-Estado no Tempo da Monarquia (1179-1909), Lisboa, Academia Portuguesa de História, 2009, pp. 349-382.

Recensões
  • A Inquisição em Terra de Cristãos-Novos. Arraiolos 1570-1773, Bruno Lopes, Lisboa, Apenas Livros, 2013, Lusitania Sacra XXXI, Jan-Jun 2015, 238-240.
  • "Religião e Justiça entre os Semitas", Ecclesia 1447, 2014, 14-19.
  • XV Encontro Turres Veteras: Judiarias, Judeus e Judaísmo, Carlos Guardado da Silva (coord.), Lisboa/Torres Vedras, Edições Colibri/Câmara Municipal de Torres Vedras/Instituto de Estudos Regionais e do Municipalismo "Alexandre Herculano", Humanitas, 65, 2013, 344-348.
  • Rubor et Pudor. Vivre et Penser la Honte dans la Rome Ancienne, R. Alexandre, C. Guérin e M. Jacotot (eds.), Paris, Editions Rue d'Ulm, 2012, Euphrosyne - Revista de Filologia Clássica, 41, 2013, 571-573.

Traduções

(Grego-Português)
  • Tratado De Iosepho de Fílon de Alexandria.
(Italiano-Português)
  • Memorial dado ao Papa Alexandre VI pelo embaixador português (Arch. Vatican., Misc. Arm. I 74, ff. 25r-58r);
  • Respostas da Chancelaria do Papa Inocêncio X ao rei D. João IV (Arch. Vatican. /M: 138r/, /M: 140r/);
  • Cópia de carta do rei D. João IV ao Papa em 1646 (Arch. Vatican. /M: 178r/), no âmbito do Projecto 'Lusitania Liberata' do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, em colaboração com o Prof. Doutor André Simões.

(Latim-Português)
  • Claves regni (a partir das edições in Monumenta Henricina, Monarchia Lusitana e Elucidário de Viterbo);
  • Bula de Gregório VII dirigida aos Príncipes da Hispânia em 1073;
  • Juramento do Duque normando Roberto (1077) ao Papa Gregório VII;
  • Juramentum regis concebido por Gregório VII em 1080.

(traduções publicadas in "Em Torno da Claves Regni: do Texto à Simbólica do Miles Sancti Petri", in Actas do Colóquio Poder Espiritual / Poder Temporal – As Relações Igreja-Estado no Tempo da Monarquia (1179-1909), Lisboa, Academia Portuguesa de História, 2009, pp. 349-382)

Contacto: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

ORCID 0000-0002-3854-3858