Ana María Sánchez Tarrío

Investigadora Integrada

Professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (desde 2012).
Coordenadora da área científica "Encontro de Culturas" no Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (desde 2009)
Co-Responsável pela edição do volume de textos latinos do Corpus Lusitanorum de Pace, conjunto de textos dos século XVI e XVII relativos aos direitos dos indígenas e ao Direito Internacional, no quadro da Expansão Portuguesa.
Responsável do projecto 'Portugal dos Humanistas', que visa a divulgação do Humanismo Português nas redes internacionais específicas, incluindo, entre outras tarefas, a inserção de dados sobre escritores portugueses na base de dados europeia BUDE.

Formação Académica

2007: Directora da Cátedra de Estudos Galegos da mesma Faculdade.
2006: Nomeação definitiva como Professora Auxiliar.
2006-2004: Presidente da Comissão Pedagógica do Departamento de Estudos Clássicos.
2004-2001: Membro doutorado da Comissão Pedagógica do Departamento de Estudos Clássicos; representante do DEC no Conselho Pedagógico da Escola.
1997-2001: Assistente convidada a 60% do Departamento de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
2001: Doutoramento com o estudo 'Formación humanística y poesía romance en el Cancioneiro Geral de Garcia de Resende', com a classificação de Sobresaliente cum laude por unanimidade.
1996: Tesina de licenciatura intitulada "O humanismo latino e a poesía tradicional: estudos sobre o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende", com classificação de Sobresaliente.
1994-1996: Cursos de Doutoramento no Departamento de Latín e Grego, programa Estudios Medievais, com classificação de Sobresaliente.
1994: Licenciatura em Filología Clásica na Universidade de Santiago de Compostela.

Interesses de Investigação:

Renascimento Português e Tradição Clássica; Renascimento e Humanismo em Portugal; Recepção da cultura clássica na cultura ocidental; Cultura Europeia e Tradição Clássica, História da Cultura.

Prémios

1994: Premio 'Fin de Carreira da Comunidade Autónoma de Galicia'
2001: 'Premio Extraordinario de doctorado da Universidade de Santiago de Compostela'.

• «Sicut oliva ferax. Fernando Oliveira y el studium humanístico de Columela», in Euphrosyne, 39, pp. 321-334.
  • Paisagem e erudição no humanismo português, Lisboa, ed. Calouste Gulbenkian, 2009.
  • «Memória e intencionalidade na transmissão humanística de material epigráfico. A propósito de uma inscrição da Gallaecia na Geographia do Dr. João de Barros (CIL II 2422)», Sylloge Epigraphica Barcinonensis 2009.
  • «La sombra protectora del Cardenal Mazarino. Sobre la Fortuna manuscrita de la traducción de Columela de Fernando Oliveira», in Maria das Graças Moreira de Sá , Isabel Almeida e Cristina Sobral (coords.), Magnum Miraculum est homo. José Vitorino de Poina Martins e o Humanismo, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2008, pp. 83-93.
  • «Duarte de Resende, trovador y traductor de Cicerón» in II Congresso Internacional de la Asociación Convivio para el estudio de los Cancioneros, Trinity Hall, Cambridge, 3-6 de Septiembre de 2008 (no prelo).
  • «Construcción naval y 'materia rústica'. La traducción de Columela de Fernando Oliveira (BnF, Fond Portugais, nº 12, fols. 147-272)», in Cuadernos de Estudios Borjanos L-LI, 2007-2008, pp. 171-195.
  • «O 'Commentum' de Martinho de Figueiredo (1529) e as lições plinianas de Poliziano (Naturalis Historia, Bodleian Library Auct.Q.1.2)», in Os clássicos no tempo: Plínio o Velho, e o Humanismo Português. Actas do Colóquio Internacional, CEC/FLUL, Lisboa, 31 de Março de 2006, Lisboa, 2007, pp. 95-110
  • «Notas sobre el humanismo de João Rodrigues de Sá de Meneses», in Latin and vernacular Renaissance Iberia II, ed. B. Taylor & Alejandro Coroleu, Manchester, 2006, pp. 121-148.
  • «Notas sobre a biblioteca do fidalgo quinhentista João Rodrigues de Sá de Meneses», in Euphrosyne, 33 (2005), pp. 167-186.
  • «A frágua da poesia clássica. Ovídio e Angelo Sabino en metro cancioneiril», in Actas del IX Congreso Internacional de la Asociación Hispánica de Literatura Medieval, A Coruña, 18-22 de septiembre de 2001, Universidade da Coruña, 2005, Vol. 3, pp. 503-520.
  • «La memoria de los godos en João de Barros (Geographia d'Entre Douro e Minho)», in IV Congresso Internacional de Latim Medieval Hispânico, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 12-15 de Outubro de 2005, pp. 889-904.
  • «Pedro Nunes e os humanistas do seu tempo», in Oceanos, 49, Janeiro-Março de 2002, pp. 96-108.
  • «Tradução e nobilitação literária do romance: uma estratégia não re-latinizadora no português quinhentista», in Euphrosyne, 29 (2001), pp. 157-170.

ORCID 0000-0001-7282-9860