Arnaldo Monteiro do Espírito Santo

Investigador Integrado

Professor Catedrático Emérito da Universidade de Lisboa.
Director do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa.
Presidente da ADFLUL – Associação para o Desenvolvimento da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Ex-Director do Centro de Estudos Clássicos (2009-2010) e do Departamento de Estudos Clássicos.
Membro honorário da Pontificia Academia Latinitatis (Vaticano).

Graus Académicos

Agregação (2003, Universidade de Lisboa)
Doutoramento (1993, Universidade de Lisboa)
Mestrado (1986, Universidade de Lisboa)
Licenciatura (1979, Universidade de Lisboa)

Interesses de investigação

Literatura Latina
Cultura Medieval, Textos latinos dos séculos XVI-XVII.
Literatura Clássica Portuguesa: Camões, Pe. António Vieira.

Prémios

• XX Prémio de Tradução científica e técnica em Língua Portuguesa, União Latina - FCT (2012) - ex aequo: Leon Battista Alberti, Da arte edificatória. Tradução do Latim de Arnaldo Monteiro do Espírito Santo. Introdução, notas e revisão disciplinar de Mário Júlio Teixeira Krüger. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.

• Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa, União Latina - FCT (2007): Santo Agostinho, De Trinitate / Trindade. Coord. Arnaldo do Espírito Santo. Trad. Arnaldo do Espírito Santo et alii, Lisboa, Paulinas Editora, 2007.

• Grande Prémio de Tradução do Pen Clube Português - Associação Portuguesa de Tradutores (2000): Santo Agostinho, Confissões, Trad. Arnaldo Monteiro do Espírito Santo et alii, Lisboa, Imprensa Nacional, 2001.
    • Prémio de Tradução Científica e Técnica em Língua Portuguesa, União Latina -FCT (2000): Padre António Vieira, Clavis Prophetarum / Chave dos Profetas, Livro III, Edição crítica, fixação do texto, tradução notas e glossário de Arnaldo do Espírito Santo, Lisboa, Biblioteca Nacional, 2000.

• Leon Battista Alberti, Da arte edificatória, Introdução, notas e revisão disciplinar de Mário Krüger, trad. de Arnaldo do Espírito Santo, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2011.
  • Padre Tomás Pereira, Cartas, vol. I e II, Coord. Luís Filipe Barreto, Trad. de Arnaldo do Espírito Santo, Lisboa, Centro Científico e Cultural de Macau, 2011.
  • Padre António Vieira, Sermões II. Direcção Científica de Arnaldo do Espírito Santo, Consultoria Científica de Aníbal Pinto de Castro, Estabelecimento do texto e o aparato crítico elaborado por Arnaldo do Espírito Santo, Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel e Ana Paula Banza. Lisboa, Centro de Estudos de Filosofia; Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010.
  • Padre António Vieira, Sermões I. Direcção Científica de Arnaldo do Espírito Santo, Consultoria Científica de Aníbal Pinto de Castro, Estabelecimento do texto e o aparato crítico elaborado por Arnaldo do Espírito Santo, Maria Cristina de Castro-Maia de Sousa Pimentel e Ana Paula Banza. Lisboa, Centro de Estudos de Filosofia; Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2008.
  • Santo Agostinho, De Trinitate / Trindade. Coord. Arnaldo do Espírito Santo. Trad. Arnaldo do Espírito Santo et alii, Lisboa, Paulinas Editora, 2007.
  • Eneias Sílvio Piccolomini, História de Dois Amantes / De duobus amantibus [Documento electrónico], apresent. José V. de Pina Martins ; introd. e notas de Melba Ferreira da Costa ; trad. de Arnaldo Espírito Santo. Castelo Branco : SEMEDO, 2004.
  • Santo Agostinho, Confissões, Trad. Arnaldo Monteiro do Espírito Santo et alii, Lisboa, Imprensa Nacional, 2001.
  • Padre António Vieira, Clavis Prophetarum / Chave dos Profetas, Livro III, Edição crítica, fixação do texto, tradução notas e glossário de Arnaldo do Espírito Santo, Lisboa, Biblioteca Nacional, 2000.

ORCID 0000-0002-3546-9277