Ricardo Duarte

Investigador Integrado

Doutoramento em Estudos Clássicos, com especialização em Literatura Latina (Universidade de Lisboa, 2015).

Mestrado em Estudos Clássicos, com especialização em Literatura Latina (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008).

Licenciatura em Línguas e Literaturas Clássicas (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2006).

Interesses de investigação

Literatura Latina Clássica; Filosofia Antiga; Tragédia; Épica; Cultura Clássica.

Traduções
  • Séneca. Troianas (tradução, notas e posfácio). Lisboa, CEC, 2014.
  • Séneca. Édipo (tradução, notas e posfácio). Lisboa, Artefacto, 2012.
  • Séneca. Medeia (introdução, tradução e notas). Lisboa, Sá da Costa, 2010.

Artigos
  • "O horror da vingança na Medeia de Séneca", in Mulheres: Feminino, Plural, org. Cristina Santos Pinheiro, Anne Martina Emonts et alii (Funchal: Nova Delphi, 2013), pp. 73-81.
  • "O xadrez do poder nas cortes de Nero e Herodes-o-Grande: as figuras de Octávia e Mariame I", in Narrativas do Poder Feminino, org. Maria José Lopes, Ana Paula Pinto et alii (Braga: Publicações da Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, 2012), pp. 241-250.
  • "Ambiguidade, morte e cegueira no Édipo de Séneca", Cadmo 22 (2012), pp. 161-175.
  • "Herança clássica e modernidade em O Progresso de Édipo de Natália Correia" (com Miguel Magalhães), in Actas do 4.º Encontro Açoriano da Lusofonia (Lagoa, 2009), pp. 186-192.

ORCID 0000-0002-2208-6605