Ricardo Nobre

Investigador Integrado

Depois de ter colaborado na revisão científica do Dicionário de Latim-Português da Porto Editora (coord. António Rodrigues de Almeida), Ricardo Nobre foi bolseiro de Doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (2008-2012), Assistente Convidado na Universidade Aberta (2010-2013) e professor de literatura e cultura portuguesa do Instituto de Cultura e Língua Portuguesa da Faculdade de Letras (2015-2017). É actualmente docente de Latim no Instituto Superior de Direito Canónico da Universidade Católica Portuguesa e investigador de Pós-Doutoramento no Centro de Estudos Clássicos, de que é membro integrado desde 2007.

Pertence à Comissão Organizadora dos Colóquios Internacionais A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura (2011, 2013, 2015, 2017) e ao Conselho Editorial da revista e-Classica. Colaborou na arbitragem científica do número de 2017 da Revista Portuguesa de Humanidades.

Tem publicado estudos sobre literatura portuguesa moderna e contemporânea e historiografia antiga, centrando-se todavia na sua área de especialização: a recepção da literatura greco-latina e do discurso metapoético clássico em Portugal (entre os séculos XVIII e XX). Colabora com Paula Morão na edição de Lírica de João Mínimo, integrado no projecto de Edição Crítica das Obras de Almeida Garrett (coord. Ofélia Paiva Monteiro).

Formação Académica

Doutoramento em Estudos Românicos, na especialidade de Estudos Portugueses (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2014).
Mestrado em Estudos Clássicos, com especialização em Literatura Latina (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2008).
Licenciatura em Línguas e Literaturas Clássicas (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2005).

Interesses de Investigação

Tem desenvolvido investigação em torno da recepção da Antiguidade Clássica na Literatura Portuguesa, sobretudo durante o século XIX, e pretende continuar a aprofundar a relação que a poética clássica manteve com a poesia portuguesa, desde a fundação da Arcádia Lusitana até à Poesia 61.

(últimos anos)

• — 2017. [selecção e organização da antologia de poemas] "Do século xviii ao século xxi". In Leituras de um Mito, 2: Eco e Narciso, coord. Abel do Nascimento Pena. Lisboa: Cotovia. 93-140.
  • — 2017. «"E perdoe-me a ilustre Grécia e Roma": sobre história antiga n'Os Lusíadas, de Luís de Camões». In A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura: Presenças Clássicas nas Literaturas de Língua Portuguesa, coord. Cristina Pimentel e Paula Morão. Lisboa: Campo da Comunicação. 39-51.
  • — 2016. «"O que me adivinha o coração": dizer o futuro em Lágrimas Abençoadas e Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco». Revista Portuguesa de Humanidades, 20.2: 139-154.
  • — 2015. «Castilho e os Clássicos: Tradução e Bom Gosto». E-Classica: Boletim de Pedagogia e Cultura, 1: 88-96.
  • — 2015. «Fialho de Almeida e a Antiguidade Clássica: notas sobre a sua recepção». In Portugal no Tempo de Fialho (1857-1911), coord. Rui Sousa. Vol. 2., Lisboa: CLEPUL. 367-379.
  • — 2015. «A Arte Poética de Orfeu na Dispersão, de Mário de Sá-Carneiro». Diacrítica: Série Ciências da Literatura, 29/3: 65-78.

ORCID 0000-0002-0059-5775