Rui Miguel Duarte

Investigador Colaborador

Trabalha desde 2008, no âmbito de projecto de pós-doutoramento, nos escólios de Sópatro ao tratado Περὶ στάσεων (Estados de causa) de Hermógenes de Tarso. No momento, está em curso a comparação entre as tradições directa e indirecta do texto deste retor, representadas respectivamente pelos testemunhos Marcianus Graecus 433 (edição Walz Rhetores Graeci vol. V) e Parisinus Graecus 2923 (edição Walz Rhetores Graeci vol. IV). Esta comparação visa detectar utilizações do texto de Sópatro pelo comentador da tradição indirecta, de modo a detectar nele contributos para a restituição do texto, e compreende a descoberta e apresentação dos fragmentos paralelos, com comentário (ao conteúdo, sobre aspectos de crítica textual) edição e tradução em francês.

Este trabalho tem em vista a produção de nova edição crítica destes escólios, sendo parte preparatório integrante do mesmo.

Formação académica

1991 - Licenciatura em Línguas e Literaturas Clássicas pela Universidade de Lisboa
2006 - Doutoramento em Literatura pela Universidade de Aveiro

Área de actividade científica:Textos em contextos.
Domínio de especialização:Teoria retórica grega.

Interesses de investigação

Teoria retórica grega e latina; Hermógenes de Tarso; edição crítica, tradução e comentários ao tratado Περὶ στάσεων (Estados de causa) de Hermógenes; Fílon de Alexandria; relações entre cultura grega e judaico-cristã.

• “Intertextualidades no processo de reconstituição de textos de escólios”, Edição de Textos – II Congresso Virtual, Departamento de Literaturas Românicas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 16-20 de Abril de 2007.
  • “The transmission of the text of the P scholia to Hermogenes’ Περὶ στάσεων”, Revue d’Histoire des Textes, n. s. vol. V (2010), pp. 25-42.
  • “Λόγος ἐνδιάθετος προφορικός na formação da cristologia patrística”, a ser publicado nas actas da Jornada Fílon de Alexandria [nas origens da cultura ocidental].
  • Crocodilites: retrato de um sofisma sem solução”: texto da comunicação apresentada no XVIII Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, de 17 a 21 de Outubro de 2011, aceite para publicação após revisão por pares na revista Clássica (Brasil).
Traduções
  • David Shotter, Nero, Londres, Routledge, 2005 (1.ª edição 1997), com o título Nero, para as Edições 7, 2008, ISBN 978-972-44-1477-5.

Contacto: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

ORCID 0000-0001-7609-8794