Pedro Braga Falcão

Investigador Integrado

Pedro Braga Falcão é Doutor em Estudos Clássicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Lecciona na área das línguas e culturas clássicas e da história das religiões na Faculdade de Teologia da Universidade Católica de Lisboa.
No campo da literatura, a sua área de especialização é a poesia clássica, onde tem publicado diversos estudos e traduções, particularmente no âmbito da obra de Horácio, onde se salienta a sua tradução das Odes e a sua dissertação de doutoramento, tendo de igual modo vindo a publicar poesia da sua autoria, e livros de divulgação sobre a cultura clássica e as raízes clássicas da língua portuguesa.
No domínio dos estudos comparados, tem publicado vários artigos sobre a recepção da cultura clássica no domínio não só da literatura, mas também da música ocidental, aproveitando a sua formação e regular actividade musical como instrumentista com a Orquestra de Câmara Portuguesa e Os Músicos do Tejo.
Tem desenvolvido igualmente trabalho de investigação sobre a teologia do mundo antigo, estudando com particular atenção a religião grega e romana, e a convivência entre o paganismo e o cristianismo, leccionando e acompanhando vários seminários temáticos neste domínio, e publicando regularmente sobre estes temas.

1) Livros e traduções

• Palavras que falam por nós, Lisboa, Clube do Autor (2014).
  • O Clímax nas Odes de Horácio: uma Análise Dinâmica, Dissertação de Doutoramento, Lisboa, Universidade de Lisboa (2012).
  • Horácio, Odes, introdução, tradução e notas, Lisboa, Cotovia (2008).
  • Cícero, Da Natureza dos Deuses, introdução, tradução e notas, Lisboa, Vega (2004).

2) Selecção de artigos por área científica

a) Literatura latina

• "Horácio e Roma: uma Cidade e um Poeta em Constante Renovação" in M. C. de S. Pimentel, J. M. Brandão e P. Fedeli (coord.), O Poeta e a Cidade no Mundo Romano, Coimbra CECH (2012), pp. 37-48.
  • "O ofício sagrado do poeta: a música de Horácio nos Jogos de Augusto", in M. C. de S. Pimentel e N. S. Rodrigues (eds.), Sociedade e Poder no tempo de Ovídio, Coimbra, CECH, (2010), pp. 187-205.
  • "Uma idade própria para amar? A leitura de Horácio, algoz de Lídia, Clóris e Lice", Euphrosyne 34 (2006), 279-288.

b) Recepção da cultura clássica

• "A Prosa de Ricardo Reis: uma Religiosidade Pagã ou um Culto Fingido?", in P. Mourão e C. Pimentel (coord.), Matrizes Clássicas da Literatura Portuguesa, Lisboa, Campo da Comunicação / CEC (2014), pp. 301- 312.
  • "Horácio Revisitado: o Silêncio e a Música de Ricardo Reis" in C. Pimentel e P. Mourão (coord.), A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura (2012), Lisboa, Campo da Comunicação /CEC (2012), pp.179-196.
  • "As Variedades de Proteu: Pretextos Clássicos na Ópera Cómica de António José da Silva e António Teixeira", in I. de O. e Castro e V. Anastácio (eds.), Revisitar os Saberes: Referências clássicas na cultura portuguesa do Renascimento à Época Moderna, Lisboa, CEC (2010), pp. 195-210.

c) Teologia do mundo antigo

• "As primeiras comunidades cristãs vistas por uma pagão: uma dissidência ou uma coincidência ritual?", Communio XXX (2013), n. 2, 155-167.
  • "God and the Movens Immobile in the Book Λ of Aristotle's Metaphysics", in K. Boudouris e K. Kalimtzis (eds.), First World Olympic Congress of Philosophy: Philosophy, Competition and the Good Life, Athens, Ionia Publications (2005), vol. 2, pp. 56-71.
  • "O deus em Heraclito ou dos deuses ao deus", Philosophica 23 (2004), pp. 53-67.

Algumas comunicações recentes em encontros de carácter científico

•  "Quando regressam os deuses? Para uma teologia das odes de Ricardo Reis", III Colóquio Internacional A literatura clássica ou os clássicos na literatura: Presenças clássicas nas Literaturas de Língua Portuguesa, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2-4 de Dezembro de 2015.
  • "O clímax enquanto ferramenta de análise literária: do entendimento retórico do termo à sua acepção moderna", II Jornadas da Sociedade Portuguesa de Retórica, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 24-25 de Novembro de 2015.
  • "A palavra dita na cultura religiosa romana: o papel da tradição oral na perspectiva específica de uma História Comparada das Religiões", Congresso Internacional de História da Antiguidade Clássica, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Universidade de Coimbra, 20-22 de Maio 2015.
  • "Horace's religion: a true experience or an Augustan artifice?", International Conference XIV A.D. Saeculum Augustum, Lisboa, FLUL, 24-26 de Setembro 2014.
  • "Os eternos equívocos da religião: uma leitura das Res Gestae de Augusto", Congresso Internacional Augustus appellatus sum: tradição, ruptura e memória, Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 6-9 Maio 2014.
  • "Ricardo Reis e Fernando Pessoa: uma religiosidade pagã ou um culto fingido?", II Colóquio Internacional A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura: uma (re)visão da literatura portuguesa das origens à contemporaneidade, Lisboa, FLUL, 4-6 de Dezembro de 2013.

ORCID 0000-0003-3430-2587