Ana Alexandra Alves de Sousa

Investigadora Integrada

É Professora Auxiliar na Universidade de Lisboa, onde ensina línguas clássicas e literatura grega, no primeiro e segundo ciclos.
Colabora com a Faculdade de Teologia, da Universidade Católica de Lisboa, na docência destas mesmas línguas.
Doutorou-se em Literatura Latina com uma tese intitulada A Leitura de Vergílio no Policrático de João de Salisbúria (2001).
Pertence à Área de Investigação "Antiguidade Clássica. Textos em Contextos", onde colabora em dois Projectos de trabalho dirigidos pela Doutora Cristina Pimentel: a elaboração de um dicionário de literatura latina e a tradução de Valério Máximo.
Coordena também algumas traduções nos domínios quer da literatura latina quer da literatura grega seja como orientadora de dissertações de mestrado seja em Projecto autónomo.

Extensão cultural e relações com a comunidade
  • Palestra intitulada "As Lendas de Roma: uma visão da história real ou literária?", proferida no Museu Nacional de Arqueologia, no dia 15 de Fevereiro de 2012.
  • I Seminário Contemporaneidade vs. Antiguidade, com a sessão Música, sobre a presença dos Clássicos na Música Erudita, realizada no dia 27 de Novembro de 2011, no ISCTE.
  • Dois cursos de Verão intitulados "Textos e Mitos da Antiguidade Clássica: Ecos de uma Herança Cultural", coordenação conjunta com a Doutora Cristina Abranches Guerreiro. Os cursos decorreram em Junho e Julho dos anos de 2010 e 2011 e inserem-se no programa de Verão oferecido pelo Centro de Estudos Clássicos de Lisboa. Os cursos contaram com a colaboração de vários investigadores do referido Centro.
  • Curso livre intitulado "Tradução e Interpretação As Lendas de Roma. Leituras de Tito Lívio", na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Julho de 2009. O curso inseriu-se no âmbito dos cursos de Verão oferecidos pelo Centro de Estudos Clássicos de Lisboa.

Presença em Colóquios e Congressos
  • Colóquio Internacional A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura. Uma (re)visão da literatura portuguesa das origens à contemporaneidade (com comunicação): "Mulheres Gregas na Poesia de Sophia".
  • XVIII Congresso Nacional de Estudos Clássicos, 17-21 de Outubro de 2011, Rio de Janeiro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (com comunicação): "Os caminhos da controvérsia no tratamento do Mito Medeia".
  • XIII Congreso Español de Estudios Clásicos, Logroño, 18-22 de Julho de 2011 (com comunicação): "La Scholê en Platon".

Interesses de investigação

• Apolónio de Rodes
  • corpus hipocrático
  • tema da mulher na Antiguidade
  • recepção dos mitos na música erudita

Coordenação do volume, revisão e tradução de parceria:
  • Hipócrates. Juramento; dos Fetos de Oito Meses. Das Mulheres Inférteis. Das Doenças das Jovens. Da Superfetação. Da Fetotomia. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018.
  • "A presença de Alceste na música erudita: Eurípides e Gluck, Calzabigi e du Roullet", in: Revisitar o Mito. Myths Revisited, org. Abel Pena, Maria de Jesus Relvas, Rui Fonseca, Teresa Casal, Famalicão, Edições Húmus, 2015, 373-382. ISBN 978-989-755-112-3
  • Séneca. Medeia. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013, 3º edição ISBN 978-989-26-0519-7 e 978-989-26-0783-2 (PDF) DOI: 10.14195/978-989-26-0783-2
  • "A Metamorfose de Medeia na Argonáutica de Apolónio de Rodes", Aletria: Revista de Estudos de Literatura nº 23, n. 1 (2013), 73-82.
  • "Apolónio de Rodes 4.1-5: uma teia de sentidos", in: Vir bonus peritissimus aeque. Estudos de homenagem a Arnaldo do Espírito Santo, Eds. Maria Cristina Pimentel e Paulo Farmhouse Alberto, Lisboa, Centro de Estudos Clássicos, 2013, 133-141. ISBN 978-972-9376-29-0
  • "Le sourire des Amants et la Fusion de l'Amour (A.R. 3.1008-1024)", Euphrosyne nº 40, 2012, 321-326.

Algumas palestras (publicar):

• "Limiares ou Mudanças Anunciadas, em Apolónio de Rodes", Colóquio Internacional Thresholds in Literature and the Arts, dias 6 a 8 de Junho de 2018, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
  • "Comprender a Eneas a través de Apolonio de Rodas", conferência proferida na Universidad Alcalà,no Departamento de Filología, Comunicación y Documentación, no dia 24 de Abril de 2017.
  • "Palabras clave en el poema de Apolonio de Rodas", conferência proferida na Universidade Autónoma de Madrid, no dia 26 de Abril de 2017, a convite do Departamento de Filología Clásica de la Universidad Autónoma de Madrid.
  • "The Plants mentioned in the Hippocratic treaties – gynecologic theme", paper proferido por Orlanda Póvoa (co-autora) no Symposium 2 – Economic botany: approaches from Archaeobotany, Ethnography and History, 58th Annual Meeting of the Society for Economic Botany (SEB), que teve lugar no Instituto Politécnico de Bragança, de 4 a 9 de Junho de 2017.
  • "Los Ecos Semánticos en la Epopeya de Apolonio de Rodas: una forma de recrear el género épico", conferência proferida na Universidade Autónoma de Barcelona, a convite da Área de Griego del Departament de Ciències de l'Antiquitat i de l' Edat Mitjana de la Universitat Autònoma de Barcelona, no dia 14 de Dezembro de 2016.
  • "A Antiguidade e a génese da ópera à luz do Capriccio de Richard Strauss", palestra proferida no Congresso Internacional Comemorativo dos 25 anos da APLC, na Universidade de Aveiro, nos dias 5, 6 e 7 de Dezembro de 2012.

Contactos:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Página Pessoal: https://ulisboa.academia.edu/ASousa

ORCID 0000-0001-6515-1668