Ana Alexandra Alves de Sousa

Investigadora Integrada

É Professora Auxiliar na Universidade de Lisboa, onde ensina grego antigo e latim, literatura grega, cultura clássica e cultura grega, trabalhando com os três ciclos de ensino (licenciatura, mestrado e doutoramento).

Depois de se especializar em Literatura Latina medieval, com uma tese intitulada A Leitura de Vergílio no Policrático de João de Salisbúria (2001), dedicou-se ao estudo da literatura grega do período clássico e helenístico.

Na sabática traduziu a Argonáutica de Apolónio de Rodes e alguns tratados ginecológicos do corpus hipocrático.

Interesses de investigação

• Apolónio de Rodes
  • corpus hipocrático
  • tema da mulher na Antiguidade
  • recepção dos mitos na música erudita

Colaborações recentes com outras Universidades

1. De 3 a 6 de Setembro de 2018, Universidade de Sergipe, unidade curricular, com as seguintes temáticas:
  1. "A inserção da Argonáutica de Apolónio de Rodes na tradição homérica";
  2. "Breve estudo dos lemas na Argonáutica, de Apolónio de Rodes: tradição e inovação";
  3. "A guerra na Ilíada, o mar na Odisseia e a paz na Argonáutica, de Apolónio de Rodes".

2. Em 17 de Setembro de 2018, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, conferência de abertura da XVI Jornada do Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas, intitulada "Os heróis e as palavras na Argonáutica de Apolónio de Rodes",

3. Participação como avaliadora, nas sessões de apresentação de trabalhos de Mestrado e Doutoramento em Setembro de 2018, na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Presença em Colóquios e Congressos

• Colóquio Internacional A Literatura Clássica ou os Clássicos na Literatura. Uma (re)visão da literatura portuguesa das origens à contemporaneidade (com comunicação): "Mulheres Gregas na Poesia de Sophia".
  • XVIII Congresso Nacional de Estudos Clássicos, 17-21 de Outubro de 2011, Rio de Janeiro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (com comunicação): "Os caminhos da controvérsia no tratamento do Mito Medeia".
  • XIII Congreso Español de Estudios Clásicos, Logroño, 18-22 de Julho de 2011 (com comunicação): "La Scholê en Platon".

Extensão cultural e relações com a comunidade

• Palestra intitulada "As Lendas de Roma: uma visão da história real ou literária?", proferida no Museu Nacional de Arqueologia, no dia 15 de Fevereiro de 2012.
  • I Seminário Contemporaneidade vs. Antiguidade, com a sessão Música, sobre a presença dos Clássicos na Música Erudita, realizada no dia 27 de Novembro de 2011, no ISCTE.
  • Dois cursos de Verão intitulados "Textos e Mitos da Antiguidade Clássica: Ecos de uma Herança Cultural", coordenação conjunta com a Doutora Cristina Abranches Guerreiro. Os cursos decorreram em Junho e Julho dos anos de 2010 e 2011 e inserem-se no programa de Verão oferecido pelo Centro de Estudos Clássicos de Lisboa. Os cursos contaram com a colaboração de vários investigadores do referido Centro.
  • Curso livre intitulado "Tradução e Interpretação As Lendas de Roma. Leituras de Tito Lívio", na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em Julho de 2009. O curso inseriu-se no âmbito dos cursos de Verão oferecidos pelo Centro de Estudos Clássicos de Lisboa.

• Hipócrates. Juramento; dos Fetos de Oito Meses. Das Mulheres Inférteis. Das Doenças das Jovens. Da Superfetação. Da Fetotomia. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018 (coordenação do volume, revisão e tradução de parceria).
  • "A presença de Alceste na música erudita: Eurípides e Gluck, Calzabigi e du Roullet", in: Revisitar o Mito. Myths Revisited, org. Abel Pena, Maria de Jesus Relvas, Rui Fonseca, Teresa Casal, Famalicão, Edições Húmus, 2015, 373-382. ISBN 978-989-755-112-3.
  • Séneca. Medeia. Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013, 3º edição ISBN 978-989-26-0519-7 e 978-989-26-0783-2 (PDF) DOI: 10.14195/978-989-26-0783-2
  • "A Metamorfose de Medeia na Argonáutica de Apolónio de Rodes", Aletria: Revista de Estudos de Literatura nº 23, n. 1 (2013), 73-82..
  • "Apolónio de Rodes 4.1-5: uma teia de sentidos", in: Vir bonus peritissimus aeque. Estudos de homenagem a Arnaldo do Espírito Santo, Eds. Maria Cristina Pimentel e Paulo Farmhouse Alberto, Lisboa, Centro de Estudos Clássicos, 2013, 133-141. ISBN 978-972-9376-29-0
  • "Le sourire des Amants et la Fusion de l'Amour (A.R. 3.1008-1024)", Euphrosyne nº 40, 2012, 321-326.

Contactos:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Página Pessoal: https://ulisboa.academia.edu/ASousa

ORCID 0000-0001-6515-1668