Mapa do Site    |    Pesquisa
| Centro Investigadores

Maria José Mendes e Sousa

Investigadora Colaboradora

 
Licenciatura em Língua e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses pela FCSH-UNL.
Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses / Italianos pela FLUL.
Licenciatura em Estudos Clássicos pela FLUL.
Curso de Desenho do Ar.co.
Doutoramento em Estudos Clássicos na especialidade de Cultura Clássica pela FLUL com uma tese intitulada "O Conceito de krísis no Corpus Hippocraticum".
 

Interesses de Investigação

Desenvolve trabalho na área da Medicina Antiga dedicando-se neste momento ao estudo de Hipócrates e Galeno bem como à tradução de tratados destes autores sob orientação do Professor Arnaldo do Espírito Santo.
Desenvolve igualmente trabalho na área da Literatura Portuguesa Contemporânea estando a elaborar um trabalho sobre o tempo em Camilo Pessanha e a preparar uma comunicação sobre os "Dezanove recantos" de Luísa Neto Jorge, ambos sob a orientação da Professora Paula Morão.
Desenvolve actividade de desenho sob a tutoria de Manuel Castro Caldas. 
 

Publicações

  • "Uma leitura da memória" in Colóquio / Letras, Maio – Junho de 1988, nº103;
  • " Pervivência dos Aforismos de Hipócrates: a edição portuguesa de 1762" in Revisitar os saberes, Referências clássicas na cultura portuguesa do Renascimento à Época Moderna, Lisboa, Centro de Estudos Clássicos, 2010;
  • "Expressôes e termos escatológicos nos Aforismos de Hipócrates" in O grego, língua universal de cultura: semântica e léxico, Lisboa, Centro de Estudos Clássicos, 2011.
 

Contactos: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

ORCID 0000-0002-3081-7340