Cristina Pinheiro

Investigadora Integrada

Professora Auxiliar no Centro de Competência de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira.

Doutoramento em Letras: Estudos Humanísticos pela Universidade da Madeira em Setembro de 2009, com a tese Orbae Matres: A Dor da Mãe pela Perda de um Filho na Literatura Latina, com orientação da Professora Doutora Cristina Pimentel.
Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em Literatura Latina, defendidas em Outubro de 2001 na Universidade da Madeira, com o trabalho de síntese O Percurso de Dido, rainha de Cartago, na Literatura Latina e a lição Uma Análise Literária da Heroidum Epistula VII de Ovídio, com orientação da Professora Doutora Cristina Pimentel.
Licenciatura em Línguas e Literaturas Clássicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1996.

• "Dido e a transgressão do feminino na Eneida de Vergílio" in Maria Elisete ALMEIDA & Michel MAILLARD (edd.), O Género nas Línguas, Culturas e Literaturas, Funchal, Centro METAGRAM-Universidade da Madeira, 2000.
  • "Cleópatra e o poder da perversidade na Vida de Marco António de Plutarco" in José RIBEIRO FERREIRA (coord.), Actas do Congresso Plutarco Educador da Europa, Coimbra, Fundação Eng. António de Almeida, 2002.
  • "Medeia e a elegia: uma leitura da Heroidum Epistula XII de Ovídio" in Aires A. NASCIMENTO (coord.), De Augusto a Adriano: Actas do Colóquio de Literatura Latina, Lisboa, Centro de Estudos Clássicos, 2002.
  • "Pius Aeneas: considerações sobre o significado de Pietas na Eneida de Vergílio (II, vv. 707ss.)" in Maria Zina G. de ABREU & Marcelino de CASTRO (coord.), Estudos de Tradução: Actas de Congresso Internacional, Cascais, Principia, 2003, pp. 461-471.
  • "As vítimas da guerra na Eneida de Vergílio", Classica 25 (2006), pp. 51-72.
  • "O paradigma da orba mater nas Metamorfoses de Ovídio", in A. NASCIMENTO & C. PIMENTEL, Ovídio: exílio e poesia. Actas do Colóquio no bimilenário da relegatio, Lisboa, Centro de Estudos Clássicos, 2008, pp. 159-170.
  • "Suos utero quae necat (Am. 2.14.38): aborto, sexualidade e medicina no tempo de Augusto" in PIMENTEL, C. & RODRIGUES, N. S. (coords.), Sociedade, Cultura e Poder no Tempo de Ovídio, Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Humanitas Supplementum, 2010.
  • O percurso de Dido, rainha de Cartago, na Literatura Latina, Coimbra, CECH, 2010.
  • "A Filha do Princeps: Júlia e a legislação moral de Augusto" in L. SANTA BÁRBARA (ed.), Identidade e Cidadania, da Antiguidade aos Nossos Dias, vol. II, Lisboa, Papiro, 2010.
  • "Corpos em construção: natureza e condições do corpo feminino na Antiguidade greco-romana", Cadmo 20 (2010), pp. 479-497.
  • "Os partos distócicos em Amato Lusitano e em Rodrigo de Castro: fontes, doutrinas e terapias greco-romanas" in A. M. L. ANDRADE, C. de MIGUEL MORA & J. M. N. TORRÃO (Coords.), Humanismo e Ciência: Antiguidade e Renascimento, Aveiro-Coimbra, Universidade de Aveiro: Centro de Línguas e Culturas – Imprensa da Universidade de Coimbra: Classica Digitalia, 2015, ISBN: 978-989-26-0941-6.
  • "Augusto entre as mulheres: família e poder na criação do Principado" in N. VERÍSSIMO & T. SANTOS (eds), Universidade da Madeira: 25 Anos, Funchal, 2015, pp. 331-350, ISBN: 978-989-8805-01-0.
  • "Maternidades malditas: a mãe filicida nas Metamorfoses de Ovídio" in A. N. Pena, M. J. C. Relvas, R. C. Fonseca & T. Casal (org.), Revisitar o Mito / Myths Revisited, Ed. Húmus, 2015, ISBN: 978-989-755-112-3.
  • Review of H. King, The One-sex Body on Trial: The Classical and Early Modern Evidence, Farnham & Burlington, Ashgate, 2013. xxii + 274 pp. ISBN 978-1-409-46335-1, Euphrosyne 43 (2015).

ORCID 0000-0001-5223-0519