António Jorge de Castro Caeiro

Investigador Colaborador

Professor Universitário.
Agregação em Filosofia (2007) pela FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

Membro da LIF, Unidade de investigação da FLUL.

Área de Actividade Científica

Filosofia Antiga, Filosofia Contemporânea, Estudos Clássicos.

Interesses de Investigação

I) A construção do carácter na historiografia Latina, designadamente nos Anais de Tácito.
II) A tradução e o comentário dos Fragmentos dos Velhos Estóicos do Grego e do Latim para português.
III) A incompatibilidade das tradições analítica e hermenêutica, a partir das concepções incogruentes de Definição. Sentido e referência ou o primado do analítico sobre o sintético.
IV) Perspectiva de lado nenhum. Reducionismo e a incompatibilidade de um ponto de vista cego relativamente a um mundo opaco.
V) Estudo da sintaxe dos casos em Latim e Grego. Discurso indirecto e discurso directo. Discurso indirecto livre.

Teses
  • "O acesso a outrem como SI no seu AÍ", in Didaskalia, Revista da Faculdade de Teologia / Lisboa, xxxviii, fascículo 1, 2008, pp. 227-256 (Lição da Agregação).
  • A Areté como Possibilidade Extrema do Humano - Fenomenologia da Práxis em Platão e Aristóteles, I. N. C. M., Lisboa, 2002.
  • A doutrina da Redução fenomenológica de Husserl nos Grundprobleme der Phänomenologie, Tese de Mestrado, 1990.

Traduções
  • Os fragmentos de Aristóteles, coligidos por Valentin Rose. Tradução feita a partir da reprodução da primeira edição de 1886 (Teubner 1976), INCM. Inserido no Projecto de António Pedro Mesquita, Aristóteles em Português (no prelo).
  • Aristóteles, Ética a Nicómaco, Tradução, introdução e notas, Quetzal, 2012 (4.ª edição).
  • Aristóteles, Ética a Nicômaco, Tradução, introdução e notas, São Paulo, Atlas, 2012 (2.ª edição).
  • Píndaro, Odes, Tradução, Prefácio e notas, Quetzal, 2010.
  • Píndaro, Odes Píticas para os Vencedores, Tradução do grego, introdução e notas, Prime Books, 2006.

Livros
  • Por si próprio (o conceito de Pessoa em Max Scheler), Fundação Engenheiro António de Almeida, Porto, 2010.

Artigos
  • "Is There Any Theory of Value in Aristotle's Ethics?", in L. Huppes-Cluysenaer, N. M. Coelho (eds.), Aristotle and The Philosophy of Law: Theory, Practice and Justice, 2013 (no prelo).
  • Is There Any Theory of Value in Aristotle's Ethics?, in L. Huppes-Cluysenaer, N. M. Coelho (eds.), Comparative Perspectives on Law and Justice, Aristotle and the Philosophy of Law. Series: Ius Gentium, Springer (no prelo).
  • "Compreender o einai e o alêthê dokein e a semântica estruturante do poiein (Sofista, 234a-240c)", in F. Lisi, M. Migliori, J. Monserrat-Molas (eds.), Formal Structures in Plato's Dialogues: Theaetetus, Sophist and Statesman, Sankt Augustin, Akademia Verlag. 2011. pp. 168-179.

Outras publicações
  • "A λήθη e os seus contrários" in A. Caeiro, M. J. de Carvalho (eds), Incursões no Filebo, Porto, Fundação Engenheiro António de Almeida, 2013 (no prelo).
  • "The Origins of Analogical Thinking in Western Thought— Notes Towards a Constitution of an 'Ethologia Transcendentalis' Based on Heraclitus and Pindar" in Expressões de Analogia, Actas do Colóquio/Proceedings, org. Maria Luísa Couto Soares, Nuno Venturinha, Gil da Costa Santos, Marta Faustino, Lisboa, Edições Colibri, 2009.
  • "O acesso a outrem como SI no seu AÍ", in Didaskalia, Revista da Faculdade de Teologia / Lisboa, XXXVIII, fascículo 1, 2008, pp. 227-256.
  • "Deus em Aristóteles: na Metafísica (XII, vii-ix) e na Ética a Nicómaco (X, vi-viii). O enérgico agente da mudança, kínesis", in A Questão de Deus na História da Filosofia, Vol. I, projecto coordenado por Maria Leonor L. O. Xavier, Vol I, Projecto FCT/CFUL [PTDC/FIL/64249/2006] 2007-2010, 2008.
  • "A Nostalgia na Quarta Pítica de Píndaro", in Frederico Lourenço (org.), Ensaios sobre Píndaro, Lisboa, Livros Cotovia, 2007.
  • "Da Dúvida em Descartes", E.CIÊNCIA, 122, 2007, pp. 13-22.
  • "Experiência de Resistência a partir de Max Scheler", in Quid: revista de filosofia. Número um: sobre a experiência. João Constâncio, Lisboa, Cotovia, 2000.

Contacto: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

ORCID 0000-0003-4638-7020