Armando Senra Martins

Investigador Integrado

Professor da Universidade de Évora,
Membro do Projecto de Investigação Las teorías gramaticales y las gramáticas latinas y vernáculas (siglos XVI y XVII) (Universidad de Extremadura, Espanha).

Formação académica

Licenciatura em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesa, em 2000 (U. Coimbra).
Mestrado em Estudos Clássicos, em 2005 (U. Lisboa).
Doutoramento em Literatura, em 2013 (U. Évora).

Áreas de actividade científica

• Humanismo italiano
    • Enea Silvio Piccolomini, Pio II
    • Literatura comparada
    • Literatura jesuítica
    • Linguística (História da Gramática Latina)
    • História da Ciência

• 2005 - Geografia e mentalidade. Edição crítica e estudo do 2.º livro da Cosmotheoria de António de Castelbranco, S.I., tese de Mestrado em Estudos Clássicos, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob a orientação do Professor Arnaldo do Espírito Santo, texto policopiado.
    • 2005 - 'Librorum monimenta' - imagens da cultura eborense sécs. XVI-XVIII, Évora, Biblioteca Pública de Évora (co-autor com Arnaldo do Espírito Santo, Cristina Pimentel, Cláudia Teixeira).
    • 2007 - "Das XII Tábuas ao séc. I a.C.: esboço histórico e jurídico do casamento romano," Cadmo, 16 (2006), pp. 263-274.
    • 2009 "Bula Cum a nobis" (tradução), RevuÉ, 10-11, pp. 8-15 (co-autor com Cláudia Teixeira).
    • 2010 "De Aristóteles a Clávio: o saber científico na obra de António de Castel-Branco, S. I. (1556-1643)," in Inês de Ornellas e Castro, Vanda Anastácio (coords.), Revisitar os saberes: referências clássicas na cultura portuguesa do renascimento à época moderna, Lisboa, Centro de Estudos Clássicos, 2010, pp. 141-156.
    • 2010 "Entre coragem cívica e fanfarronice: revisitar uma sátira seiscentista", Actas do VII Congresso Internacional da Associação Portuguesa de Estudos Clássicos, Porto, Papiro Editora, 2010, vol. II, pp. 99-110.
    • 2010 tradução e edição de D. Augusto Eduardo Nunes, Arcebispo de Évora, Ecclesiae catholicae munus sociale, tradução e edição, in Francisco Senra Coelho, D. Augusto Eduardo Nunes: professor de Coimbra - Arcebispo de Évora, Lisboa, Paulus, 2010 (Espiritualidade. Biografias), pp. 521-635.
    • 2012 'Studium uidendi, studium aedificandi' em Enea Silvio Piccolomini, Papa Pio II, Dissertação de doutoramento em Literatura, apresentada à Universidade de Évora, sob a orientação do Professor Arnaldo do Espírito Santo e da Prof.ª Cláudia Teixeira, Évora, 2012.

ORCID 0000-0002-0548-7132