Carla Proença

Investigadora Integrada

Assistente convidada

Formação Académica

Mestrado em Gestão de Informação (2002, University of Sheffield).
Curso de Especialização em Ciências Documentais, variante Biblioteca e Documentação (1999, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa).
Curso de Especalização / Ramo de Formação Educacional da Licenciatura em História (1996, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).
Licenciatura em História (1994, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).

Interesses de Investigação

• Gestão de informação
    • Leitura Pública: Comunidades, Utilizadores
    • Minorias étnicas, imigrantes, refugiados
    • Necessidades de informação
    • Colecções, Redesenho de equipamentos
    • Projectos e serviços inclusivos
    • Parcerias
    • Educação não formal
    • Aprendizagem ao logo da vida
    • Formação bibliotecária
    • Políticas públicas
    • Transparência na gestão
    • Planeamento estratégico
    • Ética e deontologia profissional
    • Direitos Humanos

• Círculos de aprendizagem: guia prático para a capacitação de comunidades. Loures : Câmara Municipal de Loures, 2014. 74 p. ISBN 978-972-9142-50-5.
    • FIGUEIREDO, Fernanda Eunice; PROENÇA, Maria Carla - "Rede Municipal de Bibliotecas de Lisboa: considerações sobre a gestão de colecções". In Bibliotecas e Arquivos : informação para a cidadania, o desenvolvimento e a inovação : 9.º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, Universidade dos Açores, 28 a 30 de Março de 2007.
    • PROENÇA, Maria Carla ; Nunes, José Miguel Baptista - "Disintermediation via Web services in Portuguese public libraries". In Libraries Without Walls 5 : the distributed delivery of library and information services : proceedings of an international conference held on 19-23 September 2003, organized by the Centre for Research in Library and Information Management (CERLIM), Manchester Metropolitan University. by Peter Brophy (ed.), Fisher Shelagh (ed.), Jenny Craven (ed.). London : Facet Publishing, [2004].
    • PROENÇA, Maria Carla - "Um olhar sobre os fundos documentais da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas". In Páginas a & b : arquivos e bibliotecas. 13 (2004). ISSN 0873-5670.
    • PROENÇA, Maria Carla ; NUNES, José Manuel Baptista - "An analysis of Internet services in portuguese public libraries". In Proceedings of the IADIS International Conference on WWW/Internet, Lisbon, Portugal, 13-15 November 2002. Ed. by Pedro Isaías. ISBN (Book) 972-9027-53-6.

ORCID 0000-0002-5794-6062