Mário de Gouveia

Investigador Colaborador

Historiador e Filólogo Clássico.
Investigador da FLUL e da FCSH da UNL.
Consultor da Imprensa Nacional - Casa da Moeda para as áreas de Numismática e Museologia.
Integra a equipa responsável pela criação e dinamização do Museu Casa da Moeda.
Tem a seu cargo várias acções do plano estratégico deste museu, como a direcção da revista em linha, a coordenação do serviço educativo, a curadoria da colecção de moedas, o comissariado das exposições temporárias e a produção de conteúdos técnicos, científicos e pedagógicos em vários suportes audiovisuais.
Formador acreditado em História e Arqueologia pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

Formação Académica

Doutorando em Estudos Clássicos - Literatura Grega (FLUL)
Licenciatura em Estudos Clássicos - perfil de Tradução de Línguas Clássicas (2017, FLUL)
Mestrado em História, Especialidade de História Medieval (2008, FCSH-UNL)
Licenciatura em História, Variante Arqueologia (2000, FCSH-UNL)

Interesses de Investigação

• Filologia Grega e Latina
    • História Clássica e Medieval
    • Arqueologia Clássica e Medieval

• Padrões de poder. Moedas de al-Andalus (séculos VIII-XV) = Patterns of power. Coins of al-Andalus (8th-15th centuries) (Coordenação geral: Imprensa Nacional-Casa da Moeda/Museu Casa da Moeda; Comissariado científico: Mário de Gouveia), s.l., Imprensa Nacional-Casa da Moeda/Museu Casa da Moeda.
  • De Lisboa a Goa. Moedas do Império Português na Ásia (séculos XVI-XVIII) = From Lisbon to Goa. Coins of the Portuguese Empire in Asia (16th-18th centuries) (Coordenação geral: Imprensa Nacional-Casa da Moeda/Museu Casa da Moeda; Comissariado científico: Mário de Gouveia), s.l., Imprensa Nacional-Casa da Moeda/Museu Casa da Moeda, 2017.
  • "Inventário de referências a livros litúrgicos na documentação asturiano-leonesa relativa ao Entre-Minho-e-Mondego (séc. IX-XI)", Lusitania sacra. Revista do Centro de Estudos de História Religiosa, 2.ª série, t. XXXI, Janeiro-Junho de 2015, pp. 167-196.
  • "Nuno Mendes (?-1071). O último conde de Portucale", Revista portuguesa de história, t. XLIV, 2013, pp. 153-187.
  • "O culto de S. Tiago e a difusão do padroado apostólico compostelano na fronteira meridional da «Grande Galiza» (séc. X-XI)", Iacobus. Revista de estudios jacobeos y medievales, 31-32, 2012, pp. 73-99.
  • "O essencial sobre a analística monástica portucalense (séc. XI-XII)", Lusitania sacra. Revista do Centro de Estudos de História Religiosa, 2.ª série, t. XXV, Janeiro-Junho de 2012, pp. 183-226.
  • "Hermenegildo Guterres e a presúria de Coimbra (séc. IX-X)", in Olhares sobre a história. Estudos oferecidos a Iria Gonçalves (Direcção: Maria do Rosário Themudo Barata e Luís Krus; coordenação: Amélia Aguiar Andrade, Hermenegildo Fernandes e João Luís Fontes), Casal de Cambra, Caleidoscópio-Edição e Artes Gráficas, S.A., 2009, pp. 279-292.
  • O limiar da tradição no moçarabismo conimbricense. Os Anais de Lorvão e a memória monástica do território de fronteira (séc. IX-XII), Lisboa, 2008 (Edição policopiada da Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em História, na Área de Especialização em História Medieval, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa).
  • "O culto dos santos mártires de Lisboa na fronteira ocidental do reino de Leão (séc. X-XI)", in Lisboa medieval. Os rostos da cidade (Actas do II Colóquio "A nova Lisboa medieval" [Auditório Municipal Orlando Ribeiro, Lisboa, 9-11 de Dezembro de 2004]; organização do Instituto de Estudos Medievais [Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa]; coordenação de Luís Krus, Luís Filipe Oliveira e João Luís Fontes), Lisboa, Livros Horizonte, col. "Cidade de Lisboa", 45, 2007, pp. 388-399.
  • "S. Miguel na religiosidade moçárabe (Portugal, séc. IX-XI)", in Culto e santuari di san Michele nell'Europa medievale/Culte et sanctuaires de saint Michel dans l'Europe médiévale (Atti del Congresso internazionale di studi [Bari – Monte Sant'Angelo, 5-8 aprile 2006]; a cura di Pierre Bouet, Giorgio Otranto, André Vauchez), Bari, Casa Editrice Edipuglia, col. "Bibliotheca michaelica", 1, 2007, pp. 81-112.

ORCID 0000-0003-3943-217X