| Actividades Colóquios e Congressos

Campus Universitário da Penteada , Universidade da Madeira

16 de Maio, 14h00

Sala do Senado, Piso -2, Campus Universitário da Penteada

Sessão de Abertura: Professor Doutor José Manuel Cunha Leal Molarinho Carmo (Reitor da Universidade da Madeira)

1.ª Sessão

14h10: Miguel A. González Manjarrés (Universidad de Valladolid), "Una planta sospechosa. La berenjena en la farmacología renacentista"

14h30: Virgínia Soares Pereira(Universidade do Minho, CEH), "O dragoeiro e o cinábrio nos Comentários de Amato Lusitano"

14h50: António Andrade (Universidade de Aveiro, CLC), "Ciência, Negócio e Religião: o caminho trilhado por Mestre Dionísio, Manuel Brudo e Amato Lusitano"

2.ª Sessão

15h30: Carlos de Miguel Mora (Universidade de Aveiro, CLC) "Elaboração e uso do guaiaco e da raiz da China em Amato Lusitano"

15h50: Sílvio Fernandes (Universidade da Madeira, CLC), "Amato Lusitano e a validação do conhecimento científico"

16h10: António Melo (Universidade Católica Portuguesa, CEFH), "Do perfume de rosas à planta aromática do açafrão: algumas aplicações terapêuticas"

16h30: Maria José Mendes e Sousa (Universidade de Lisboa, CEC), "Em torno da crise – João Rodrigues de Castelo Branco versus Galeno"

16h50: Telmo Corujo dos Reis (Universidade da Madeira, CEC), "A importância da observação nas Enarrationes de Amato Lusitano"

17 de Maio, 10h00

Sala do Senado

3.ª Sessão

10h00: Joaquim Pinheiro (Universidade da Madeira, CECH), "Plutarco e Erasmo: corpo e alma no desenvolvimento das crianças"

10h20: Alfredo Rasteiro (Universidade de Coimbra), "Ilha da Madeira. Ocupação britânica e abertura ao turismo médico"

10h40: Moutinho Borges (Instituto Politécnico da Guarda, CLEPUL), "Hospitais Militares em Portugal: Curar doentes e enfermos em nome d'el-Rei, séculos XVII-XVIII"

4.ª Sessão

11h20: Luísa Marinho Paolinelli (Universidade da Madeira, CLEPUL), "A doença da malícia: a mulher, um animal imperfeito"

11h40: Cristina Santos Pinheiro (Universidade da Madeira, CEC), "Vterus indignabundus: a teoria hipocrática do útero móvel no De Universa Mulierum Medicina de Rodrigo de Castro Lusitano"

Encerramento do Colóquio

A entrada é livre, com direito a certificado de presença.