| Actividades Colóquios e Congressos

O mito grego:

da épica arcaica aos escólios homéricos e a sua recepçãoEncontro 'O mito grego' (Lisboa, 4-5 Novembro 2014)

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 4-5 Novembro 2014

Sala 2.13

Descarregar Programa

O mito e a mitologia gregos são ainda objecto de estudo em muitas disciplinas e, nos últimos anos, tem havido um crescente interesse no estudo da mitografia como género literário. O presente seminário sobre o mito na épica grega e a sua recepção quer aproximar investigadores do Centro de Estudos Clássicos da UL e do Departament de Ciències de l'Antiguitat da UAB que trabalham sobre este tema comum mas com diferentes perspectivas. O objectivo é partilhar e comparar estas linhas de investigação, apresentando reflexões sobre os mitos que se encontram na tradição épica arcaica e sobre a sua recepção.
O encontro organiza-se no âmbito da bolsa de pós-doutoramento da FCT da Dra. Villagra Hidalgo (SFRH/BPD/90803/2012) e do projecto «Los mitos en Grecia: edición y comentario de los mitógrafos antiguos» (FFI2010-16301 / Ministerio de Ciencia e Innovación).

Oradores participantes

Abel Pena (CEC)
Ana Rita Figueira (CEC)
Davide Secci (UAB)