Mapa do Site    |    Pesquisa
| Actividades Colóquios e Congressos
JORNADA-DEBATE

Os dois olhares de Jano

Revisitar o Humanismo português pela mão de José V. de Pina Martins

 

6 de Março de 2015
Palácio Fronteira

Jano
 
"Com o título Os dois olhares de Jano quis definir a unidade de uma dupla realidade histórica nascida com Petrarca no seio da Itália e precedida em Portugal pelo desenvolvimento metódico das grandes viagens marítimas. Os dois rostos de Jano não são mais que esses dois olhares dirigidos para a civilização antiga e para o mundo do futuro."
 
A evocação do deus Jano, escolhida por Pina Martins para título da compilação das suas obras e para constar no seu ex-libris, é especialmente sugestiva no momento em que nos debruçamos sobre o modo como os trabalhos do passado e as inovações do futuro se entrelaçam no processo de investigação sobre a Cultura Renascentista.
 
A Exposição intitulada "UMA BIBLIOTECA HUMANISTA. OS OBJECTOS PROCURAM AQUELES QUE OS AMAM" que estará patente na Fundação Calouste Gulbenkian entre 26 de Fevereiro e 26 de Maio de 2015, constitui uma ocasião privilegiada para repensar o contributo dado por José V. de Pina Martins aos estudos renascentistas, bem como para divulgar o que ainda é actual, actuante e novo no seu pensamento. Assim, o Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, e a colaboração da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, organiza uma JORNADA-DEBATE com a qual se pretende não só revisitar algumas das linhas mestras do pensamento deste estudioso, mas reflectir sobre os desafios que se colocam hoje no campo dos estudos sobre o Humanismo e o Renascimento em Portugal e na Europa.

A JORNADA-DEBATE terá lugar no Palácio Fronteira e consistirá numa SUCESSÃO DE MESAS REDONDAS DINÂMICAS, que alternarão com MOMENTOS DE DEBATE moderados por especialistas. Ao encerramento dos trabalhos seguir-se-á um concerto de música renascentista pelo coro O Tempo Canta. 
 
Jornada seguida de

Concerto de música renascentista

pelo Grupo Coral O Tempo Canta: 18h20 (descarregar programa)
 

 

Comissão organizadora:

Vanda Anastácio e Ana Maria Tarrío
 

Comissão científica:

Aires Nascimento, Artur Anselmo, Ana Maria Tarrío e Margarida Cunha
 

 
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:
Telef. 217 784 599 / e-mail. Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
 
Local: Palácio Fronteira, Largo de São Domingos de Benfica nº 1, Lisboa

 


Apoios 

 

 Colaboração

FCT
Fundação Calouste Gulbenkian
 
fcfalorna