Mapa do Site    |    Pesquisa
| Actividades Colóquios e Congressos

Jorge Ferreira de Vasconcelos - Um Homem do Renascimento

 

Colóquio internacional

Fundação Calouste Gulbenkian
28 e 29 de Maio de 2015
coloquio.jfv
apresentação | Programa | Formulário de Inscrição | ir para página do congresso
 
Nos dias 28 e 29 de Maio de 2015 terá lugar, na Fundação Calouste Gulbenkian de Lisboa, o Colóquio Internacional Jorge Ferreira de Vasconcelos - Um homem do Renascimento, com a presença de destacados especialistas nacionais e internacionais.
Inserido nas comemorações do V Centenário de Jorge Ferreira de Vasconcelos este Colóquio Internacional contará com a participação de especialistas da obra de Jorge Ferreira de Vasconcelos, e de outros aspectos relevantes da literatura, da cultura, da política e da sociedade Portuguesa e Europeia do século XVI, provenientes de diferentes universidades da Europa.
No colóquio analisar-se-ão aspectos relativos à vida e à obra de Jorge Ferreira de Vasconcelos, o seu contexto literário, teatral e social, as suas releituras e reinterpretações ao longo do tempo e as possibilidades futuras de reaproveitamento da sua obra e da sua figura no âmbito do repertório dramático Português.

O Colóquio tem como objectivo promover uma reflexão sobre esta importante figura e obra pouco estudadas. Terá lugar em Lisboa, neste ano de 2015 e envolve investigadores da comunidade científica portuguesa e estrangeira e a participação de profissionais de diferentes áreas artísticas que já trabalharam ou que conhecem este repertório. Um ponto de encontro, de reunião, movido pelo desejo de estudar a obra de Vasconcelos, sem posições mentais preconcebidas, e que pretende vir a ser um ponto de partida para uma nova fase de estudos da obra vasconceliana.

O encontro conta com um painel de convidados mas está aberto à participação e ao diálogo de todos que queiram dar o seu contributo em prol da obra e do escritor quinhentista, e da cultura portuguesa.
 

Comissão organizadora:

Silvina Pereira, Santiago Pérez Isasi

Comissão científica:

Vítor Aguiar e Silva (Universidade do Minho), Sylvie Deswarte, Raul Miguel Rosado Fernandes (FLUL),
Artur Anselmo (Academia das Ciências de Lisboa), Isabel Almeida (FLUL), Silvina Pereira (FLUL), Vanda Anastácio (FLUL),
Ángel Marcos de Dios (Universidad de Salamanca), Joan Oleza (Universitat de Valéncia),
Felipe Pedraza (Universidad de Castilla La Mancha).