Mapa do Site    |    Pesquisa
| Actividades Colóquios e Congressos

Espaços Culturais Transatlânticos

Conclusões de um projecto internacional

28 de Outubro de 2015, às 15h30 no Palácio Fronteira
29 e 30 de Outubro de 2015, na FLUL - Anfiteatro III

espacos.culturais.transatlanticos

 

 
 
O encontro "Espaços culturais transatlânticos - conclusões de um projecto internacional" surge na sequência dos trabalhos que, desde 2010, têm sido desenvolvidos por uma equipa coordenada por investigadores da Universidade de Versailles - Saint-Quentin-en-Yvellines (UVSQ), com Jean-Yves Mollier, e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com Márcia Abreu, sob o tema "A Circulação Transatlântica dos impressos e a mundialização da cultura no século XIX".
 
Inicialmente ancorado em três eixos (1. agentes, 2. instituições e lugares e 3. formas materiais e géneros), este projecto visa esclarecer os vários circuitos percorridos por livros e revistas da Europa para o Brasil (e vice-versa) e no interior do Brasil.
 
O projecto reúne anualmente desde 2010 e é, desde 2011 financiado pela FAPESP (11/07342-9). Nos encontros anuais discute-se e confronta-se o trabalho realizado e, desde 2014, procura-se apurar resultados e preparar o seu formato final. Os encontros realizaram-se em Paris (2010 e 2013), Lisboa (2011) e São Paulo (2012 e 2014) voltando agora em 2015 de novo em Lisboa.
 
Os eixos do Encontro de 2015, em Lisboa, são seis: 1. Editores; 2. Romances; 3. Traduções; 4. Periódicos; 5. Circulação de pessoas e de ideias e 6. Teatro. Em cada tema intervirão especialistas exteriores à equipa criticando e reflectindo sobre os resultados obtidos. A abertura estará a cargo de Roger Chartier e o encerramento será feito por Jean-Yves Mollier, e todas as sessões plenárias estarão abertas a outros investigadores e ao público em geral, razão pela qual se escolheu começar os trabalhos no Palácio Fronteira. As sessões de trabalho por sub-grupo serão reservadas aos investigadores que o compõem.
 

Comissão organizadora

João Luís Lisboa (CHAM - FCSH/NOVA-UAc)
Vanda Anastácio (Centro de Estudos Clásscios-FLUL)