Mapa do Site    |    Pesquisa
| Actividades Colóquios e Congressos

Encontro Científico Internacional

O Mythographus Homericus 125 anos após Panzer:

Dos escólios aos papiros e à era digital

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
16-17 de Novembro 2017

 
Mythographus Homericus

Programa

 
Em 1892 Johannes Panzer defendeu, na sua dissertatio inauguralis, De Mythographo Homerico restituendo (Greiswald), a existência de um comentário mitográfico aos Poemas Homéricos silenciado pela tradição posterior que o teria integrado nos escólios, as anotações marginais dos manuscritos medievais. A descoberta de diferentes papiros com os mesmos textos, que encontramos num ramo da tradição de manuscritos do medievo, demonstrou a existência de tal obra. Com efeito, a descoberta deste texto abriu novas perspectivas nos estudos da recepção de Homero na Antiguidade, por revelar a existência de uma tipologia de comentários até então desconhecida, que altera algumas das ideias sobre como era a recepção e o estudo dos Poemas Homéricos na Antiguidade e sobre a importância e a inter-relação da Mitografia com estes estudos. É por esse motivo que o título da actividade refere três paragens no percurso do texto: os escólios, material a partir do qual Panzer hipotetizou a existência de tal comentário; os papiros, material que demonstrou a sua existência; e a nossa actual era digital, que nos brinda com novos meios para nos aproximar a este texto complexo e fragmentário com um olhar renovado e diferente. Certamente, a actualização e revisão das ideias sobre o Mythographus Homericus é totalmente necessária no âmbito da recepção homérica e da Mitografia, já que, embora tenha suscitado grande interesse no mundo académico, o texto ainda não foi editado criticamente na sua totalidade, nem traduzido ou comentado, trabalho que está a ser desenvolvido por uma investigadora do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa em colaboração com um investigador da Universitat Autònoma de Barcelona.
O objectivo deste encontro é reunir os principais especialistas no tema, tanto no âmbito dos escólios homéricos como no âmbito da Papirologia, para tratar as premissas da edição crítica do Mythographus Homericus que está a ser preparada.

As sessões são pensadas como um espaço onde apresentar e debater aspectos tanto teóricos como práticos relativos à edição de um texto de tal complexidade. Os oradores convidados terão 30 minutos para as suas apresentações e no fim de cada sessão haverá amplo tempo para o debate. Os pontos sobre os quais se desenrolará o workshop organizam-se em dois eixos, um relativo a aspectos mais teóricos e outro a questões práticas:
Eixo teórico
  • O próprio conceito do MH do Panzer até a filologia actual.
  • Como perceber a natureza fragmentária deste texto particular.
Eixo práctico
  • Como nos aproximar deste artefacto textual.
  • Como deve ser a mise en page dos fragmentos numa edição tradicional.
 
 

 

Participantes

Franco Montanari
especialista em papirologia Papirologia e história da filologiaFilologia. Professor da Università degli Studi di Genova.
 
Filippomari Pontani
especialista em edição de escólios homéricos. Professor da Università Ca'Foscari Venezia.
 
Fausto Montana
especialista em exegese Exegese antigaAntiga. Professor da Università degli Studi di Pavia.
 
Scott Smith
especialista em mitografia Mitografia e no Mythographus Vergilianus. Professor da University of New Hampshire. Pendente de confirmação.
 
Robert Fowler
especialista em mitografia Mitografia e em edição de textos fragmentários. Professor da University of Bristol.
 
Jordi Pàmias
especialista em mitografia Mitografia e em edição de textos fragmentários. Professor da Universitat Autònoma de Barcelona.
 
Joan Pagès
especialista em mitografia Mitografia e no Mythographus Homericus da Ilíada. Professor da Universitat Autònoma de Barcelona.
 
Nereida Villagra
especialista em mitografia Mitografia e no Mythographus Homericus da Odisseia. Investigadora de pós-doutoramento do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa.
 

Comissão Científica

Robert Fowler
Jordi Pàmias
Joan Pagès
 

Organização

Nereida Villagra (CEC)
Joan Pagès (UAB)