| Actividades Outras Actividades

Abel do Nascimento Pena

Investigador Integrado

Professor Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Doutor em Letras (2000) pela mesma Universidade na especialidade de Literatura Grega.

É investigador do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, tendo participado nos Projectos Internacionais Olissipo e Lectio.
Foi Investigador Responsável do projecto Mythos (2004-2008) financiado pela FCT.
É actualmente responsável em Portugal pela Rede Temática «Le phénomène Littéraire au cours des premiers siècles de notre ère».

Interesses de investigação

Cultura Clássica, Mitologia Clássica e Cultura Portuguesa, Raízes Greco-Latinas da Medicina.

• Historia Calamitatum — Cartas. Abelardo e Heloísa. Prefácio, tradução e notas de Abel Nascimento Pena, introdução de Hubert Silvestre. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.
  • Mythos — Actas do Colóquio «A Tradição Mitográfica Portuguesa. Representações e Identidade. Séculos XVI-XVIII», (Coord./ed.), Lisboa, Centro de Estudos Clássicos/FCT, 2008.
  • Mythos — Actas do colóquio «Mito, Literatura, Arte, Mitos Clássicos no Portugal Quinhentista», (Coord./ed.), Lisboa, Centro de Estudos Clássicos/FCT, 2007.
  • Aristóteles, Retórica, trad., introd., e notas de M. A. Júnior (Livro I), A. Pena (Livro II), P. F. Alberto (Livro III) Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1998 (4ª ed. 2010).
  • Aquiles Tácio, Os Amores de Leucipe e Clitofonte, tradução, introdução e notas de Abel N. Pena, Cosmos, 2005.

ORCID 0000-0001-7338-2474