| Formação Seminários

A Universidade de Lisboa e os Studia Humanitatis

Enquanto o estudo se não mudar

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa | Biblioteca Central | Sala 1
19 de Abril de 2018 | 15 horas

studia humanitatis cartaz

descarregar programa

A transferência definitiva da Universidade de Lisboa para Coimbra em 1537 tem sido sobretudo abordada como um momento de ruptura, de abertura do universo académico luso à influência dos studia humanitatis e de aproximação dos seus curricula às inovações humanísticas implementadas nas universidades italianas e noutras universidades europeias. À sombra de uma corte já estimulada pelas litterae humaniores, o período imediatamente anterior da história da universidade portuguesa, menos estudado e conhecido, tem sido frequentemente caracterizado, de forma redutora e simplificada, como um momento da luta contra as trevas da barbaries escolástica.

O colóquio "Enquanto o estudo se não mudar", o primeiro de uma série de Workshops organizados pelo Centro de Estudos Clássicos e pelo Centro de História da Universidade de Lisboa que pretendem explorar as relações entre A Universidade de Lisboa e os Studia Humanitatis, procurará reconsiderar este panorama geral à luz de novas investigações financiadas e em curso, de natureza historiográfica e filológica, relativas às relações entre a Universidade de Lisboa e o humanismo áulico nas cortes de D. João II e D. Manuel I.