| Formação Cursos Livres

sexta-feira: 16:00 / 18:00

Propina

• inscrição no curso: 20,00€
    • inscrição Latim & Grego: 35,00€ (para inscritos no curso de Iniciação ao Latim e curso 'Heureka')

Formador(es) responsável/veis:

Professora Auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Objectivos da formação:

1. Aprender os elementos básicos do grego clássico;
    2. Reconhecer a origem grega de muitas palavras da língua portuguesa.

Conteúdos da formação:

1. À descoberta do grego clássico: começando pelo alfabeto, este curso proporá uma aprendizagem de noções básicas de morfologia e sintaxe (casos e funções sintácticas; declinação do artigo, de substantivos de tema em alfa, ómicron e consoante oclusiva; adjectivos de 1.ª classe; pronome relativo; flexão verbal – presente, futuro, imperfeito e aoristo no modo indicativo).
    2. À descoberta do grego no vocabulário da língua portuguesa.

Metodologia:

Será proposta a análise e tradução de pequenos textos (e.g. excertos de fábulas de Esopo, do Novo Testamento e de Luciano), seleccionados em função das matérias a exercitar em cada aula, e acompanhados de introdução, notas e vocabulário. Para reforço da aprendizagem, duas horas de tutoria serão semanalmente asseguradas pela docente (em horário agendado na primeira aula, de acordo com a disponibilidade dos discentes).

Regime de presenças:

Em cada uma das aulas do curso, o docente fará circular uma folha de presenças, que os alunos deverão ter o cuidado de assinar. A obtenção de um certificado de participação implica a comparência a um número de aulas considerado significativo.

Regime de Avaliação:

Os alunos que pretenderem ser avaliados terão de se submeter, no final do curso, a uma prova escrita. Além da classificação obtida neste teste, para a avaliação final contribuirá também a participação nas actividades propostas ao longo da formação.

Bibliografia recomendada para a frequência:

A par dos textos analisados (sempre acompanhados de vocabulário), serão facultados breves apontamentos de gramática. Para desenvolvimento do trabalho proposto, recomenda-se:
- a aquisição de uma gramática:
• Manuel Alexandre Júnior, Gramática de Grego, Lisboa, Alcalá, 2003;
• William W. Goodwin, A Greek Grammar, London, Macmillan, 1987;
• E. Ragon, Grammaire Grecque, Paris, Ed. Gigord, 1976;

- a aquisição de um dicionário:
• Bailly, Dictionnaire de Grec-Français, Paris, Hachette, 1950 / Abrégé du Dictionnaire de Grec-Français, Paris, Hachette, 1969 ;
• H. G. Lidell – R. Scott, An intermediate Greek-English Lexicon, Oxford, Clarendon Press, 1968 / A Greek-English Lexicon, with a revised Supplement, Oxford, Clarendon Press, 1996;
• Franco Montanari, Vocabolario della Lingua Greca, Turin, Loescher Editore, 1995).