| Formação Cursos Livres

Moeda do reinado de Menandro I

Duração da formação:

8 h
Destinatários: O curso está aberto a inscrições para toda a comunidade UL e de fora da UL.
Pré-requisitos: Nenhum

Vagas:

Mínimo: 5 inscritos
Máximo: 20 inscritos
Propina: 20 €

Calendário e Datas:

Início: 16 / 06 / 2014
Fim: 19 / 06 / 2014

2.ª, 3.ª, 4.ª e 5.ª-feira, 18:00 / 20:00

Objectivos:

Pelo menos desde Heródoto, a literatura clássica evidencia uma forte presença da alteridade, manifesta em textos historiográficos, científicos e poéticos. O objectivo deste workshop é sensibilizar os participantes para a visão do Outro que esses textos acabaram por formar, consolidar e disseminar, através de lugares comuns (topoi), ao longo dos tempos.

Conteúdos:

Heródoto, Histórias, Livro 3
Estrabão, Geografia, Livro 15
Arriano, Índia

Metodologia:

Com base na leitura de textos mencionados acima e sob alçada teórica de Estudos do Género e Pós-colonialistas, este workshop tomará a forma de um debate de ideias sobre a visão do Outro no mundo antigo. Recorrendo, especificamente, a uma análise das descrições da Índia na literatura grega, pretende-se reflectir aqui sobre a relação entre literatura e poder, experiência e escrita, ciência e construção literária. Os participantes serão convidados a intervir activamente, relacionando e confrontando estes textos com outros que considerem relevantes, da sua área de especialidade, que sejam expressivos dos encontros e desencontros com a alteridade ao longo dos séculos.

Regime de presenças:

O aluno deve assistir a todas as sessões para poder ter direito a certificado.

Regime de Avaliação:

Não há.

Bibliografia recomendada para a frequência:

Clarke, K. (2001) Between Geography and History: Hellenistic Constructions of the Roman World. Oxford: Oxford University Press.
Dueck, D. et al. (eds) (2006) Strabo's Cultural Geography: The Making of a Kolossourgia. Cambridge: Cambridge University Press.
Parker, G. (2010) The Making of the Roman India. Cambridge: Cambridge University Press.
Pomeroy, S. (2011) Goddesses, Whores, Wives And Slaves: Women in Classical Antiquity. New York: Schocken (1ª ed.1975).
Tomber, R. (2008) Indo-Roman trade: from pots topepper. London: Duckworth.
Said, E. (1995) Orientalism. London: Penguin (1ª ed.1978).
Whittaker, C. (2004) Rome and its Frontiers: the dynamics of empire. London: Routledge.