| Formação Cursos Livres

HEUREKA – Iniciação ao Grego Clássico 2015

Musa-reading-volumen-scroll-435-425-BC-Boeotia
Curso de Verão
  Além de promover a aprendizagem de elementos básicos de morfologia e sintaxe do grego, o curso propicia algumas reflexões sobre a língua materna (nomeadamente sobre a herança grega na formação do léxico do português).

Destinatários: Alunos FLUL
Alunos ULisboa e de outras instituições de ensino superior
Alunos pré-universitários (desde o 10.º ano de escolaridade)
Docentes de todas as áreas de ensino
Mínimo: 3
Máximo: 30
Início: 02/06/2015; Fim: 16/07/2015
terça-feira: 16h00 / 18h00
quinta-feira: 16h00 / 18h00
Responsável: Cristina Maria Negrão Abranches Guerreiro
Propina inscrição normal: 40,00€
inscrição normal combinada em mais do que um curso de Verão: 35,00€ (preço por curso)
inscrição com desconto (protocolos com o Centro de Estudos Clássicos): 35,00€
inscrição com desconto combinada em mais do que um curso de Verão: 32,50€ (preço por curso).
Objectivos
  • Aprender os elementos básicos do grego clássico;
  • Reconhecer a herança grega na formação do léxico do português.
Conteúdos
  • À descoberta do grego clássico: começando pelo alfabeto, este curso proporá uma aprendizagem de noções básicas de morfologia e sintaxe (casos e funções sintácticas; declinação do artigo, de substantivos de tema em alfa, ómicron e consoante oclusiva; adjectivos de 1ª classe; pronome relativo; flexão verbal – presente, futuro, imperfeito e aoristo no modo indicativo).
  • À descoberta do grego no vocabulário da língua portuguesa.
Metodologia Será proposta a análise e tradução de pequenos textos (e.g. excertos de fábulas de Esopo, do Novo Testamento e de Luciano), seleccionados em função das matérias a exercitar em cada aula, e acompanhados de introdução, notas e vocabulário. Para reforço da aprendizagem, duas horas de tutoria serão semanalmente asseguradas pela docente (em horário agendado na primeira aula, de acordo com a disponibilidade dos discentes).
Presenças 90% de assiduidade mínima
Avaliação Para o cálculo da avaliação final, serão tidas em consideração:
a) a participação nas actividades propostas ao longo da formação (20%);
b) a classificação obtida numa prova escrita final (80%).
Bibliografia A par dos textos analisados (sempre acompanhados de vocabulário), serão facultados os materiais indispensáveis à frequência do curso (apontamentos de gramática, exercícios, fascículo sobre herança grega na língua portuguesa).
Para desenvolvimento do trabalho proposto, será útil a aquisição de uma gramática (Manuel Alexandre Júnior, Gramática de Grego, Lisboa, Alcalá, 2003; William W. Goodwin, A Greek Grammar, London, Macmillan, 19872; E. Ragon, Grammaire Grecque, Paris, Ed. Gigord, 197614) e de um dicionário (A. Bailly, Dictionnaire de Grec-Français, Paris, Hachette, 1950 / Abrégé du Dictionnaire de Grec-Français, Paris, Hachette, 1969 ; H. G. Lidell – R. Scott, An intermediate Greek-English Lexicon, Oxford, Clarendon Press, 1968 / A Greek-English Lexicon, with a revised Supplement, Oxford, Clarendon Press, 1996; Franco Montanari, Vocabolario della Lingua Greca, Torino, Loescher Editore, 1995).
  descarregar ficha de inscrição