| Formação Cursos Livres

Introdução à Mitologia Grega

Vaso-de-Ulises-y-las-Sirenas-V-a.C
Curso de Verão
  O objectivo do curso é introduzir aos participantes no estudo do mito grego. Além de promover a aprendizagem dos principais mitos gregos, o curso propicia algumas reflexões sobre o conceito de mitologia grega e sobre a sua relação com a literatura e a religião. Também proporciona ferramentas para os estudantes ganharem autonomia na análise dos mitos usados em obras literárias e artísticas, assim como para desenvolverem uma interpretação crítica sobre estes relatos.

Destinatários: Alunos FLUL
Alunos ULisboa e de outras instituições de ensino superior
Alunos pré-universitários (desde o 10.º ano de escolaridade)
Docentes de todas as áreas de ensino
Vagas Mínimo: 3Máximo: 30
Início: 16/06/2015; Fim: 25/06/2015
segunda-feira: 10h00 / 14h00
terça a sexta-feira: 10h00 / 13h00
Responsável: Nereida Villagra Hidalgo
Propina inscrição normal: 40,00€
inscrição normal combinada em mais do que um curso de Verão: 35,00€ (preço por curso)
inscrição com desconto (protocolos com o Centro de Estudos Clássicos): 35,00€
inscrição com desconto combinada em mais do que um curso de Verão: 32,50€ (preço por curso).

Objectivos
  • Conhecer as principais tradições míticas (cosmogonia, teogonia e tradições heróicas) da cultura greco-romana, através da leitura de uma selecção de textos em tradução e da interpretação de materiais iconográficos.
  • Conhecer o modo como estas tradições têm sido transmitidas na Antiguidade e a sua influência na cultura europeia.
  • Conhecer a relação entre Mito e Religião Grega.
  • Conhecer os principais sistemas de interpretação da Mitologia.
  • Conhecer os recursos bibliográficos para iniciação ao estudo do Mito.
  • Redigir um comentário mitográfico e uma proposta interpretativa.
Conteúdos
  • A mitologia clássica: definição e fontes. Relação entre literatura e mitologia. O assunto dos mitos: deuses e heróis. Recursos bibliográficos: Dicionário de Mitologia de Pierre Grimal.
  • Os deuses gregos. Cosmogonia e teogonia. O panteão. Textos clássicos: Hesíodo, Acusilau, textos órficos. Recursos: Theoi.org.
  • Mitos heróicos: a guerra de Tróia, os nostoi e o ciclo micénico. Textos: Homero, Ésquilo. Recursos: GRIMM-DEMGOL.
  • Mitos heróicos: os Argonautas, o ciclo Tebano, mitos atenienses. Textos: Apolónio de Rodes, Sófocles, Apolodoro, Ferecides. Recursos: LIMC.
  • Mitos heróicos: Héracles, mitos argivos. Textos: Apolodoro, Acusilau, Ésquilo. Recursos: LIMC.
  • A mitologia clássica, a mitografia e a cultura europeia. Textos: Paléfato, Apolodoro, Antonino Liberal, Ovídio, Boccaccio. Recursos: Mythographica.
  • A mitologia e a religião gregas: mito e ritual. Textos Pausânias. Recursos: TesCRA.
  • O estudo da mitologia nos séculos XIX, XX e XXI: principais escolas interpretativas.
Metodologia Uma parte das aulas é dedicada à apresentação dos conteúdos teóricos e outra parte é dedicada à leitura de textos e à realização de exercícios individuais ou em grupo.
Presenças 75% de assiduidade mínima
Avaliação Trabalhos da aula e trabalho final de síntese.
Bibliografia Ch. Delattre (2005), Manuel de mythologie grecque, Paris.
F. Graf (1993), Greek Mythology: An Introduction, Baltimore.
P. Grimal (2009), Dicionário da mitologia grega e romana, Mem Martins.
S. Said, Approches de la mythologie grecque : lectures anciennes et modernes, Paris.
VVAA. (1981-20019), Lexicon Iconographicum Mythologiae Classicae, Dusseldorf.
VVAA. (2004-2006), Tesaurus cultus et rituum antiquorum, Los Angeles.
   descarregar ficha de inscrição