Mapa do Site    |    Pesquisa
| Investigação

Escritoras Portuguesas e Escrita Feminina em Portugal antes de 1900

Objectivos:

1. Proceder ao levantamento de dados relativos à presença de mulheres autoras no campo cultural em Portugal entre 1500 e 1900.

2. O levantamento contempla a) dados bibliográficos; b) dados biográficos; c) dados relativos à recepção que tiveram em vida, imediatamente após a sua morte e nos séculos seguintes; d) dados relativos ao uso do latim como língua de cultura por essas autoras; e) dados relativos à presença de marcas de conhecimento e utilizações da cultura clássica nas obras de escritoras deste período.

3. Organização e tratamento crítico dos dados reunidos.

4. Preparação de edições críticas de obras mais significativas.


Metodologia:

1. Elaboração de uma ficha-padrão de recolha dos dados de tipo a) b) c) e d) na qual estes surgem já agrupados por categorias.

2. Pesquisa em repertórios bibliográficos e bio-bibliográficos e em obras de referência.

3. Pesquisa de bibliografia actualizada sobre autoria, questões de género, escritoras ibéricas e escritoras europeias do Período Moderno.

4. O processo de análise crítica de dados é pautado por reuniões periódicas entre os investigadores conduzidas pelo Investigador Principal.


Primeiros Resultados:

1. Neste momento, graças ao trabalho desenvolvido pelos investigadores ligados ao projecto, aos bolseiros de iniciação científica e ao trabalho conjunto desenvolvido em colaboração com o projecto Portuguese Women Writers (PTDC/CLE-LLI/108508/2008) foram reunidas informações acerca de 600 escritoras activas neste período, das quais apenas 5% se encontram mencionadas nas Histórias da Literatura Portuguesa. Este levantamento permite repensar o papel das mulheres e a sua relação com a Cultura Clássica no campo cultural português antes de 1900.

2. O trabalho sobre os dados levantados levou já à elaboração de 2 teses de Mestrado de investigadores do CEC: Lígia Cabrita e José Félix Duque e de uma tese de Doutoramento que será entregue em Setembro de 2012 por Pedro Sena Lino.

3. O trabalho sobre estes dados levou à publicação de artigos em revista científicas nacionais e estrangeiras por membros do projecto.

4. O trabalho sobre estes dados tem sido regularmente apresentado em colóquios e reuniões científicas internacionais nomeadamente no âmbito da Acção COST IS 901 Women Writers in History de que a Investigadora Principal é Vice-Chair.

5. O levantamento destes dados contribuiu para alicerçar o programa de um seminário de Mestrado sobre «Mulheres e Cultura Escrita em Portugal nos secs XVI a XVIII» na Área de Cultura Portuguesa no Departamento de Literaturas Românicas nos anos lectivos de 2010-2011 e 2011-2012.

6. A visibilidade do trabalho desenvolvido no âmbito deste projecto do CEC levou ao convite, pela UNED de Madrid, para a criação conjunta de uma Revista de Escritoras Ibéricas cujo primeiro número será publicado em Dezembro de 2012.


Resultados Esperados:

1. Espera-se que a curto prazo os dados levantados sejam disponibilizados sob a forma de Base de Dados de acesso livre pesquisável através da Internet.

2. Espera-se, a partir de 2012, dar seguimento à publicação de edições críticas de obras relevantes de autoras portuguesas anteriores a 1900 sem edições disponíveis na colecção já criada pelo CEC em parceria com o IELT da FCSH «Cultura no Feminino».

3. Espera-se que a médio prazo a informação reunida venha a ser integrada nos manuais de História da Literatura Portuguesa, nos quais a percentagem de escritoras se situa entre os 3 a 4%, o que não corresponde à realidade histórica que a pesquisa realizada até agora permite reconstituir.


Investigadora Responsável

Vanda Anastácio