Mapa do Site    |    Pesquisa
| Investigação Projectos Nacionais

Santos e Milagres na Idade Média Portuguesa

Textos e cultura da pré-nacionalidade.

 

Lançamento da Colecção

 
7 de Dezembro de 2012 | 18:30
Auditório do Paço Episcopal (Porto)
 
Apresentação por
D. Manuel Clemente, Bispo do Porto
10 de Dezembro de 2012 | 18:00
Anfiteatro II da
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
 
Apresentação por
Prof. Doutor Pe. José Tolentino de Mendonça
Convite Porto Convite Lisboa
   
  
  

 

O Projecto
Do nosso quotidiano e do nosso imaginário fazem parte personagens que nos acompanham desde os primórdios da nossa nacionalidade. Por elas passamos todos os dias, tantas vezes sem sabermos exactamente quem foram, e mesmo sem nelas pensarmos, de tão familiares que são: São Vicente, Santa Justa, Santa Engrácia, Santa Eulália, São Sebastião (para nos cingirmos à mundividência de Lisboa). O presente projecto propõe-se constituir uma colecção de volumes que disponibilize ao público os textos matriciais e mais antigos sobre mártires e santos com culto na Antiguidade Tardia e Alta Idade Média em território que viria a ser Portugal. São textos de deslumbrante vivacidade e qualidade literária, traduzidos com o maior rigor científico, que farão o leitor curioso (vi)ver o quotidiano com outros olhos.
 
 

A Colecção
 
 
12 Volumes em publicação

1 S. Vicente
2 Santa Eulália
3 Santa Engrácia e S. Félix
4 S. Sebastião
5 Santa Justa e S. Cucufate
6 S. Julião
7 S. Lourenço
8 Santo Adrião e S. Manços
9 Santo Estêvão
10 S. Mamede e S. Jorge
11 S. Veríssimo, Máximo e Júlia e S. Cristóvão
12 S. Nicolau e Santiago

São Vicente
saber mais sobre as publicações  
 
 

 

A finalidade desta colecção é disponibilizar ao público os textos matriciais e mais antigos sobre mártires e santos com culto no território mais tarde português na Antiguidade Tardia e Alta Idade Média. São personagens do nosso quotidiano e do nosso imaginário, todas elas parte integrante da cultura portuguesa desde época medieval. Por elas passamos todos os dias, tantas vezes sem sabermos exactamente quem foram, e mesmo sem nelas pensar de tão familiares que são: São Vicente, Santa Justa, Santa Engrácia, Santa Eulália, São Sebastião (para nos cingirmos à mundividência de Lisboa)... São textos de deslumbrante vivacidade e qualidade literária, traduzidos com o maior rigor científico, que farão o leitor curioso (vi)ver o quotidiano com outros olhos.
 
DESCRIÇÃO GERAL
• Pequenos volumes com introdução, tradução do latim e notas.
• Os mártires/santos a contemplar serão: 
- Santo/mártir da pré-nacionalidade (antes de finais do século XII).
- Tradição textual hispânica anterior a finais do século XII (os textos hagiográficos serão preferencialmente as versões hispânicas).
- Culto em território português.
• Começar-se-á preferencialmente por mártires e santos com culto na diocese de Lisboa. Volumes inicialmente previstos: S. Vicente, Sta. Engrácia, Sta. Eulália (de Mérida), Sta. Justa e Sta. Rufina, S. Sebastião, S. Mamede, Sto. Estêvão, S. Cosme e S. Damião, Santiago, S. Torquato, S. Cucufate, Sto. Tirso, S. Frutuoso, S. Cipriano, Sta. Eufémia, S. Manços...
 
 
Director da Colecção
Prof. Doutor Paulo Farmhouse Alberto
Consultor Científico
Prof. Doutor Arnaldo do Espírito Santo
 
 
 

 

Investigador Responsável

Prof. Doutor Paulo Farmhouse Alberto