Mapa do Site    |    Pesquisa
| Investigação Projectos Internacionais

Epigraphica & Codicologica

 

Este projecto de investigação teve início em 1999, com a anuência e supervisão científica do então Director do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, Professor Doutor Aires Nascimento, trabalhando com autonomia e apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian. O objectivo deste projecto era a constituição de uma Base de Dados de Epigrafia Grega e Latina do território português. Com a progressão do trabalho, esta área de investigação tornou-se numa linha de acção do Centro de Estudos Clássicos, dirigida pelo Professor Doutor Aires Nascimento, que lhe acrescentou a vertente codicológica.

Da investigação desenvolvida ao longo destes anos, resultaram três catálogos epigráficos, dois temáticos e um catálogo de Museu, publicados pelo Centro de Estudos de Clássicos:
Epigrafia do território português I: epigrafia latina do Museu Municipal Hipólito Cabaço (Lisboa: Centro de Estudos Clássicos, 2001).
Epigrafia do território português II: inscrições gregas (Lisboa: Centro de Estudos Clássicos, 2001).
- Maria Manuela Alves Dias e Catarina Isabel Sousa Gaspar, Catálogo das inscrições paleocristãs do território português (Lisboa: Centro de Estudos Clássicos, 2006).
Estes três trabalhos têm o prefácio do coordenador da área.

Em 2009, foi defendida por Catarina Gaspar, investigadora desta área, uma tese de Doutoramento, na área de Linguística Latina, com base na investigação realizada sobre as inscrições paleocristãs do território português: Inscrições Paleocristãs do território português: contributo para o estudo do latim vulgar.

Os investigadores do projecto produzem investigação relativa ao estudo de materiais epigráficos em museus e autarquias, tendo já constituído sondagens de arquivo para o avanço do trabalho. Por outro lado, estão estabelecidos contactos com instituições e personalidades nacionais e estrangeiras para o desenvolvimento do trabalho futuro. Desde 2002 que integra o projecto internacional Fontes Epigraphici Religionis Celticae Antiquae (F.E.R.C.AN – Österreichischen Akademie der Wissenschaften).

O projecto desenvolve contactos e parcerias com diversas instituições nacionais, como o Campo Arqueológico de Mértola e o Museu Nacional de Arqueologia, entre outros, bem como, colaboração internacional em colóquios e encontros científicos nas áreas da epigrafia e da codicologia.

 


Equipa: