Mapa do Site    |    Pesquisa
| Publicações Euphrosyne

Orientações para a Preparação de Originais

 
 
 
 
 
1. Euphrosyne — Revista de Filologia Clássica, órgão do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, está aberta à colaboração da comunidade científica na área da filologia clássica, entendendo esta em sentido largoda diacronia da tradição, das áreas científicas específicas e respectivas disciplinas.
 
2. Os artigos poderão ser enviados por correio electrónico para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  ou para a morada do Centro de Estudos Clássicos.
 
3. Os originais enviados para publicação devem ser integralmente inéditos e não estar submetidos a outra entidade editorialou apresentados em repositórios, mesmo que institucionais; serão remetidos à Direcção de Euphrosyne em forma definitiva e apresentados segundo as normas da revista. Os trabalhos propostos para publicação são sujeitos a arbitragem científica dupla e anónima.
 
4. Serão aceites trabalhos para publicação até 31 de Janeiro do ano da publicação do volume; será dada informação sobre a aceitação da publicação até 31 de Julho.
 
5. O original será sempre apresentado electronicamente e em forma dupla: em documento de texto (Word/.doc(x) – pref.) e em PDF. Os caracteres não latinos devem ser apresentados em fonte unicode.
 
6. O artigo será encabeçado por:
 a) título (breve e explícito);
b) nome e apelidos do autor;
c) instituição académica ou científica a que está adstrito;
d) endereço electrónico;
e) resumo (não superior a 10 linhas) em língua inglesa;
f) indicação de três palavras-chave em língua inglesa.
 
7. A extensão recomendada para os artigos é de 10 páginas, não devendo ultrapassar 20 páginas de A4, a corpo 12 e duplo espaço.
 
8. Sistema de notas: fim de artigo (endnotes); numeração automática seguida. Na publicação, as notas de artigo sairão em fundo de página (footnotes).
 
9. Sistema de referências:
a) Não é permitida remissão para páginas do interior do artigo.
b) Referências (em nota):
Monografias: J. de ROMILLY, La crainte et l'angoisse dans le théâtre d'Eschyle, Paris, 1959, pp. 120-130 (casa editora mencionada apenas para edições antigas). Ou em 2.ª ref.: J. de Romilly, op. cit., p. 78.
Revistas: R. S. CALDWELL, "The Misogyny of Eteocles", Arethusa, 6, 1973, 193-231 (vol., ano, pp.). Ou em 2.ª ref.: R. S. CALDWELL, loc. cit.
Obras colectivas: G. CAVALLO, "La circolazione dei testi greci nell'Europa dell'Alto Medioevo", in J. Hamesse (ed.), Rencontres de cultures dans la Philosophie Médiévale – Traductions et traducteurs de l'Antiquité tardive au XIVe siècle, Louvain-la-Neuve, 1990, pp. 47-64.
c) Abreviaturas: Seguir-se-ão as abreviaturas convencionadas por ThLL, para autores latinos; Liddel-Scott-Jones, para autores gregos; Année Philologique, para títulos de revistas; para as abreviaturas mais comuns: p. / pp.;ed. / edd.; cf.; s.u.; supra; op. cit.; loc. cit.; uid.; a.C. / d.C. (em redondo).
d) Citações: Devem ser colocadas entre comas "..." (não as de textos gregos); os itálicos serão utilizados apenas para sublinhar palavras ou pequenas frases; as citações em latim ou em grego serão breves.
 
10. Eventuais figuras ou imagens serão de qualidade gráfica (de preferência no formato TIF, com a resolução mínima de 200 p.p.), fornecidas em suporte electrónico (como os originais) e com a indicação precisa da referência no texto e na ordem assim como do título (devem ser acautelados os direitos de reprodução por parte do autor do artigo).
 
11. Aos autores não será fornecido mais do que um jogo de provas; estas deverão ser devolvidas num prazo máximo de 7 dias. Em princípio, não serão permitidas alterações ao original.
 
12. Aos autores será fornecido um exemplar do volume e a versão electrónica do respectivo artigo.