O Humanismo Português e Europeu

no 5º centenário do Cicero Lusitanus, Jerónimo Osório (1515-1580)

Universidade de Coimbra | Universidade de Lisboa

9 e 10 de Dezembro de 2015

jeronimo web

Durante este ano de 2015 ocorre o 5.º centenário do nascimento de D. Jerónimo Osório, um dos maiores humanistas portugueses cuja obra, vasta e variada, foi mais lida por toda a Europa e mereceu uma repetida divulgação que atingiu, só na época do Renascimento, perto de 230 edições em cerca de 40 das principais cidades europeias. Além disso, a qualidade do seu latim levou os críticos do seu tempo a conceder-lhe o título de "Cícero Português".

Para celebrar a vida e obra deste autor, as universidades de Coimbra e de Lisboa promovem em 9 e 10 de Dezembro de 2015, respectivamente em Coimbra e Lisboa, um congresso consagrado ao humanismo português e europeu da época do Renascimento.

TAXA DE INSCRIÇÃO:
Oradores: 80 euros
Oradores – desconto: 40 euros
(estudante e membros das seguintes associações: Associação Portuguesa de Estudos Neolatinos, Associação Portuguesa de Estudos Clássicos, Associação de Professores de Latim e Grego, Fórum dos Amigos do Centro de Estudos Clássicos e Sociedade Portuguesa de Retórica)
Inscrição sem comunicação: 10 euros
(com direito a diploma de presença e documentação)

Comissão Científica

Aires Augusto Nascimento (U. Lisboa)
Ana María Tarrío (U. Lisboa)
António Díaz (U. Évora)
Arnaldo Espírito Santo (U. Lisboa)
Delfim Ferreira Leão (U. Coimbra)