Informações úteis

Transportes

O transporte público de Lisboa faz-se de autocarro/ônibus, eléctrico (Carris), metropolitano/metrô (Metro) ou comboio/trem (CP).

A Faculdade de Letras localiza-se no Campo Grande (freguesia de Alvalade); mesmo ao lado, funciona o Arquivo Nacional (Torre do Tombo) e muito perto localiza-se a Biblioteca Nacional de Portugal.
O acesso por transportes públicos é bastante simples e rápido.

Opção 1. Autocarro (ônibus). Paragem "Cidade Universitária"
Pode chegar à paragem (ponto de ônibus) junto da Faculdade nos autocarros da Carris:
731 (de Moscavide para Av. José Malhoa ou vice-versa).
Entre a Praça de Espanha (junto da qual se situam a Fundação Gulbenkian e o El Corte Inglés) e Sete Rios, a Avenida José Malhoa é onde se localizam diversos hotéis. O autocarro 731 passa em Sete Rios (onde fica o Jardim Zoológico, a rodoviária de Lisboa e a Embaixada do Brasil; metro: Jardim Zoológico; comboio: CP longo curso, Fertagus, CP regional e CP Lisboa, linhas de Sintra e da Azambuja) e, depois da Cidade Universitária, ainda passa no Aeroporto Humberto Delgado.

735 (do Hospital de Santa Maria para o Cais do Sodré ou vice-versa).
Passa na Estação de Santa Apolónia (comboio: CP longo curso, CP regional e CP Lisboa, linha da Azambuja), na Graça, Areeiro (comboio: Fertagus, CP Lisboa, linhas de Sintra e da Azambuja), Avenida de Roma. No Cais do Sodré, pode apanhar o eléctrico ou o comboio para Belém (linha de Cascais).

738 (da Quinta dos Barros para o Alto de Santo Amaro ou vice-versa).
Este autocarro passa no Hospital de Santa Maria antes de chegar à Cidade Universitária. No sentido inverso, faz um longo percurso, que começa para lá da Ponte 25 de Abril: Alcântara (comboio: duas estações, uma da linha de Cascais e outra linha da Azambuja, que passa em Entrecampos e Oriente), Santos, Assembleia da República, Estrela (onde, além do jardim, se situa a Basílica) e Largo do Rato (metro: Rato, o início da linha amarela). A partir daqui, circula nas avenidas onde existem muitos hotéis e faz um percurso que pode ser igualmente feito de metro: Rua Braamcamp (metro: Marquês de Pombal), Praça Marquês de Pombal, Av. Fontes Pereira de Melo (metro: Picoas), Saldanha (metro: Saldanha), Av. da República, Campo Pequeno (metro: Campo Pequeno) e Entrecampos (metro: Entrecampos; comboio: CP longo curso, Fertagus, CP regional e CP Lisboa, linhas de Sintra e Azambuja).

755 (de Sete Rios para Poço do Bispo ou vice-versa).
Partindo de junto do Jardim Zoológico (metro: Jardim Zoológico; comboio: Sete Rios: CP longo curso, Fertagus, CP regional e CP Lisboa, linhas de Sintra e da Azambuja), o autocarro passa na Universidade Católica e no Hospital de Santa Maria. Depois de passar na Cidade Universitária, circula por Alvalade.

À paragem poente do edifício da Reitoria da Universidade de Lisboa, chegam os autocarros que têm como destino a Cidade Universitária: o 764 (vindo da Damaia, com percurso por Benfica, Centro Comercial Colombo e Laranjeiras) e o 768 (vindo da Quinta de Alcoutins, passando por Sete Rios).
Consulte aqui o mapa de toda a rede de autocarros de Lisboa.

Opção 2. Metro. Estação "Cidade Universitária" (linha amarela)
A saída da estação de metro faz-se para Norte, seguindo as indicações "Faculdades da Universidade de Lisboa, Reitoria e Aula Magna". A Faculdade de Letras situa-se atrás do primeiro grande edifício à saída da estação de metro.
Consulte aqui o mapa e diagrama de toda a rede do Metro.

Opção 3. Táxi/Uber
Em Lisboa é relativamente fácil encontrar táxi, sobretudo junto de hotéis, estações de comboio, centros comerciais e hospitais. Existe ainda a opção Uber (ou outras aplicações similares), mais adequada a estrangeiros.

A aplicação Google Maps tem informações fiáveis sobre transportes (incluindo horários).

BILHETES
Todos os títulos de transporte são carregados em cartões magnéticos (chamam-se "Viva Viagem"), que custam 0,50€, podendo ser reutilizados durante o tempo em que estiver em Lisboa. Os cartões são pessoais e têm a duração de um ano. Compram-se em máquinas de venda automática em qualquer estação de metro ou de comboio.
O título de transporte para autocarro e Metro é o mesmo (bilhete Carris/Metro) e custa 1,50€ (e pode ser usado durante uma hora). Se a sua viagem não implicar o uso simultâneo de autocarro e metro, a forma mais económica é fazer um carregamento do "Viva Viagem" na modalidade "Zapping", pois o bilhete simples custa 1,33€ (metro), 1,35€ (autocarro), 1,90€ (comboio).
A validação do título de transporte é obrigatória: nas portas de acesso ao metro ou nas máquinas à entrada dos autocarros.
Outras informações sobre preços dos transportes: aqui.