Mapa do Site    |    Pesquisa
Início

 

Concurso para atribuição de

uma (1) Bolsa de Investigação(BI) BI_Centro Est Classicos_LACC2019

concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado

no âmbito do projecto LACC (Aquiles Tardio na Escola e na Corte), PTDC/LLT-LES/30930/2017

 

Edital 
Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação para Licenciado no âmbito do projecto LACC (Aquiles Tardio na Escola e na Corte), PTDC/LLT-LES/30930/2017, financiado por fundos nacionais através da FCT/MCTES, nas seguintes condições:
 
Área Científica: Estudos Clássicos
 
Requisitos de admissão:

Habilitação académica necessária: Licenciatura em Estudos Clássicos

Factores preferenciais:
- Bom conhecimento de grego clássico e/ou latim.
- Domínio de, pelo menos, mais uma língua oficial da União Europeia;

É esperado igualmente que os candidatos demonstrem intenção de se inscrever no Mestrado em Estudos Clássicos e de desenvolver uma tese que incida na recepção de Homero na antiguidade tardia e/ou na recepção de figuras mitológicas na antiguidade tardia e/ou na relação entre mitologia, retórica e religião na antiguidade tardia.

 

 
Plano de trabalhos:

- Identificação e análise de textos primários e literatura secundária;

- Criação de sumários dos materiais mais relevantes de forma a criar ligações temáticas entre as fontes textuais;

- Apoio a trabalhos de tradução das fontes para português.

 

 
 
Legislação e regulamentação aplicável:
Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica (Lei Nº. 40/2004, de 18 de Agosto); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP – em vigor (aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, publicado na II Série do Diário da República de 25 de junho de 2012, alterado e republicado pelo Regulamento nº 326/2013, publicado na II Série do Diário da República de 27 de julho de 2013 e alterado pelo Regulamento nº 339/2015, publicado na II Série do Diário da República de 17 de junho de 2015, e pelo Regulamento nº 137-A/2018, publicado na II Série do Diário da República de 27 de fevereiro de 2018) e Regulamento de Bolsas da Universidade de Lisboa, aprovado pela FCT,I.P, publicado por Despacho nº 6977/2015, no Diário da República, 2ª série, nº 120, de 23 de Junho e alterado e republicado por Despacho nº 3146/2019, no Diário da República, 2ª série, nº 57, de 21 de Março.
 
Local de exercício da actividade: As actividades relacionadas com a bolsa serão desenvolvidas no Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sob a orientação científica da Doutora Fotini Hadjittofi e/ou da Prof. Doutora Ana Maria dos Santos Lóio e/ou do Prof. Doutor William Dominik.
 
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em Setembro de 2019. O contrato de bolsa poderá ser eventualmente renovado durante a elegibilidade do projecto (de acordo com a legislação em vigor - Cf. Legislação e Regulamentação aplicável supra indicada).

Na sequência do procedimento para a atribuição da Bolsa, se a lista de ordenação final, devidamente homologada, contiver um número de candidatos aprovados superior ao do número de Bolsas a ocupar, é sempre constituída uma reserva de recrutamento interna, a qual é utilizada no prazo máximo de 18 meses contados da data da homologação da lista de ordenação final, quando haja necessidade de ocupação por desistência do/a bolseiro/a.

 
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 752,38 conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores). As bolsas serão pagas mensalmente por transferência bancária. A bolsa será paga mensalmente por transferência bancária. A este valor acresce o Seguro Social Voluntário, correspondente ao 1º escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o Seguro de Acidentes Pessoais.

O desempenho de funções a título de bolseiro é efectuado em regime de dedicação exclusiva, ao abrigo do Artº. 5º do Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica.

 
Métodos de selecção:
Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: Avaliação curricular e Proposta de tese de Mestrado na área do projecto, com a respectiva valoração de 70% e 30%.

a) Na avaliação curricular são considerados e ponderados os seguintes elementos: A Habilitação Académica ou nível de qualificação certificado pelas entidades competentes;

b) Factores Preferenciais previstos no aviso de abertura do concurso.

 

1.1. Tendo em conta as especiais características do lugar a concurso, a Avaliação Curricular (AC) será efectuada através da aplicação da seguinte fórmula:

1.2. AC = HA (60%) + FP (40%)

Em que:
HA = habilitações académicas;
FP = factores preferenciais.

As Habilitações Académicas (HA) graduar-se-ão de 10 a 20 valores, de acordo com os graus académicos de que os candidatos comprovem ser titulares, nos seguintes termos:

· Licenciatura na área = 10 valores
· Licenciatura na área com média igual ou superior a 14 = 15 valores
· Licenciatura na área com média igual ou superior a 16 = 20 valores

a) O critério Factores Preferenciais (FP), será avaliado do seguinte modo:

Bom conhecimento de grego clássico e/ou latim (10 valores);

Domínio de, pelo menos, mais uma língua oficial da União Europeia (declarado e/ou comprovado) (10 valores)

2. A Proposta de tese de Mestrado na área do projecto deverá ter a extensão máxima de duas páginas.

 
Composição do Júri de Selecção:
Doutora Fotini Hadjittofi (Presidente do Júri)
Prof. Doutora Ana Maria dos Santos Lóio (1º Vogal Efectivo)
Prof. Doutor William Dominik (2º Vogal Efectivo)
 
Forma de publicitação/notificação dos resultados:
Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de projecto de lista ordenada, afixada em local visível e público do Centro de Estudos Clássicos, e publicitada na página electrónica da FLUL domiciliada na Internet (http://www.letras.ulisboa.pt/pt/investigacao/bolsas-de-investigacao/bolsas-flul).

Do projecto de lista de classificação final podem os candidatos reclamar no prazo de 10 dias úteis contados da sua afixação/publicitação.

O candidato aprovado será notificado através de e-mail.

 
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas:
O concurso encontra-se aberto no período de 18 a 31 de Julho de 2019.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Certificado de Licenciatura, Proposta de tese (máximo duas páginas) e outros documentos comprovativos considerados relevantes pelo candidato.

As candidaturas poderão ser entregues pessoalmente ou remetidas por correio para o Centro de Estudos Clássicos, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Alameda da Universidade 1600-214 Lisboa, ou remetidas por correio electrónico para Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

 
Número de vagas:
 
Instituição de acolhimento: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa/Centro de Estudos Clássicos
 
 Anúncio no Portal EraCareers