Mapa do Site    |    Pesquisa
Início
topo

 Recursos Digitais
HTPonline cetbaseLogo opsis  Untitled-2 XVI XVII 1 TPC XVIII link Finalíssimo  
 Destaques - Actividades
convite leitura pirandello pelo ator sergio rubini - 11 de maio - cpia

Jornada e Exposição Pirandello em Portugal teatro &tc

Nos 150 anos do nascimento de Luigi Pirandello, o Centro de Estudos de Teatro (CET) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), em parceria com o Istituto Italiano di Cultura Lisbona, organiza um conjunto de actividades em torno da obra do autor italiano.
Entre outras iniciativas, no dia 29 de Maio, decorrerá uma jornada na sala D. Pedro V e, de 29 de Maio a 2 de Junho, estará patente uma exposição biblio-iconográfica no átrio da FLUL.
Para consultar o programa da iniciativa conjunta clique aqui e para consultar o programa do evento na FLUL clique aqui.

Captura de ecrã 2017-05-1 às 11.10.13 PM

Os espaços teatrais para a música na Europa do século XVIII
(Colóquio Internacional)

O Centro de Estudos de Teatro (CET) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa associa-se ao Centro de Estudos Musicais Setecentistas de Portugal na organização do colóquio internacional "Os espaços teatrais para a música na Europa do Século XVIII".
Este encontro, que terá lugar no Palácio de Queluz, de 30 de Junho a 2 de Julho de 2017, pretende promover o diálogo multidisciplinar em torno da especificidade e da heterogeneidade dos espaços para o espectáculo teatral na Europa de Setecentos.
Para consultar o programa do evento clique aqui.

CURSO LIVRE DIIA

Relações entre Literatura, Artes Visuais e Artes Performativas 
(Acção de Formação)

O Centro de Estudos de Teatro (CET) e o Centro de Estudos Comparatistas (CEC) organizam a Acção de Formação / Curso Livre "Relações entre Literatura, Artes Visuais e Artes Performativas no espaço português e ibero-americano".
O curso decorrerá de 10 a 14 de Julho de 2017, das 9h às 13h30 (excepto no dia 12 de Julho em que o horário é das 9h às 16h), na Cave B da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Para inscrições e consulta do programa clique aqui.

lab 1

Laboratório de Dramaturgia - 4ª edição

O Laboratório de Dramaturgia é uma iniciativa que pretende incentivar a criação de textos inéditos em língua portuguesa, associando escritores a um painel de artistas e académicos num trabalho conjunto que acompanha a escrita de uma peça de teatro.
Mais informações clique aqui. 

 Destaques - Publicações 
Pourceaugnac

Pourceaugnac, Comédia de Molière
José Camões, Marie-Noëlle Ciccia e Ariadne Nunes (ed.)

Apresentam-se neste volume o fac-símile do manuscrito e a transcrição da primeira tradução portuguesa conhecida da Comédia Monsieur de Pourceaugnac, de Molière. Esta tradução, anónima, tem-se conservado até hoje inédita nos fundos da Real Mesa Censória, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo de Lisboa.

capa vol 2 bios alfredo cortez 1

Alfredo Cortez
Sebastiana Fadda

O segundo volume da coleção «Biografias do Teatro Português» é dedicado a Alfredo Cortez (1880-1946), conhecido sobretudo como autor de Zilda, uma peça emblemática que, devido à temática abordada, tanto brado deu na sociedade lisboeta dos anos 20. Este foi o início da sua produção dramática, que compreende estéticas diversas e que merece ser revisitada, não só pela importância que teve na época, como pelo que revela do seu talento de dramaturgo.

Para mais informações clique aqui.

 site2  Théâtre: esthétique et pouvoir 

Tome 1 - Jacopo Masi, José Pedro Serra et Sofia Frade (coord.) 
Tome 2 - Bruno M. Henriques, José Camões et Maria João Almeida (coord.) 

 Privilegiada expressão estética, literária e filosófica, o teatro ocupa, desde a antiga Grécia, lugar central não apenas enquanto criação do espírito, que encerra em si o desenho das paixões humanas e dos mordazes risos que as podem acompanhar, mas também enquanto fenómeno político no qual é perceptível o pulsar da sociedade. Voz individual, de perplexidade ou de resistência, de troça ou de inquietação, mas também voz política e colectiva, porque na polis se enraíza e na polis imprime a sua força, a representação teatral é realidade complexa, objecto de múltiplas análises e perspectivas. Os presentes volumes pretendem constituir ocasião propícia a uma reflexão sobre o teatro nas suas múltiplas dimensões performativa, literária, filosófica, histórica, ideológica, política e social e a sua relação com as outras artes.

sinais de cena

Sinais de Cena
Série II, nº1

A revista Sinais de Cena foi fundada em 2004 por Carlos Porto, Luiz Francisco Rebello, Paulo Eduardo Carvalho e Maria Helena Serôdio, que a dirigiu até 2014. Durante esses dez anos manteve uma periodicidade semestral (Junho e Dezembro). Até ao número 10 (Dezembro de 2008) foi editada pela Campo das Letras. A publicação dos números 11 (Junho de 2009) a 22 (Dezembro de 2014), esteve a cargo da Húmus. A presente série II tem início em Junho de 2016 sob a chancela das edições Orfeu Negro. 

 Outros destaques

Programa em

Estudos de

Teatro

2016-2017

 Novo Apresentação do Microsoft Office PowerPoint - estrelas-page-001

 CARTAZ 


index.jpg

 Índices 

 O CET começa agora a disponibilizar alguns tipos de índices de interesse teatral.Já se encontram disponíveis os Índices de Teatro dos Periódicos de Rafael Bordalo Pinheiro e os Índices de espectáculos recenseados por Júlio César Machado n’A Revolução de Setembro e no Diário de notícias. Pode consultá-los nas Edições online das nossas Publicações.