Mapa do Site    |    Pesquisa
Início
topo

 Recursos Digitais
HTPonline cetbaseLogo opsis  Untitled-2 XVI XVII 1  Logo TPC XVIII 
 TPC XIX   Fausto-logotipo1.2.2
 Destaques - Actividades
 


Concurso para atribuição de 4 bolsas de doutoramento

 

Informamos que foi publicitado o concurso para a atribuição de 04 bolsas de Doutoramento na área de Estudos de Teatro do CET/FLUL, financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado entre a FCT e a Unidade de I&D (Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), (UIDP/00279/2020). 

O concurso está aberto entre 16 de Abril e 31 de Maio e  pode ser consultado na página da Faculdade de Letras da ULisboa e no site do Eracareers.

1456250 


Artigo no Jornal Público
"O imenso trabalho invisível do Centro de Estudos de Teatro"

O trabalho na investigação académica e artística é, muitas vezes, invisível. Mas, por vezes, há quem se detenha e o queira revelar um pouco. O crítico de teatro e jornalista Gonçalo Frota dedicou a "O imenso trabalho invisível do Centro de Estudos de Teatro" estas linhas. (Público, 06/04/2020, pp. 30 e 31).
Faltaria ainda acrescentar e corrigir algumas informações - da inteira responsabilidade do entrevistado e de alguma desactualização dos documentos enviados ao jornalista:
1) a CETbase é um projecto da Professora Maria Helena Serôdio, que o dirige, hoje, com as Professoras Sebastiana Fadda e Maria João Almeida;
2) a Linha de Investigação História do Teatro e do Espectáculo é hoje dirigida pelo Investigador José Pedro Sousa, que sucedeu aos Professores Maria João Almeida e José Camões; o título completo da obra de Maria Helena Serôdio, referida no artigo, é Financiar o Teatro em Portugal  - a actuação da Fundação Calouste Gulbenkian (1959-1999) (Lisboa, 2013).

Para ler o artigo clique aqui.

Creditos da Imagem: Estudos fisionómicos do actor Eduardo Brasão em A Madrugada, O Bibliotecário e na tragédia Hamlet (in O Branco e Negro).

SdC 1

Recensão Time Out Lisboa
Sinais de Cena, Série II, nº 3

Recensão ao terceiro número da revista Sinais de Cena (série II), dedicado ao tema "Teorias da Crítica". Texto de Rui Monteiro, Time Out Lisboa, 8 a 14 Agosto 2018, p.53.

Para ler a recensão clique aqui.

Moten Headshot 


ADIAMENTO
EXPANDED PRACTICES ALL OVER with Fred Motem & Friends 
Workshop A Defense of Two-Dimensionality

Em virtude da necessidade de prevenção e controlo de infecção pelo coronavírus Covid-19 o ciclo de encontros EXPANDED PRACTICES ALL OVER with Fred Motem & Friends e o Workshop A Defense of Two-Dimensionality, que deveriam ocorrer entre 1 e 15 de Abril será adiado. 
Este encontro será integralmente reprogramado no decorrer deste mesmo ano, em datas a anunciar logo que possível.
Para mais informação clique aqui.

 Inácio Ludgero - Bernardo Santareno a 16-05-1978 p 
© Inácio Ludgero 

ADIAMENTO | JORNADA SANTARENO

 Um autor, uma obra: Cruzamentos, Interrogações, Desafios.
 

O Centro de Estudos de Teatro decidiu associar-se às Comemorações Nacionais do Centenário do Nascimento de Bernardo Santareno, organizando uma Jornada de reflexão em torno da obra dramática deste autor e das mais recentes encenações a partir dela. Essa Jornada esteve prevista para o dia 21 de Abril na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, todavia, devido ao surto de COVID-19 ela será adiada para data a definir brevemente.

FB EVENTOS COR 28 Fev1 d2 

 ADIAMENTO | Encontros PERPHOTO 2020:

Performar o Arquivo | Performing the Archive

 

Por motivos de prevenção e controlo da infeção pelo coronavírus Covid-19, a 2ª sessão dos Encontros PERPHOTO foi adiada até data a anunciar oportunamente.

 

 

 

Candidaturas ao Doutoramento em Estudos de Teatro

Continua aberto até dia 31 de março o período de candidatura às 7 vagas oferecidas anualmente pelo curso de doutoramento em Estudos de Teatro. O curso tem a duração de dois anos e o seu plano de estudos inclui seminários de metodologias de investigação e de orientação preparando a redação da tese, workshops, bem como seminários em colaboração com o Centro de Estudos de Teatro em áreas de investigação aí desenvolvidas. Mais informação aqui.

As condições de admissão podem ser consultadas aqui

A lista com os candidatos admitidos será publicada a 15 de abril. Para mais informações contactar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

Para esta próxima edição do curso de doutoramento a ter início em setembro de 2020 serão oferecidas 4 bolsas para investigação a desenvolver pelo doutorando em articulação com as linhas de investigação do Centro de Estudos de Teatro, nas áreas de Genética Teatral, Arquivo e documentação em artes performativas e Prática como investigação/Investigação artística. Os candidatos deverãoconsultar o edital com as condições de candidatura que estará em breve disponível nos sites da FLUL e do Centro de Estudos de Teatro.

As candidaturas decorrerão entre 16 de abril e 31 de maio de 2020.

 

sinais de cena capa low grande 

 

Chamada de Artigos /Call for Articles / Appel à Contribution
(Revista Sinais de Cena) 

Está aberta a Chamada para Artigos para o número 5 da segunda série da revista Sinais de Cena, Revista de estudos de teatro e artes performativas: Dossiê Temático: Fernando Pessoa e as Artes Performativas  (Coord. Filipa Freitas e Jerónimo Pizarro) / Estudos Aplicados (sem um tema definido). Todos os textos devem ser enviados para:   Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

Mais informações 
aqui.

 

 Manifestações da Sexualidade no Teatro
(Call for Papers)

Encontra-se aberto o prazo para envio de propostas de artigos para o site MST (manifestações de sexualidade no teatro) –  http://mst.estudosteatro.pt/  
O MST- Manifestações de Sexualidade no Teatro é um site recém-criado e ainda sem divulgação pública, que visa a disseminação da investigação relacionada com Manifestações da sexualidade na performance teatral: efeitos e consequências de âmbito estético, ético e político da estimulação sensual e erótica através da exibição e do voyeurismo, contribuindo para o diálogo entre áreas de Teatro, Sociedade e Poder.
O objetivo é incluir neste site, agregado ao Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa os resultados de investigação científica no âmbito da sexualidade e a sua presença no teatro enquanto veículo político e/ou de ideologemas. Os artigos poderão ser escritos em inglês, em francês ou em português e serão sujeitos à apreciação dos membros do Conselho Editorial, através de um processo de peer-review.
Versão portuguesa aqui.
English version here.
Version française ici. 

Livros
sinais de cena capa low grande

Sinais de Cena, Série II, V.4
(2020)
 

A revista Sinais de Cena ocupa uma posição de destaque entre as publicações especializadas em teatro e artes performativas em Portugal. Fundada em 2004, inaugurou, em 2016, uma segunda série sob a chancela das edições Orfeu Negro, adquirindo periodicidade anual e uma distribuição mais ampla. 
O número quatro (Janeiro 2020) é dedicado ao tema «A Prática como Investigação», com a participação de vários autores nacionais e internacionais que se têm dedicado a questões relacionadas com a investigação académica e as práticas artísticas. Para além dos vários ensaios, críticas de teatro e recensões a obras de e sobre teatro, neste número destaca-se uma longa entrevista ao actor e encenador Pedro Gil e um portefólio dedicado ao histórico fotógrafo de teatro José Marques.

 

rastos luminosos

Rastos Luminosos em palcos do tempo:
Homenagem a Maria Helena Serôdio
(Org. Sebastiana Fadda e Maria João Almeida) 

Maria Helena Serôdio, Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem contribuído de forma determinante para o desenvolvimento dos Estudos Anglísticos e dos Estudos de Teatro em Portugal. A perspicácia do pensamento, a paixão generosa no ensino e na investigação, a mestria da escrita, o rigor exemplar e a interpelação exigente, têm constituído uma referência inquestionável para a comunidade.
Este livro reúne textos que lhe são oferecidos, como oportuno reconhecimento e merecida gratidão.

peet-87095-800x600

 Performing Ethos: 
International Journal of Ethics in Theatre & Performance 
(Volume 9, Issue 1)

This journal issue looks at ethical positions and qualities in artistic processes and aesthetic modalities of migrant representation in contemporary theatre and performance in Europe and beyond. The articles and interventionsespecially written for this issue discuss performances of migration as ethical spaces, looking at migrancy and performance within the triad of movement- identity- and communityThe journal issue is informed by the work of Migrant Dramaturgies Network, an international research network that explores emerging dramaturgies of theatrical responses to migration in light of recent migration and shifts in global politics and economics.
The journal issue is now available online and in print. Details and content at: https://www.intellectbooks.com/performing-ethos-international-journal-of-ethics-in-theatre-performance 

redefining-theatre-communities-front-cover-82079-800x600 

Redefining Theatre Communities
Szabolcs Musca

Redefining Theatre Communities explores the interplay between contemporary theatre and communities. It considers the aesthetic, social, and cultural aspects of community-conscious theatre-making. While doing so, the volume reflects on recent transformations in structural, textual, and theatrical conventions and traditions, and explores the changing modes of production and spectatorship in relation to theatre communities. The essays edited by Szabolcs Musca and Marco Galea present an array of emerging perspectives on the politics, ethics, and practices of community representation on the contemporary international theatre landscape. An international, interdisciplinary collection featuring work by theatre scholars, theatre-makers, and artistic directors from across Europe and beyond. Redefining Theatre Communities will appeal to those interested in the diverse forms of socially engaged theatre and performance.
Details and content at: https://www.intellectbooks.com/redefining-theatre-communities

img6

D. Maria Teles
João de Andrade Corvo
José Camões e Ana Isabel Vasconcelos (ed.)

No decurso do projecto Teatro proibido e censurado no século XIX em Portugal (https://teatroproibidoxix.letras.ulisboa.pt/), uma aturada pesquisa levou à identificação de um manuscrito existente no arquivo da Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema, intitulado D. Maria Teles.
Confrontado com o famoso parecer de Herculano foi possível perceber que se trata da peça de Andrade Corvo, numa versão reformulada, resultante das observações feitas no nesse parecer. É esse o texto, de que também o autorse ignorava, que se edita e publica.

António Pinheiro

Biografias de Francisco Palha e António Pinheiro
(Eugénia Vasques)

António Pinheiro Vol. 8 da Coleção "Biografias do Teatro Português" de Eugénia Vasques
António Pinheiro (1867-1943), considerado um dos atores portugueses mais inteligentes e instruídos da sua geração, é a personalidade recordada por Eugénia Vasques neste escrito biográfico. Apoiada em provas documentais, algumas das quais inéditas, a autora guia-nos pelo longo e riquíssimo percurso artístico de Pinheiro, recorda aspetos marcantes da sua vida pessoal, sublinha o seu empenho na luta associativa em defesa dos profissionais de teatro, tudo isto inserido num contexto social e profissional que nos permite avaliar a relação de Pinheiro com os seus pares bem como o seu posicionamento relativamente às tendências estéticas da época. 
Competências múltiplas, espírito versátil e trabalho afincado fizeram com que a sua presença no teatro fosse além da representação, tendo desempenhado as funções de diretor de cena, ensaiador, marcador de peças e «metteur-en-place». Ainda ligado à atividade teatral, foi professor do Conservatório, onde deu a sua última aula aos 70 anos.

Francisco Palha

Biografias de Francisco Palha
(Levi Martins)

Francisco Palha Vol. 7 da Coleção "Biografias do Teatro Português" de Levi Martins
O sétimo volume desta coleção é dedicado a Francisco Palha (1827-1890), o principal promotor da construção do Teatro da Trindade, de Lisboa, e o seu primeiro empresário. Apesar da reconhecida importância deste seu empreendimento, que em 2017 celebrou 150 anos de existência, houve todo um percurso anterior, até agora esquecido, e que explica o sucesso então alcançado com aquela nova sala de teatro.
A forma intimista como o autor nos aproxima da vida do biografado e o tom pessoal da sua escrita fazem desta leitura uma agradável descoberta de um homem de teatro, cujo discreto lugar na nossa memória coletiva não corresponde, de todo, à real importância das suas ações.

 Outros destaques

Programa em

Estudos de

Teatro

2019-2020

saigon 2 caroline

 Índices

index.jpg

 Índices 

 O CET começa agora a disponibilizar alguns tipos de índices de interesse teatral.Já se encontram disponíveis os Índices de Teatro dos Periódicos de Rafael Bordalo Pinheiro e os Índices de espectáculos recenseados por Júlio César Machado n’A Revolução de Setembro e no Diário de notícias. Pode consultá-los nas Edições online das nossas Publicações.

 
 

 7b883aa3-480f-4408-9f1a-bcb9e451336b    5e4b3f67-cd3b-4286-8e10-a94a9746327b

subvscrever
facebook