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 Destaques - Actividades
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 Conferência e Seminário
Cecília Salles
(PUC-São Paulo) 

O Centro de Estudos de Teatro está a organizar uma conferência dedicada ao tema Crítica de Processo de Criação, com a Prof. Doutora Cecília Salles da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esta conferência decorrerá no dia 12 de Outubro de 2018, pelas 15h00 na sala B.3 da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Em parceria com o Programa de Estudos de Teatro decorrerá ainda uma conferência integrada no seminário de Genética Teatra, dedicada ao tema Criação como Rede em Construção no dia 13 de Outubro pelas 10h00, na sala 2.18 da FLUL.
Para mais informação clique aqui.

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Apresentação Pública
Projecto ENTRIB - Entremezes Ibéricos: Inventariação, Edição e Estudo

O Centro de Estudos de Teatro convida a estar presente na apresentação pública do projecto ENTRIB - Entremezes ibéricos: inventariação, edição e estudo, que terá lugar no próximo dia 21 de Setembro de 2018, às 10.30h, na sala B III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
A sessão contará com a presença dos membros da equipa: José Camões (coordenador), Abraham Madroñal (vice-coordenador), Teresa Araújo, José Javier Rodríguez Rodríguez, Maria João Almeida, María Rosa Álvarez Sellers e Ariadne Nunes.

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Sinais de Cena
(Call for Papers)

Sinais de cena é uma revista especializada em teatro e artes performativas, editada pelo Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa em colaboração com a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro. Fundada em 2004, foi dirigida por Maria Helena Serôdio e mantida durante uma década por um grupo de investigadores e críticos de diferentes instituições nacionais, com uma periodicidade semestral regular até 2014. O primeiro número da segunda série da revista foi lançado em Junho de 2016, sob a chancela da Editora Orfeu Negro.
Está aberta a chamada para artigos para a nova edição da revista é até 15 de Outubro de 2018. As secções “Dossiê Temático” e “Estudos Aplicados” têm arbitragem científica.
Para mais informações clique aqui.

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Migrations: Harbour Europe
(Call for Plays) 

LegalAliens Theatre in collaboration with Migrant Dramaturgies Network is looking for plays by EU-based playwrights on the theme of Migrations: Harbour Europe. We are encouraging submissions that address and reflect on the broad topic of migration and Europe. While we acknowledge the importance of documentary/ verbatim plays that deal directly with migratory identities and experiences, this CfP wishes to attract original, bold and imaginative scripts which fully embrace theatricality and offers creative/ aesthetic alternatives for (re)imagining migrancy in Europe today.
We welcome plays that challenge stereotypes, clichés and dominant narratives of migration. The call is intentionally broad and can be approached literally, metaphorically or abstractly. This is to allow writers to interpret the theme widely. Yet, playwrights might wish to reflect on some relevant questions, such as: How recent geopolitical and economic events affected people’s perception of Europe? What is the relationship between those who arrive and those who reside, i.e. migrants and host communities? Who is the other and what it means to be a foreigner? How is ‘Fortress Europe’ seen from the outside? What is home?
We particularly encourage submissions from strong female voices and playwrights who identify as migrants or of migrant descent (including those born in an EU country but living in another or born outside the EU but currently living/working in Europe).
In order to see the full call for plays please click here.

 

 

Permissão para comunicações do Centro de Estudos de Teatro - CET

A partir do dia 25 de maio, entrará em vigor em todos os países da União Europeia uma nova legislação sobre a proteção de dados: o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD). O RGPD define a forma como as empresas terão de tratar os dados pessoais e assegurar a privacidade das pessoas de agora em diante.
Se pretende continuar a receber a newsletter e outras comunicações via e-mail do Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa, pedimos que proceda à sua autorização através do preenchimento deste formulário.
Só com o consentimento expresso, poderemos continuar a fazer a divulgação das atividades do CET.
Informamos que em qualquer altura poderá pedir para deixar de receber comunicações do CET.
Os contactos fornecidos servirão apenas para o fim declarado. 

 

Manifestações da Sexualidade no Teatro/ Manifestations of Sexuality in Theatre
(Call for Papers)

Encontra-se aberto o prazo para envio de propostas de artigos para o site MST (manifestações de sexualidade no teatro) -  http://mst.estudosteatro.pt/
O MST- Manifestações de Sexualidade no Teatro é um site recém-criado e ainda sem divulgação pública, que visa a disseminação da investigação relacionada com Manifestações da sexualidade na performance teatral: efeitos e consequências de âmbito estético, ético e político da estimulação sensual e erótica através da exibição e do voyeurismo, contribuindo para o diálogo entre áreas de Teatro, Sociedade e Poder.
O objetivo é incluir neste site, agregado ao Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa os resultados de investigação científica no âmbito da sexualidade e  da presença desta no teatro, enquanto veículo político e/ou de ideologemas. Os artigos poderão ser escritos em inglês ou em português e serão sujeitos à apreciação dos membros do Conselho Editorial, através de um processo de peer-review.
Versão portuguesa em anexo

MST site (manifestations of sexuality in theatre) invites submissions to be published -   http://mst.estudosteatro.pt
MST-Manifestations of Sexuality in Theater is a newly created site and still without public disclosure, which aims to disseminate research related to Manifestations of sexuality in theatrical performance: effects and consequences of the aesthetic, ethical and political scope of sensual and erotic stimulation through the exhibition and voyeurism, contributing to the dialogue between areas of Theater, Society and Power.
The objective is to include in this site, linked to the Center for Studies of Theater of the University of Lisbon, the results of scientific research in the field of sexuality and its presence in the theater as a political vehicle. The articles may be written in English or Portuguese and will be subject to the appreciation of the members of the Editorial Board, through a peer-review process.
English version attached

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Migrant Dramaturgies Network
Szabolcs Musca

Happy to announce a new international research network in the area of theatre and migration. Migrant Dramaturgies Network is a platform for exchange and knowledge sharing between academics, theatre-makers and organisations involved in migrant theatre on various levels of artistic and cultural creation and development.
We aim to explore emerging dramaturgies of theatrical responses to migration in light of recent migration and shifts in global politics and economics. We wish to map new theatrical forms of migrant representation and identify their impacts on national theatre cultures in shaping the perception of non-European migrants and migrant cultures.
As a collaborative venture, we are planning to facilitate research meetings, workshops and various outreach programmes together with international partner organisations and theatre-makers in order to bring together academic and practitioners’ perspectives and expand understanding on migration and theatre.
For more details on the network board and upcoming research meetings, please follow our microblog at: https://migrantdramaturgies.tumblr.com/ 

Livros
Sinais de Cena s2v3

Sinais de Cena
Série II, nº3

A revista Sinais de Cena foi fundada em 2004 por Carlos Porto, Luiz Francisco Rebello, Paulo Eduardo Carvalho e Maria Helena Serôdio, que a dirigiu até 2014. Durante esses dez anos manteve uma periodicidade semestral (Junho e Dezembro). Até ao número 10 (Dezembro de 2008) foi editada pela Campo das Letras. A publicação dos números 11 (Junho de 2009) a 22 (Dezembro de 2014), esteve a cargo da Húmus. A presente série II tem início em Junho de 2016 sob a chancela das edições Orfeu Negro.
O número de 2018 é dedicado ao tema «Teorias da Crítica», com a participação de vários críticos internacionais e nacionais, tais como José Maria Vieira Mendes, Francesca Rayner, Luiz Fernando Ramos, Diana Damian-Martin, José Alberto Ferreira e Gustavo Vicente, entre outros. Para além de vários ensaios sobre artes performativas, neste número destaca-se uma longa entrevista à bailarina e coreógrafa Marlene Monteiro Freitas e um portefolio dedicado ao trabalho cenográfico da malavoadora.
Para comprar clique aqui.
 

SB - Cópia

Biografia de Sousa Bastos
(Paula Magalhães)

O quinto volume desta coleção é dedicado a António de Sousa Bastos (1844-1911), um nome conhecido sobretudo pelo seu legado enquanto historiador e memorialista, autor de obras de referência como o Dicionário do Teatro Português ou a Carteira do Artista. Mas, apesar do inegável valor desta herança, há toda uma vida dedicada ao teatro que Paula Gomes Magalhães nos dá a conhecer nesta biografia, fruto da sua aturada investigação.
Jornalista, editor, redator, livreiro, autor, dramaturgo, ensaiador e empresário, eis as múltiplas funções desempenhadas por este vulto do teatro português. Apreciador de um teatro que sobretudo valorizava a componente feérica e divertida do espetáculo, Sousa Bastos especializou-se num novo género, a «Revista», estabelecendo-lhe um formato que chegou aos nossos dias, com poucas alterações.
A par da história profissional de Sousa Bastos, é-nos revelado, nas páginas deste livro, o seu percurso pessoal, os seus amores e desamores, e o momento em que, preterindo a espanhola Pepa Ruiz, se enleva pela jovem atriz Maria da Conceição — futura Palmira Bastos —, iniciando uma ligação cúmplice, no teatro e na vida, que durará até à morte do empresário.

 intensified bodies

Intensified Bodies
From the Performing Arts in Portugal

Com a coordenação de Gustavo Vicente e o apoio do Centro de Estudos de Teatro, acaba de ser publicado pela Peter Lang o livro Intensified Bodies from the Performing Arts in Portugal. Centrado na presença e representação do corpo em cena, esta colecção de artigos aprofunda de forma transversal questões políticas, antropológicas e filosóficas sobre as artes performativas hoje.
Para mais informações clique aqui.

sinais de cena 

 Sinais de Cena
Série II, nº2 

A revista Sinais de Cena foi fundada em 2004 por Carlos Porto, Luiz Francisco Rebello, Paulo Eduardo Carvalho e Maria Helena Serôdio, que a dirigiu até 2014. Durante esses dez anos manteve uma periodicidade semestral (Junho e Dezembro). Até ao número 10 (Dezembro de 2008) foi editada pela Campo das Letras. A publicação dos números 11 (Junho de 2009) a 22 (Dezembro de 2014), esteve a cargo da Húmus. A presente série II tem início em Junho de 2016 sob a chancela das edições Orfeu Negro.

 site2  Théâtre: esthétique et pouvoir 

Tome 1 - Jacopo Masi, José Pedro Serra et Sofia Frade (coord.) 
Tome 2 - Bruno M. Henriques, José Camões et Maria João Almeida (coord.) 

 Privilegiada expressão estética, literária e filosófica, o teatro ocupa, desde a antiga Grécia, lugar central não apenas enquanto criação do espírito, que encerra em si o desenho das paixões humanas e dos mordazes risos que as podem acompanhar, mas também enquanto fenómeno político no qual é perceptível o pulsar da sociedade. Voz individual, de perplexidade ou de resistência, de troça ou de inquietação, mas também voz política e colectiva, porque na polis se enraíza e na polis imprime a sua força, a representação teatral é realidade complexa, objecto de múltiplas análises e perspectivas. Os presentes volumes pretendem constituir ocasião propícia a uma reflexão sobre o teatro nas suas múltiplas dimensões performativa, literária, filosófica, histórica, ideológica, política e social e a sua relação com as outras artes.

Financiar-teatro 

Financiar o Teatro em Portugal: a actuação da Fundação Calouste Gulbenkian (1959-1999)
Maria Helena Serôdio
 

«Além de, como era seu propósito, apresentar a acção da Fundação Calouste Gulbenkian no seu continuado apoio ao teatro, desde - praticamente - a sua criação até ao ano 2000, este livro mostra-nos, em negativo, o que teria sido a prática teatral em Portugal sem a sua intervenção.
Ao cruzar as numerosas e tão diversificadas formas dessa intervenção com o quadro mais lato que nos é permitido pela pesquisa na CETbase, ficam poucas dúvidas de que o apoio ao teatro pela FCG foi conduzido em termos programáticos, com finalidades precisas e com uma permanente avaliação dos resultados, não numa perspectiva economicista como aquela que hoje contamina todas as instituições, estatais ou mecenáticas, mas numa perspectiva humanista, quero dizer, ainda iluminista por acreditar no progresso e na civilização da humanidade.»

 Maria João Brilhante (in Posfácio)

O livro está disponível para consulta em formato e-book (clique aqui) 

 Outros destaques

Programa em

Estudos de

Teatro

2018-2019


PET

 Índices

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 Índices 

 O CET começa agora a disponibilizar alguns tipos de índices de interesse teatral.Já se encontram disponíveis os Índices de Teatro dos Periódicos de Rafael Bordalo Pinheiro e os Índices de espectáculos recenseados por Júlio César Machado n’A Revolução de Setembro e no Diário de notícias. Pode consultá-los nas Edições online das nossas Publicações.

 

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