Mapa do Site    |    Pesquisa
Início
topo

 Recursos Digitais
HTPonline cetbaseLogo opsis  Untitled-2 XVI XVII 1 TPC XVIII link Finalíssimo  
 Destaques - Actividades
 

Manifestações da Sexualidade no Teatro/ Manifestations of Sexuality in Theatre
(Call for Papers)

Encontra-se aberto o prazo para envio de propostas de artigos para o site MST (manifestações de sexualidade no teatro) -  http://mst.estudosteatro.pt/
O MST- Manifestações de Sexualidade no Teatro é um site recém-criado e ainda sem divulgação pública, que visa a disseminação da investigação relacionada com Manifestações da sexualidade na performance teatral: efeitos e consequências de âmbito estético, ético e político da estimulação sensual e erótica através da exibição e do voyeurismo, contribuindo para o diálogo entre áreas de Teatro, Sociedade e Poder.
O objetivo é incluir neste site, agregado ao Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa os resultados de investigação científica no âmbito da sexualidade e  da presença desta no teatro, enquanto veículo político e/ou de ideologemas. Os artigos poderão ser escritos em inglês ou em português e serão sujeitos à apreciação dos membros do Conselho Editorial, através de um processo de peer-review.
Versão portuguesa em anexo

MST site (manifestations of sexuality in theatre) invites submissions to be published -   http://mst.estudosteatro.pt
MST-Manifestations of Sexuality in Theater is a newly created site and still without public disclosure, which aims to disseminate research related to Manifestations of sexuality in theatrical performance: effects and consequences of the aesthetic, ethical and political scope of sensual and erotic stimulation through the exhibition and voyeurism, contributing to the dialogue between areas of Theater, Society and Power.
The objective is to include in this site, linked to the Center for Studies of Theater of the University of Lisbon, the results of scientific research in the field of sexuality and its presence in the theater as a political vehicle. The articles may be written in English or Portuguese and will be subject to the appreciation of the members of the Editorial Board, through a peer-review process.
English version attached

FINAL CARTAZ MAIO 02 Easy-Resize.com

 A presença do texto na dança e no teatro contemporâneos: do centro à margem da cena
(Colóquio Internacional)

O século XX foi testemunha de múltiplas alterações estéticas e processuais no campo do teatro, nomeadamente na estreita e complexa relação entre o texto teatral e a encenação.
O drama (entre crise e emancipação) foi sendo moldado pelas vanguardas teatrais modernistas e pós-modernistas que deixaram como legado a reinvenção de um fazer teatral. O diálogo que encenadores e dramaturgos estabeleceram com os demais géneros artísticos, em particular com as artes visuais ou com a dança, obrigou o teatro a revisitar a sua herança e a abrir-se a novas metodologias e práticas de criação, fomentadas pelos inventores (e seguidores) de um teatro afastado da centralidade do drama aristotélicohegeliano. Os fragmentos, monólogos, as micro-ficções, os textos-materiais e outras formas textuais, definem hoje o corpo de um drama profundamente renovado, que ocupa e contamina, já não o centro, mas as margens dos processos e dos objectos teatrais.
Este colóquio internacional, que decorrerá entre 24 e 26 de Maio, procura oferecer um espaço dedicado à reflexão desse movimento, através da análise de processos, metodologias e objectos teatrais e coreográficos. Com vista à partilha de perspectivas e olhares críticos sobre a presença da literatura (no seu sentido mais amplo) na dança e no teatro contemporâneos, o colóquio pretende reforçar o diálogo entre as duas disciplinas artísticas e os seus respectivos domínios de investigação académica, através do lugar do texto.
Para saber mais clique aqui.

 

 

 

Abertura de Bolsa de Iniciação Científica (BIC) 

Encontra-se aberto concurso para atribuição de (1) Bolsa de Iniciação Científica (BIC) no âmbito do projecto do Centro de Estudos de Teatro, (UID/0029/2013), financiada por fundos nacionais através da FCT/MCTES.
As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através de correio electrónico, para    Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar , ao cuidado do Professor Doutor José Camões até ao dia 13 de Abril de 2018. 
Para consultar a abertura de concurso clique aqui.

migrant dramaturgies image

Migrant Dramaturgies Network
Szabolcs Musca

Happy to announce a new international research network in the area of theatre and migration. Migrant Dramaturgies Network is a platform for exchange and knowledge sharing between academics, theatre-makers and organisations involved in migrant theatre on various levels of artistic and cultural creation and development.
We aim to explore emerging dramaturgies of theatrical responses to migration in light of recent migration and shifts in global politics and economics. We wish to map new theatrical forms of migrant representation and identify their impacts on national theatre cultures in shaping the perception of non-European migrants and migrant cultures.
As a collaborative venture, we are planning to facilitate research meetings, workshops and various outreach programmes together with international partner organisations and theatre-makers in order to bring together academic and practitioners’ perspectives and expand understanding on migration and theatre.
For more details on the network board and upcoming research meetings, please follow our microblog at: https://migrantdramaturgies.tumblr.com/ 

Livros
SB - Cópia

Biografia de Sousa Bastos
(Paula Magalhães)

O quinto volume desta coleção é dedicado a António de Sousa Bastos (1844-1911), um nome conhecido sobretudo pelo seu legado enquanto historiador e memorialista, autor de obras de referência como o Dicionário do Teatro Português ou a Carteira do Artista. Mas, apesar do inegável valor desta herança, há toda uma vida dedicada ao teatro que Paula Gomes Magalhães nos dá a conhecer nesta biografia, fruto da sua aturada investigação.
Jornalista, editor, redator, livreiro, autor, dramaturgo, ensaiador e empresário, eis as múltiplas funções desempenhadas por este vulto do teatro português. Apreciador de um teatro que sobretudo valorizava a componente feérica e divertida do espetáculo, Sousa Bastos especializou-se num novo género, a «Revista», estabelecendo-lhe um formato que chegou aos nossos dias, com poucas alterações.
A par da história profissional de Sousa Bastos, é-nos revelado, nas páginas deste livro, o seu percurso pessoal, os seus amores e desamores, e o momento em que, preterindo a espanhola Pepa Ruiz, se enleva pela jovem atriz Maria da Conceição — futura Palmira Bastos —, iniciando uma ligação cúmplice, no teatro e na vida, que durará até à morte do empresário.

 intensified bodies

Intensified Bodies
From the Performing Arts in Portugal

Com a coordenação de Gustavo Vicente e o apoio do Centro de Estudos de Teatro, acaba de ser publicado pela Peter Lang o livro Intensified Bodies from the Performing Arts in Portugal. Centrado na presença e representação do corpo em cena, esta colecção de artigos aprofunda de forma transversal questões políticas, antropológicas e filosóficas sobre as artes performativas hoje.
Para mais informações clique aqui.

sinais de cena 

 Sinais de Cena
Série II, nº2 

A revista Sinais de Cena foi fundada em 2004 por Carlos Porto, Luiz Francisco Rebello, Paulo Eduardo Carvalho e Maria Helena Serôdio, que a dirigiu até 2014. Durante esses dez anos manteve uma periodicidade semestral (Junho e Dezembro). Até ao número 10 (Dezembro de 2008) foi editada pela Campo das Letras. A publicação dos números 11 (Junho de 2009) a 22 (Dezembro de 2014), esteve a cargo da Húmus. A presente série II tem início em Junho de 2016 sob a chancela das edições Orfeu Negro.

 site2  Théâtre: esthétique et pouvoir 

Tome 1 - Jacopo Masi, José Pedro Serra et Sofia Frade (coord.) 
Tome 2 - Bruno M. Henriques, José Camões et Maria João Almeida (coord.) 

 Privilegiada expressão estética, literária e filosófica, o teatro ocupa, desde a antiga Grécia, lugar central não apenas enquanto criação do espírito, que encerra em si o desenho das paixões humanas e dos mordazes risos que as podem acompanhar, mas também enquanto fenómeno político no qual é perceptível o pulsar da sociedade. Voz individual, de perplexidade ou de resistência, de troça ou de inquietação, mas também voz política e colectiva, porque na polis se enraíza e na polis imprime a sua força, a representação teatral é realidade complexa, objecto de múltiplas análises e perspectivas. Os presentes volumes pretendem constituir ocasião propícia a uma reflexão sobre o teatro nas suas múltiplas dimensões performativa, literária, filosófica, histórica, ideológica, política e social e a sua relação com as outras artes.

Financiar-teatro 

Financiar o Teatro em Portugal: a actuação da Fundação Calouste Gulbenkian (1959-1999)
Maria Helena Serôdio
 

«Além de, como era seu propósito, apresentar a acção da Fundação Calouste Gulbenkian no seu continuado apoio ao teatro, desde - praticamente - a sua criação até ao ano 2000, este livro mostra-nos, em negativo, o que teria sido a prática teatral em Portugal sem a sua intervenção.
Ao cruzar as numerosas e tão diversificadas formas dessa intervenção com o quadro mais lato que nos é permitido pela pesquisa na CETbase, ficam poucas dúvidas de que o apoio ao teatro pela FCG foi conduzido em termos programáticos, com finalidades precisas e com uma permanente avaliação dos resultados, não numa perspectiva economicista como aquela que hoje contamina todas as instituições, estatais ou mecenáticas, mas numa perspectiva humanista, quero dizer, ainda iluminista por acreditar no progresso e na civilização da humanidade.»

 Maria João Brilhante (in Posfácio)

O livro está disponível para consulta em formato e-book (clique aqui) 

 Outros destaques

Programa em

Estudos de

Teatro

2018-2019


PET

 Índices

index.jpg

 Índices 

 O CET começa agora a disponibilizar alguns tipos de índices de interesse teatral.Já se encontram disponíveis os Índices de Teatro dos Periódicos de Rafael Bordalo Pinheiro e os Índices de espectáculos recenseados por Júlio César Machado n’A Revolução de Setembro e no Diário de notícias. Pode consultá-los nas Edições online das nossas Publicações.