Mapa do Site    |    Pesquisa
| Projectos
topo
  

Projectos

 

Projectos financiados em curso

TEATRO PROIBIDO E CENSURADO EM PORTUGAL NO SÉC.XIX 

Entidade financiadora: Fundação Calouste Gulbenkian
Investigador Responsável: José Camões
Duração: 04-09-2017 a 03-09-2018 (12 meses)
Financiamento: 7.000,00euros
Resumo: O projecto tem como objectivo a identificação dos textos de teatro submetidos às instâncias censórias do séc. XIX (sobretudo a Censura Teatral, o Conselho Dramático e a Inspecção Geral dos Teatros) que viram negadas as licenças ou foram objecto de censura parcial, com consequente reescrita em virtude de recomendações dos censores, e que subsistiram até hoje. Após a inventariação, são transcritos os pareceres negativos , com a identificação dos censores, aferindo a qualidade da censura – estética, moral, política, e e publicados na pagina do projecto na internet.Posteriormente, será  editado um reduzido número dos textos que foram proibidos ou censurados, cujos manuscritos chegaram até nós, como ensaio para a sua publicação integral. O projecto assume-se como contributo importante não só para a história do teatro, da literatura e da língua, mas também para a história das mentalidades.

CETDRAMA.PT

Entidade financiadora Fundação para a Ciência e a Tecnologia
(Projecto Exploratório - IF/01260/2012/CP0190/CT0004)
Investigador Responsável: Sebastiana Fadda
Duração: 03-06-2013 a 02-06-2018 (5 anos)
Financiamento: 50.000,00euros
Resumo: Criação duma base de dados sobre dramaturgia portuguesa contemporânea dos séculos XX e XXI, segundo dois eixos temáticos: Dicionário de Autores e Thesaurus de Peças. A base de dados tem etiquetas multilingues (pt/en/fr) e acolhe informação e materiais sobre dramaturgia portuguesa de 1900 aos nossos dias. Os dois eixos temáticos pretendem estimular um conhecimento abrangente sobre os dramaturgos e a sua obra. No caso de uma seleção significativa de autores, irão estar disponíveis biobibliografias em português e em inglês, bem como sinopses de peças representativas da sua produção. São desenvolvidos campos que reúnem dados sobre: redação de peças, publicações, manuscritos e dáctilo-escritos, traduções, bibliografias geral e específica, constando nesta última estudos e documentos vários, analíticos, gráficos e críticos. Em notas e observações são fornecidas pistas diversas para exploração de campos relacionados com existências no âmbito do historial de espetáculos, iconografia, vídeo e sonoro, inclusive através de ligações úteis (com as bases do CET e os Arquivos da RTP, entre outras). Uma importante amostra de documentos em formato digital complementa a base, surgindo como estímulo suplementar para os utilizadores levarem mais longe o seu interesse e curiosidade sobre a dramaturgia portuguesa contemporânea.

TEEN - THEATRE EUROPEAN ENGAGEMENT NETWORK

Entidade financiadora: Creative Europe Programme of the European Union
Instituições Participantes: Segni d´Infanzia Associazione in Italy, Scenekunstbruket in Norway, Teatercentrum in Denmark, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Duração: 01-10-2016 a 30-11-2018 (26 meses)
Financiamento FLUL: 16.262,70euros
Resumo: Theatre European Engagement Network (TEEN) is a creative Europe research project that aims to engage teenagers in the theatre and create a European network that discusses and disseminate the latest research and the best practices in performing arts for young audiences. It is a  cooperation project to enable culture professionals set up a new comprehensive strategy and tools to develop theatre sector for a “non – public” of today (younger audience aged 10 to 19) and ensure a great audience of tomorrow, across Europe.
Website

Fausto: uma existência digital 
O projecto foi desenvolvido em conjunto com a Cátedra Fernando Pessoa da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade dos Andes, contando, ainda, com a colaboração da Casa Fernando Pessoa, e foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (Pº 139699). Teve como objectivo a inventariação de fragmentos que constituem o Fausto de Fernando Pessoa, novas transcrições e sua disponibilização na Internet.
Os fragmentos foram transcritos após o estabelecimento de critérios, convergentes com os adoptados nas edições críticas da obra de Fernando Pessoa. Desenvolveu-se uma aplicação informática que permite visualizar simultaneamente o original e a transcrição, aparato genético, notas históricas e de contextualização que poderão gerar propostas de novas organizações textuais, preenchendo uma lacuna na investigação actual dos estudos pessoanos e facultando o conhecimento dos textos fora de Portugal, onde a obra dramática de Pessoa é praticamente desconhecida .
 
 Textos Proibidos e Censurados no Teatro Português do Século XVIII

Iniciou-se em Junho de 2014 o projecto Textos Proibidos e Censurados no Teatro Português do Século XVIII, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian (P.º 134706). O projecto, coordenado por José Camões, prevê a identificação dos textos submetidos à apreciação da Real Mesa Censória e que viram negadas as respectivas licenças ou foram objecto de censura parcial, com consequente reescrita em virtude de recomendações dos revedores, e que subsistiram até aos dias de hoje. Após a sua catalogação, serão transcritos, prevendo-se a publicação na Internet (e em papel) de um reduzido número deles, como ensaio para a sua publicação integral. Será desenvolvida uma aplicação informática que permite visualizar simultaneamente e comparar os fragmentos que sofreram alterações, permitindo cotejar a versão original submetida à apreciação e a modificada após a censura.

Descrição Detalhada do Projecto

Teatro Português do Século XVII: uma biblioteca digital

Iniciou-se em Janeiro de 2012 o projecto Teatro Português do Século XVII: uma biblioteca digital, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CLE-LLI/122193/2010). O projecto, coordenado por José Camões, com a duração de três anos, visa a edição electrónica dos textos de teatro de autores portugueses do século XVII.

Visão Global do Projeto              Avaliação do Painel

(Em actualização)