Mapa do Site    |    Pesquisa
topo

Actas                                                                                                                                                                                 
           

I Colóquio Internacional de Voz no Palco

Nos dias 24 e 25 de Novembro decorreu no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro, o I Colóquio Internacional Voz no Palco, com a organização do Centro de Estudos de Teatro, através dos seus membros, Ana Mendes, Bruno Schiappa, Elisabete Marques,  Gustavo Vicente,  Maria João Almeida, Tânia Valente.

Estão disponíveis aqui, as actas do colóquio consulta.

  

Touros, Tragédias, Bailes e Comédias - Espectáculos e divertimentos em Portugal no século XVIII 

Actas das sessões do Colóquio Internacional realizado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - 21 e 22 de Maio de 2015.

   

Apresentação [PDF]

Índice [PDF]

Cena Brasil: ecos e impressões do século XVIII na dinâmica teatral brasileira [PDF]
Tania Brandão

A geografia teatral em Lisboa na primeira metade do século XVIII [PDF]
Rosana Marreco Brescia

Labirintos inconstantes entre palcos e oficinas: percurso do teatro em Portugal no século XVIII [PDF]
José Camões

Teatro em casa: assembleias, funções, comédias no século XVIII [PDF]
Marie-Noëlle Ciccia

Prima la musica, poi le parole? Problemáticas na reconstituição da música do teatro português setecentista [PDF]
David Cranmer

O empresário de teatro no século XVIII: o caso de Agostinho da Silva Seixas [PDF]
Licínia Rodrigues Ferreira

Marionetas, Dulcineias, sereias e dragões: revisitações de António José da Silva na cena contemporânea [PDF]
Catarina Firmo 

Curral da Fidalguia [PDF]
Bruno Henriques

Dos cortes, una influencia: la presencia de la música italiana en Lisboa y en Madrid (1727) [PDF]
Maria del Rosario Leal Bonmati 

Sociabilidades de salão no Porto setecentista [PDF]
Maria Antónia Lopes

O contraste irónico entre texto e música na obra Guerras do Alecrim e Manjerona [PDF]
Tânia Valente

  Actas Touros, Tragédias, Bailes e Comédias - Espectáculos e divertimentos em Portugal no século XVIII

 Jornada “A edição de teatro”

Clássicos dos teatros nacionais: Usos do cânone

Harold Pinter

História do Teatro e Novas Tecnologias


Jornada “A edição de teatro” 

 No dia 12 de Maio de 2006 foi realizada no anfiteatro 3 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa uma jornada sobre edição de teatro. Tratou-se de uma iniciativa do Instituto de Cultura Espanhola (Departamento de Literaturas Românicas), do Departamento de Estudos Germanísticos e do Centro de Estudos de Teatro, com organização de João Dionísio e o apoio do Goethe Institut e do Instituto Cervantes.

Na jornada apresentaram conferências os Professores Luigi Giuliani (Universidad de Extremadura), sobre a edição de Lope de Vega, e Burghard Dedner (Philipps-Universität Marburg), sobre a edição de Georg Büchner. A primeira conferência foi interpelada por José Camões (Centro de Estudos de Teatro), a segunda por Luísa Afonso Soares (Departamento de Estudos Germanísticos).

Publicam-se agora os textos integrais que os seus autores aceitaram fornecer para difusão em linha no idioma em que foram realizadas as intervenções, conservando-se o sistema de referências bibliográficas dos originais. Uma versão abreviada das conferências em tradução portuguesa pode ser lida no n.º 8 de Sinais de cena, Dezembro de 2007, pp. 61-74.

João Dionísio

Luigi Giuliani, “Textos, performances y dilemas ecdóticos” [pdf]

Burghard Dedner, “Originality and source dependency” [pdf]

Luísa Afonso Soares, “On the Marburg edition of Büchner’s Dantons Tod” [pdf]

 


 

Clássicos dos teatros nacionais: Usos do cânone 
   

A transmissão da memória dos clássicos no ensino [pdf]
Evangelina Rodríguez Cuadros

O teatro goldoniano: um best-seller editorial de setecentos [pdf]
Anna Scannapieco

Renovar o olhar [pdf]
Jean-Pierre Ryngaert

 


Harold Pinter 

“I and my tumour dearly fight”: Relações de Poder em The Servant de Joseph Losey [pdf]
Bárbara de Vallera

A tensão da palavra em Harold Pinter’s The Birthday Party de William Friedkin [pdf]
Filipa Rosário

Humanism and Vitality in the Plays of Harold Pinter [pdf]
Francis Gillen

Realismo e palavra brutal: uma encenação de A volta ao lar, de Harold Pinter, no Brasil [pdf]
Maria Helena V. Werneck

The Male Church. Pinter’s male bonds [pdf]
Mark Batty



História do Teatro e Novas Tecnologias 

CULTURE AS PERFORMANCE Theatre history as cultural history [pdf]
Erika Fischer-Lichte

A Informática e o trabalho do historiador [pdf]
Luís Nuno Espinha da Silveira

Para uma História do Teatro em Portugal on line [pdf]
Maria João Brilhante / José Camões

Theatre Research in a Digital World [pdf]
Marvin Carlson

Do manuscrito ao teclado. Os usos da informática na investigação histórica [pdf]
Nuno Camarinhas