Relações entre Literatura, Artes Visuais e Artes Performativas

Local:
Sala 2.13, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Destinatários:
Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico - Português e Estudos Sociais / História (Grupo 200); Educação Visual e Tecnológica (Grupo 240).

Professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário - Português (Grupo 300); Espanhol (Grupo 350); História (Grupo 400); Artes Visuais (Grupo 600).

Estudantes e interessados nas áreas de Literatura, Artes Visuais e Artes Performativas.

Este curso tem como objectivo fundamental proceder a uma abordagem comparada entre obras provenientes de diferentes campos do domínio artístico, que dialoguem entre si, no âmbito do espaço português, espanhol e ibero-americano. O estudo destas problemáticas será orientado por uma perspectiva comparatista, que permitirá dar a conhecer diversos modos de cruzamento entre a literatura e as artes visuais e performativas atendendo, por um lado, aos contextos culturais e históricos ibéricos e ibero-americanos e, por outro lado, à complexidade dos referidos sistemas artísticos considerados no seu conjunto.

O curso de formação  integra-se numa das linhas de trabalho nucleares no Centro de Estudos Comparatistas, com experiência reconhecida na organização de cursos, workshops e outras formações breves destinadas à comunidade. Concretamente, o curso vincula-se com os interesses do projecto DIIA – Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos, que se dedica ao estudo das produções literárias de Portugal, de Espanha e da América Latina/Hispânica a partir de um olhar comparatista, transnacional e interlinguístico.

Do mesmo modo, o enfoque nas artes performativas que esta acção de formação contempla coincide com um eixo central da investigação levada a cabo pelo grupo História do Teatro e do Espectáculo do Centro de Estudos de Teatro da FLUL, a saber, o estudo do teatro tanto no seu contexto literário como no âmbito mais alargado das artes performativas.

Até 15 de Janeiro de 2018
Público Geral: 50€
Estudantes do Ensino Superior e professores cooperantes dos Mestrados em Ensino: 25€

Depois de 15 de Janeiro de 2018

Público Geral: 60€
Estudantes do Ensino Superior e professores cooperantes dos Mestrados em Ensino: 30€

Inscrições e Informações:  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar  e  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar

A inscrição no curso deverá ser realizada através do preenchimento da ficha de inscrição e envio para o e-mail  Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .
Uma vez registada a inscrição será gerado uma referência multibanco para que possam proceder ao respectivo pagamento.
Actividade organizada pelo projecto DIIA , grupo LOCUS, em colaboração com o Centro de Estudos de Teatro da FLUL.

Para consultar o cartaz clique aqui.
Para consultar o programa clique aqui.