Mapa do Site    |    Pesquisa
Início
topo

Conferência e Seminário
Cecília Salles
(PUC-São Paulo)

 

12 cs13

O Centro de Estudos de Teatro está a organizar uma conferência dedicada ao tema Crítica de Processo de Criação, com a Prof. Doutora Cecília Salles da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esta conferência decorrerá no dia 12 de Outubro de 2018, pelas 15h00 na sala B.3 da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. 

 

Nesta conferência será apresentado um histórico da pesquisa de crítica genética, desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, desde os anos de 1990. Um estudo dos documentos de processos (diários, anotações, rascunhos) que partiu da literatura brasileira contemporânea e se expandiu para outras manifestações artísticas, como  teatro, artes visuais e dança. A análise desses documentos de materialidades e áreas diversas possibilitou observar alguns aspectos, de natureza geral, sobre o processo de criação: uma possível teoria da criação artística de base semiótica, em diálogo com o conceito de rede e pensadores da cultura. É neste contexto que se propõe uma crítica de processo, sustentada pelo conceito de criação como rede em construção. 

 

Em parceria com o Programa de Estudos de Teatro decorrerá ainda uma conferência integrada no seminário de Genética Teatral, dedicada ao tema Criação como Rede em Construção no dia 13 de Outubro pelas 10h00, na sala 2.18 da FLUL.

 

Nesta conferência será apresentada a linha de pesquisa em processos de criação, que surgiu em meio à necessidade de lidar com documentos de uma grande diversidade de manifestações artísticas.  São arquivos da criação sob a forma de diários, cadernos de artistas, registros audiovisuais etc., que viabilizam a compreensão de princípios   direcionadores dos processos dos artistas estudados. Tais arquivos são vistos como índices do desenvolvimento do pensamento em processo.  Serão discutidos aspectos teóricos e metodológicos, que vêm sofrendo ajustes e ampliações ao longo do tempo. Neste contexto, será apresentado o conceito de criação como rede em construção, pensando em algumas especificidades dos percursos de criação do teatro. 

 

Cecilia Almeida Salles é Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e  Semiótica da PUC/SP. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação. Autora dos livros Gesto inacabado (1998), Crítica Genética (2008),  Redes da Criação (2006), Arquivos de Criação: arte e curadoria (2010) e Processos de criação em grupo: diálogos (2017). 

 

Para consultar o cartaz de dia 12 de Outubro clique aqui.

Para consultar o cartaz de dia 12 de Outubro clique aqui.