Mapa do Site    |    Pesquisa
Docentes

José Manuel Gomes da Silva André

Professor Auxiliar Convidado


Doutorou-se em Filosofia Política na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com uma dissertação dedicada ao pensamento de James Madison. Trabalha actualmente num Pós-Doutoramento sobre federalismo, no horizonte da filosofia política moderna e contemporânea. Publicou diversos artigos sobre estas áreas temáticas, com especial incidência em autores do século XVIII, como Kant, Thomas Jefferson ou Richard Price. É o autor de “Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro” (incluído em “O Regresso da América”, de Viriato Soromenho-Marques, Esfera do Caos, 2008). Co-editor de “Filosofia Kantiana do Direito e da Política”, que reúne as actas do Seminário com o mesmo nome, realizado em Abril de 2006. Traduziu a obra de John F. Kennedy, “Profiles in Courage” (“Retratos de Coragem”, Esfera do Caos, 2008). Colabora regularmente com órgãos de comunicação social (televisão, imprensa, rádio), na qualidade de comentador político sobre assuntos relacionados com os Estados Unidos da América. Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Secretário da Redacção da Revista “Philosophica”.


PUBLICAÇÕES

1) TESES

Razão e Liberdade. A Filosofia Política de James Madison. Apresentada na Universidade de Lisboa e defendida em 26 de Março de 2010.

2) LIVROS

Sistema Político e Eleitoral Norte-Americano: um Roteiro (incluído em O Regresso da América, Viriato Soromenho-Marques), Lisboa, Esfera do Caos, 2008.

Filosofia Kantiana do Direito e da Política (coordenação de Leonel Ribeiro dos Santos e José Gomes André). Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007 [edição das Actas do Seminário com o mesmo nome, realizado na FLUL em 6 e 7 de Abril de 2006]

Uma História Americana: os Melhores Discursos de Barack Obama (José Gomes André, consultor; revisão científica). Lisboa, Esfera do Caos, 2008

3) ARTIGOS E RECENSÕES

“James Madison e a protecção dos direitos individuais. Em torno da criação da Carta de Direitos federal norte-americana”, Philosophica, nº22, 2003, pp. 147-171.

O Federalista: uma edição oportuna”, Nova Cidadania, Ano VI, nº22, Outubro/ Dezembro 2004, pp. 74-78.

“Liberdade e Direitos Humanos no pensamento de Richard Price”, Philosophica, nº25, Abril 2005, pp. 119-145.

“Kant e James Madison: da Tolerância à Liberdade de Consciência”, in Filosofia Kantiana do Direito e da Política (coord. Leonel Ribeiro dos Santos e José Gomes André). Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007, pp. 101-128.

“Para uma leitura política da questão de Deus: a Revolução Americana e a criação dos E.U.A.”, in A Questão de Deus. História e Crítica (coord. Maria Leonor Xavier), vol. 1. Lisboa, Zéfiro, 2008, pp. 747-764.

“Jefferson, Hamilton, Madison. Três Concepções Antropológicas, Três Doutrinas Políticas”, in Razão e Liberdade (homenagem a Manuel José do Carmo Ferreira). Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, pp. 191-216.

“A vitória de Obama: significado, causas e consequências”, Relações Internacionais, nº 21, Março de 2009, pp. 103-116.

COMUNICAÇÕES

“Antropologia e Política no horizonte da Revolução Americana”, apresentada no Congresso Internacional de Filosofia “Pessoa e Sociedade: Perspectivas para o Século XXI”, Faculdade de Filosofia, Universidade Católica Portuguesa, Braga, 17-19 de Novembro de 2005.

“Kant e James Madison: da tolerância à liberdade de consciência”, apresentada no Seminário Internacional “Filosofia Kantiana do Direito e da Política”, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 6-7 de Abril de 2006.

“A intervenção cívica da Idade Moderna aos nossos dias”, apresentada na Escola Secundária José Gomes Ferreira, comunicação integrada nas Jornadas Culturais da Escola (debate sobre “Urbanismo e Qualidade de Vida”), 13 de Março de 2008.

“A construção europeia e o exemplo americano”, apresentada no Seminário “Pensar a Europa na Perspectiva da Filosofia Política de John Rawls” em complemento à conferência de António Horta Fernandes (“A Europa como memória dos deserdados da terra num mundo poliárquico”), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, 19 de Maio de 2008.

“Para uma leitura política da questão de Deus: reflexões sobre a Revolução Americana e a criação dos E.U.A.”, apresentada no VIIº Seminário do Projecto de Investigação “A Questão de Deus. História e Crítica”, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 30 de Maio de 2008.

“O «fenómeno Obama» e a visão europeia das presidenciais americanas”, apresentada no ciclo “Cultura e Política dos Estados Unidos da América”, organizado pela FNAC e pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Fórum da FNAC Colombo, 20 de Outubro de 2008.

“Características e fundamentos do sistema político e eleitoral norte-americano”, apresentada no ciclo “Cultura e Política dos Estados Unidos da América”, organizado pela FNAC e pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, Fórum da FNAC Vasco da Gama, 30 de Outubro de 2008.

“Religião e Política nos Estados Unidos da América”, apresentado na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia (Lisboa), a convite da instituição, 20 de Janeiro de 2009.

“A dimensão filosófica do federalismo”, apresentada nas Primeiras Jornadas Internacionais de Jovens Investigadores de Filosofia, na Universidade de Évora, em 6 de Junho de 2009.

“A política interna na Administração Obama”, apresentada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, no Colóquio “Obama: Win-Win Situation”, a convite da instituição, 16 de Março de 2010.

“Razão e Liberdade. A Filosofia Política de James Madison”, apresentada na Universidade Católica Portuguesa, a convite do Instituto de Estudos Políticos da UCP, 7 de Maio de 2010.

“Um elogio da individualidade: James Madison, crítico de Rousseau”, apresentada nas Segundas Jornadas Internacionais de Jovens Investigadores de Filosofia, na Universidade de Évora, em 24 de Junho de 2010.

“Federalism and Political Philosophy”, 8th Pavia Graduate Conference in Political Philosophy, IUSS (Pavia, Itália), 16 e 17 de Setembro de 2010.

“A ideia de República”, apresentada no ciclo “Comemorações do Centenário da República em Portugal”, organizado pela FNAC, que decorreu no Fórum da FNAC Colombo, 4 de Outubro de 2010.


TRADUÇÕES

John F. Kennedy, Retratos de Coragem [Profiles in Courage]. Lisboa, Esfera do Caos, 2008 (traduzido do inglês para língua portuguesa)