Herdeiro dos primeiros passos dados no âmbito do ensino da História no Curso Superior de Letras, criado em meados do século XIX, no reinado de D. Pedro V, o Departamento de História da Faculdade de Letras de Lisboa assume no presente uma tradição que em seguida acompanhou a criação das faculdades de Letras nas Universidades de Lisboa e Coimbra, com o advento da República, assistindo-se então à constituição da secção de Ciências Históricas e Geográficas, complementada a partir de 1926 com o aparecimento da Secção de Ciências Histórico-Filosóficas. Porém, só com a reforma de 1957 História acabou por adquirir a sua autonomia no quadro orgânico da Faculdade.
O 25 de Abril abriu caminho a novas reformas curriculares, tendo-se assistido à criação, nos anos 80, das Variantes de Arqueologia e de História de Arte da Licenciatura de História, correspondendo ambas na actualidade às Licenciaturas em Arqueologia e História e em História de Arte e Património, leccionadas em conjunto com a licenciatura em História no âmbito de Departamento de História. O Departamento é igualmente responsável pela docência específica de várias cadeiras das Licenciaturas interdepartamentais em Estudos Europeus e em Estudos Africanos, pela realização ao longo do ano de diversos cursos livres, e participa também na organização de cursos de Verão. Acresce ainda, no quadro da formação pós-graduada, a leccionação e orientação científica da actividade de investigação desenvolvida em 12 Mestrados: Pré-história e Arqueologia,; História e Cultura Pré-clássica; História Medieval; História Moderna; História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa; História Contemporânea; História e Cultura do Brasil; História Regional e Local; Paleografia e Diplomática; Arte, Património e Restauro; História da África; Cultura e Formação Autárquica.
As actividade de investigação dos membros do Departamento de História encontram-se agregadas a diversos Institutos - Instituto de Arqueologia; Instituto Oriental, Instituto de História de Arte; Instituto Fernão Lopes, Instituto Alexandre Herculano; Instituto Infante D. Henrique; Instituto de História Contemporânea; Instituto de David Lopes de Estudos Árabes e Islâmicos – e Centros de Investigação – Centro de História e Centro de Arqueologia – sediados na própria faculdade, com os quais se procura corresponder às especificidades próprias das várias áreas de conhecimento envolvidas, nomeadamente no que diz respeito às particularidades da documentação utilizada.