![]() |
“CLASSICA nunca se afirmou uma revista periódica; a sua elaboração está condicionada por numerosos factores. O espaço dilatado que medeia entre este número e o anterior é consequência desses factores e, por outro lado, também da consciência da responsabilidade interventiva da revista. Num momento em que se discutem novos programas para o ensino secundário e experimentam novos processos de formação de professores (...), a direcção de CLASSICA concentrou os seus esforços na publicação de Religandum de Cristina de Sousa Pimentel.”
“O presente número de CLASSICA retoma a temática tradicional, dando especial atenção ao estudo da epopeia. Assim, publicam-se três trabalhos complementares sobre a problemática do aedo nos Poemas Homéricos (...). O estudo da Eneida regressa às páginas de CLASSICA (...).
|
A problemática das línguas clássicas e a situação do seu estudo são temas abordados por Cristina de Sousa Pimentel e Aires Augusto Nascimento. Ilustrando todas as tendências científicas, metodológicas e pedagógicas, CLASSICA procura contribuir para manter vivo o estudo das línguas e culturas clássicas e, também, para que este exercício seja activo e não um simples complementar unidimensional. O gozo que decorre do convívio com a cultura clássica deve ser partilhado em larga escala e não apenas cultivado em núcleos cada vez mais limitados e inacessíveis. Não basta falar na influência de “Homero” em Joyce; é preciso ler a Odisseia e o Ulysses.”
|
Victor Jabouille
Cristina Pimentel
Cristina Abranches
Fernando Lemos
Arnaldo Espírito Santo.